Fundação Tide Setubal e Instituto Reciclar promovem formação de docentes no Jardim Lapena
Formação de docentes integra o Programa de Apoio à Educação Pública (Paep). A ação abrange desde o ensino fundamental até a EJA.
Na zona leste de São Paulo, uma nova parceria entre Fundação Tide Setubal, Instituto Reciclar e a Escola Estadual Professor Pedro Moreira Matos tem contribuído para a mudança educacional do Jardim Lapena. Essa colaboração é parte integrante do Programa de Apoio à Educação Pública (Paep), iniciativa que visa formar 84 professores. A ação abrange desde o ensino fundamental até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Nosso objetivo, por meio do Paep, é valorizar docentes e a escola pública como agentes de transformação territorial. A partir do Programa, atuamos para melhoria da educação na cidade, apoiando o aprofundamento conceitual, prático e metodológico da docência em diferentes áreas do saber”, explica Carlos Henrique Lima, diretor executivo do Instituto Reciclar. “Acreditamos que, por meio da parceria com a Fundação Tide Setubal e a Escola Pedro Moreira Matos, contribuiremos diretamente para o aumento do repertório de práticas pedagógicas dos participantes.”
Estendendo-se de setembro de 2023 a junho de 2024, a formação de docentes promete impactar diretamente cerca de mil estudantes. O ciclo aborda desafios educacionais específicos, como baixos índices de aprendizagem e altas taxas de evasão escolar.
Relações entre a educação e a Teoria da Mudança no Jardim Lapena
O Galpão ZL, núcleo de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal cogerido com a Sociedade de Amigos do Jardim Lapenna, tem desempenhado papel crucial no Jardim Lapena, seguindo os princípios da Teoria da Mudança de Territórios Vulneráveis. Analisando a comunidade por meio de 38 resultados, esta abordagem holística busca catalisar o desenvolvimento local.
Nesse sentido, a formação de docentes surge como prioridade identificada, preenchida pela parceria com o Instituto Reciclar. A organização, cuja especialidade é a formação de docentes, desenvolve trilhas personalizadas, alinhadas com as necessidades específicas da E.E. Professor Pedro Moreira Matos. Essa parceria reflete o compromisso em abordar não apenas o aprendizado acadêmico, mas também aspectos socioemocionais. Assim sendo, o foco é a preparação de educadoras e educadores para atuarem na facilitação do desenvolvimento integral de estudantes.
Para o professor e vice-diretor da Escola Estadual Pedro Moreira Matos, Cláudio Oliveira, um dos pontos fortes desse processo tem sido a adequação do que é proposto à realidade do Jardim Lapena. “Para nós, é importante partirmos da realidade da nossa escola e montarmos a formação com o Instituto. Assim, docentes interagem mais. Isso amplia a aplicabilidade no dia a dia da unidade escolar.”
Além disso, como destaca Andrelissa Ruiz, coordenadora de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal: “um dos principais pontos que queremos atacar com essa formação dos professores, dentro da Teoria da Mudança, é a questão da evasão escolar. A diversificação do currículo e as novas possibilidades em sala de aula são apostas para jovens reforçarem seus vínculos com a escola”
Desafios e Transformações: Teoria da Mudança nos Territórios Periféricos
A iniciativa no Jardim Lapena não é uma ação isolada. Ela faz parte de uma visão mais ampla delineada pela Fundação em sua Teoria da Mudança para o Desenvolvimento Urbano. Ao lançar a publicação A Lupa na Cidade: Painel de Indicadores e Desenvolvimento de Áreas Urbanas Vulneráveis, a Fundação estende sua lente sobre São Paulo. O material destaca desafios estruturais interconectados em áreas como saúde, educação, segurança, moradia e emprego.
A proposta de Teoria da Mudança, desenvolvida em parceria com o Insper Metricis – Núcleo para Medição de Impacto Socioambiental, visa transcender os limites tradicionais entre investimento social privado, público e privado. Assim sendo, a publicação detalha um mapa dos problemas enfrentados nos territórios periféricos, identificando oito macrotemas interconectados, desde segurança pública até mobilidade urbana.
Conectando os pontos, a Teoria da Mudança é apresentada como a base para enfrentar esses desafios complexos. Nesse sentido, o material destaca como essa abordagem já está em prática no Jardim Lapena. E, nesse caso, mostra de qual modo funciona como um caso de estudo no qual se aplica a teoria como sistema de monitoramento, avaliação e definição de trajetórias.
A visão é clara: até 2030, o Lapena aspira ser um modelo de urbanismo social. E, desse modo, o objetivo é incorporar princípios de participação, integração de serviços, intervenção urbana, governança e monitoramento.
Transformando Realidades pela Educação e Desenvolvimento Urbano
A parceria entre a Fundação Tide Setubal, Instituto Reciclar e a Escola Estadual Professor Pedro Moreira Matos para formação de docentes é um exemplo tangível de como a educação pode ser um catalisador para a transformação em comunidades periféricas. Ao adotar a Teoria da Mudança, a Fundação amplia sua visão, não apenas focando na educação, mas também compreendendo as complexidades interconectadas dos territórios.
A iniciativa no Jardim Lapena não é apenas uma ação isolada, mas parte de abordagem abrangente que visa influenciar políticas públicas e ações privadas em níveis mais amplos. Por fim, ao conectar a educação à Teoria da Mudança e aos desafios urbanos, a Fundação Tide Setubal não apenas forma docentes. Mas, desse modo, também lança as bases para o desenvolvimento urbano mais inclusivo e sustentável. E, é claro, com o Jardim Lapena liderando o caminho para um futuro mais promissor.
Texto: Daniel Cerqueira / Foto: Instituto Reciclar