Fundação lança edital para curso de gestão

6 de maio de 2011

ATENÇÃO! As inscrições foram prorrogadas até o dia 27 de maio. Em consequência da prorrogação, a divulgação dos selecionados será feita no dia 2 junho, em nosso site.

Nesta sexta-feira, 6 de maio, a Fundação Tide Setubal abre novo edital para selecionar organizações da sociedade civil para um curso de gestão que durará seis meses. As instituições interessadas podem se inscrever até 23 de maio. A ficha de inscrição e o edital completo estão no site www.fundacaotidesetubal.org.br/edital2011. Além da ficha por e-mail, é preciso enviar, pelos Correios, cópia do cartão do CNPJ e carta de intenções contando como a formação poderá beneficiar a comunidade onde atua. As aulas têm início em 8 de junho.

Estão aptas a participar dessa seleção organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atuem na zona leste da capital paulista, na região de abrangência de três subprefeituras: São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista. Elas também precisam desenvolver projetos e programas em uma das seguintes áreas: assistência social, cultura, educação e esportes, tendo como público-alvo crianças, adolescentes e jovens. Outro critério é ter, no mínimo, dois anos de existência.

Serão selecionadas 15 organizações para o curso, sendo obrigatória a indicação de dois representantes por entidade. Terão prioridade aquelas com demandas na área de gestão, com pouca experiência com financiadores privados e com necessidade de ampliar sua captação de recursos. Haverá ainda preferência por instituições que trabalham com adolescentes, em seguida, por aquelas que lidam com jovens e, finalmente, pelas que beneficiam crianças. É necessário que as organizações indiquem dois representantes para participar, com capacidade de mobilização da equipe para disseminar os conhecimentos internamente, além de perfil para tomada de decisões na entidade.

Gestão e incentivos

Com carga horária total de 142 horas, o curso de gestão é realizado pela Fundação Tide Setubal, em parceria com o FICAS, organização da sociedade civil, criada em 1997, que já aplicou esse programa em mais de 80 organizações. A proposta do curso é apresentar ferramentas que contribuam para o aprimoramento da gestão da entidade e para sua sustentabilidade. Nas aulas, que unirão teoria e prática, serão trabalhados conteúdos como mobilização e gestão de recursos, elaboração de projetos e avaliação, visando o desenvolvimento e a implementação de um plano de gestão na entidade.

Até dezembro, o curso contará com aulas semanais de 4 horas e também com duas oficinas, realizadas nas dependências das organizações integrantes do programa. A finalidade dessas oficinas é auxiliar na execução prática dos exercícios e na disseminação dos aprendizados para os demais membros da entidade. Está prevista ainda carga horária para a realização de tarefas propostas. Os encontros semanais acontecerão no CDC Tide Setubal, às quartas-feiras das 9h às 13h.

Como uma forma de incentivo aos selecionados, a Fundação Tide Setubal oferecerá uma bolsa-auxílio. Cada participante do curso receberá uma bolsa no valor de R$ 200 mensais. Já a organização terá R$ 300 mensais para custear materiais, transporte e outros e precisará prestar contas da aplicação deste incentivo.

Fortalecimento Institucional

Desde que chegou ao território, em 2005, com a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, a Fundação Tide Setubal, apostando em uma visão de “fazer com”, busca estabelecer parcerias com organizações locais e incentivá-las, seja com apoio financeiro ou técnico. “O edital é uma forma de contribuir para o fortalecimento institucional das organizações da região, para que se alcance, por meio do trabalho conjunto, a melhoria da qualidade de vida no território”, explicou Paula Galeano, coordenadora geral da Fundação.

Trabalhando neste sentido, em 2010, a Fundação Tide Setubal lançou seu primeiro edital para apoio a projetos com o foco em juventude. Em anos anteriores, também havia realizado formações para lideranças locais. Neste percurso, identificou a necessidade de projetos específicos para o aprimoramento de gestão. “A gestão é um dos grandes desafios das organizações, que muitas vezes tem um número pequeno de profissionais, executando diferentes papéis. Com o curso, as instituições locais poderão ter mais ferramentas, ampliar os seus recursos e realizar novas parcerias; tudo isso se reverte em benefício à população da zona leste”, ressalta Paula.

SERVIÇO

Site, edital e formulário de inscrição: www.fundacaotidesetubal.org.br/edital2011

Calendário do Edital:

6 de maio– Lançamento do edital e início das inscrições

23 de maio– Prazo final para recebimento das inscrições

3 de junho– Divulgação dos selecionados e dos classificados em lista de espera

8 de junho– Início do curso

8 de dezembro– Encerramento do curso

Endereços para envio das inscrições:

Rua Jerônimo da Veiga, 164 – 13° andar

CEP 04536-000 Itaim Bibi – São Paulo -SP

E-mail: edital@ftas.org.br