Quatro publicações para disseminar metodologia ganham lançamentos em 2010

19 de janeiro de 2010

A Fundação Tide Setubal lançará quatro novas publicações para disseminar a metodologia que aplica no bairro de São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, onde atua desde 2005 com o fim de contribuir para o desenvolvimento local sustentável por meio do empoderamento da comunidade.

As publicações estão alinhadas com a estratégia de desenvolver, sistematizar e disseminar ações e metodologias de trabalho que favoreçam a autonomia de lideranças locais e das comunidades. “Quando compartilhamos o conhecimento de nossas experiências, geramos novas possibilidades. Não existem formulas mágicas, mas contar, por meio de análises, os nossos percursos pode gerar novas transformações”, destaca Maria Alice Setubal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal.

Uma das publicações consistirá na sistematização das apresentações e discussões do encontro Desenvolvimento Local e Fundações Comunitárias em Áreas Urbanas: Desafios e Oportunidades. Realizado pela Fundação Tide Setubal, em parceria com o Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife), em 1º de outubro de 2009, em São Paulo (SP). O evento contou com a presença de integrantes de organizações sociais, do poder público e da iniciativa privada. Estiveram em debate o papel do poder público, da iniciativa privada e das organizações da sociedade na promoção do desenvolvimento local e os desafios e oportunidades para as fundações comunitárias.

Outra compilação contemplará o conteúdo do II Encontro Cultura e Sustentabilidade: Diálogos para Construção de um Projeto de Desenvolvimento Cultural, ocorrido em 16 de maio de 2009, no CDC Tide Setubal, e que contou com a presença do secretário executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, sabatinado pela comunidade. Na ocasião, moradores de São Miguel levantaram questões como a necessidade de capacitar agentes culturais, construir de equipamentos culturais na Zona Leste e elevar o orçamento federal para a cultura.

Luteria e balanço de trajetória

A metodologia adotada pelo Núcleo de Formação em Música e Luteria, do Projeto  ArteCulturAção, também ganhará espaço entre as publicações do ano. O ensino de música, a confecção de instrumentos de percussão e de cordas, a manutenção das peças e as técnicas de marchetaria para o acabamento são empregados pelo Núcleo com o objetivo de estimular a participação de jovens a partir de 13 anos e famílias no processo de desenvolvimento da comunidade. A intenção é que a socialização de informações que valorizem as identidades, os saberes e as diversidades locais e a disseminação das raízes de seu acervo cultural colaborem para a transformação local.

A quarta publicação trará os cinco anos de trajetória da Fundação, com diferentes análises sobre a perspectiva de sua atuação. Trata-se de um balanço que revela os principais desafios enfrentados e as lições aprendidas desde o ano de 2005, quando teve início o trabalho no território de São Miguel Paulista, incluindo a co-gestão, ao lado da comunidade, dos espaços públicos CDC Tide Setubal e Galpão de Cultura e Cidadania.