Fundação e Associação Recreativa Brasil na terceira gestão do CDC Tide Setubal

2 de setembro de 2009

O sábado, 29 de agosto, foi dia de comemoração e renovação no CDC Tide Setubal. Uma manhã ensorolada, depois de uma semana de frio intenso, era o cenário para a posse da nova diretoria.

Na abertura, Maria Alice Setubal, presidente nas duas ultimas gestões (2005/2007 2007/2009), destacou a evolução e o amadurecimento na relação com a comunidade.  “Fico muito feliz ao ver o número expressivo de jovens e crianças que hoje frequentam o CDC. Temos um espaço de convivência com uma relação próxima com a comunidade. Tudo isso foi possível por conta de um princípio baseado na participação coletiva, apartidária e que visou envolver todos.”

Essa trajetória teve inicio em 2005, quando a Fundação Tide Setubal começou suas atividades no território de São Miguel e optou por não construir uma sede própria e reformou o CDC Tide Setubal. “Nossa meta era valorizar um espaço da comunidade, incentivando a sua ocupação por meio de atividades e ações que contassem com a presença dos moradores, e lideranças em todos os momentos”, destaca.

Um dos exemplos de participação é o Conselho Consultivo do CDC, formados por representantes da comunidade, que se reúne uma vez por mês para debater diferentes questões em relação às atividades ali realizadas.

Essa aproximação e os resultados obtidos (veja quadro) garantiu que a Fundação Tide Setubal e a Associação Recreativa Brasil Futebol Clube fossem eleita para a gestão 2009/2011 com Marlene Cortese, conselheira da Fundação, como presidente, ao lado de Nelso Moreira da Silva, da Associação Recreativa Brasil.

Durante a posse, Marlene agradeceu a confiança e falou do desafio da continuidade. “Acompanho as atividades do CDC desde 2005. Vejo que elas são pautadas por postura ética,  de valorização e do respeito individual e grupal, visando sempre a melhor convivência, a iniciativa, a sociabilidade de todos. Desejo contribuir para dar continuidade ao trabalho bem sucedido.

Compareceram a cerimônia o vereador Adolfo Quintas, o Dr. Mário João Salviatto, diretor do Hospital Municipal Tide Setubal, Zulu de Arrebatá e Raberuan, fundadores do MPA (Movimento Popular de Arte), entre outros representantes de instituições locais.

Akira Yamazaki, que também integra o Movimento Popular de Arte e é freqüentador assíduo do CDC, recitou versos sobre o cotidiano de São Miguel Paulista e declarou:“sou grato as coisas que aconteceram nesse período. Muitos dos versos que recitei aqui surgiram das discussões realizadas aqui”, afirmou emocionado.

Um pouco de história

O interesse em desenvolver ações no CDC não é mero acaso, o nome do Clube é uma homenagem a Mathilde de Azevedo Setubal, Tide Setubal. Como esposa do Prefeito Olavo Setubal, ela desenvolveu um importante trabalho em São Paulo, principalmente no bairro de São Miguel Paulista. Em 2005, seus filhos decidiram retomar o trabalho desenvolvido pela mãe por meio da Fundação que também leva seu nome.

Fundado em 1976, o então Centro Desportivo Municipal Tide Setubal (CDM Tide Setubal), era um espaço público destinado ao esporte e ao lazer da comunidade de São Miguel Paulista. Com o passar dos anos o abandono e a degradação estrutural tomaram conta do espaço. Em 2005, o CDM foi reformado e passou a se chamar CDC Tide Setubal. Uma transformação que foi além da sua revitalização, pois marcou o retorno das crianças e suas famílias, a ampliação das atividades esportivas e a criação de uma variada programação cultural.

Para saber mais sobre Tide Setubal, clique aqui!

Para saber mais sobre as atividades desenvolvidas do CDC, clique aqui!