Analista de comunicação e produtor de conteúdo do site da Fundação Tide Setubal
Fundação Tide Setubal recebe exposição “Os Brasileiros na Bundesliga” no CDC Tide Setubal e marca presença em evento da Fifa em BH
Ações ampliam referências e debates na área esportiva
Dois acontecimentos recentes reafirmaram a relevância do CDC Tide Setubal como centro esportivo e cultural na região de São Miguel e do trabalho da Fundação Tide Setubal nos esportes, que estimula não só a prática, mas também a convivência e a ocupação do espaço público. O primeiro deles é a escolha do CDC para abrigar a exposição “Os Brasileiros na Bundesliga”, valorizando o espaço da comunidade. O segundo, a participação da Fundação no Fórum Football for Hope, evento mundial da Fifa, em Belo Horizonte (MG), que proporcionou intercâmbio de experiências com outras instituições da área.
Até 12 de julho, os moradores poderão conferir a exposição que conta a história de craques nacionais com atuação no campeonato de futebol da Alemanha, a chamada Bundesliga, hoje com 50 anos. A mostra, gratuita, passará por diferentes regiões, de onde saíram os jogadores. São Miguel Paulista foi escolhida, pois o atual meia-esquerda do Grêmio e ex-seleção brasileira, Zé Roberto nasceu e morou ali.
Com vídeos e totens com textos e fotos, a exposição revela dificuldades dos futebolistas fora do país e as superações diárias, ao lidarem com culturas, pessoas e clima diferentes dos seus. Além de Zé Roberto, Jorginho, Paulo Sérgio, Julio César, Élber, Emerson, Aílton, Lúcio, Juan e Grafite falam de suas experiências em vídeos apresentados na exposição.
Carsten Bruder, jornalista alemão, diretor da Kreaktiv Mídia, foi quem idealizou e ajudou a organizar a exposição, que ocorre em meio às comemorações do Ano da Alemanha no Brasil ‒ de maio de 2013 a maio de 2014. “Com esse trabalho, queremos levar o futebol às origens dos jogadores, de forma a se conhecer melhor a história de cada um deles e, assim, demonstrar aos jovens que é possível fazer carreira no esporte. Ao todo, são 132 atletas do futebol brasileiro que atuaram e ainda atuam na Alemanha”, diz Carsten.
Após passar por centros comunitários da capital paulista, a exposição irá a Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Curitiba (PR), entre outras localidades. No total, o material ficará exposto em 80 lugares. O CDC Tide Setubal fica à rua Mário Dallari, 170, Jd. São Vicente, São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo (SP). A exposição no clube acontece de segunda a sexta, das 9h às 22h. Mais informações pelo telefone: (11) 2297-5969 e www.brasilnabundesliga.com.br.
Participação no Fórum Football for Hope 2013
A Fundação também participou, a convite da Fifa, do Fórum Football for Hope, realizado entre 25 e 29 de junho. Evento oficial da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 restrito a convidados, ele reuniu cerca de 130 profissionais e especialistas do mundo todo para trocarem experiências e discutirem sobre o uso do futebol como uma ferramenta de desenvolvimento social.
Marcelo Ribeiro Silva acompanhou os seminários de treinamento, workshops e debates na prefeitura da capital mineira. “Essa participação foi importante pela troca de experiências, possibilidade de intercâmbios e mais conhecimento sobre outros projetos”, explicou Marcelo. Como parte da programação do fórum, o gestor também assistiu à partida entre Brasil e Uruguai no estádio do Mineirão. Durante cinco dias, representantes de organizações de formação de atletas, entidades governamentais ligadas ao esporte, grandes empresas globais e instituições de desenvolvimento esportivo discutiram metodologias, dinâmicas e avanços alcançados.
Das 40 brasileiras participantes, a Fundação era uma delas, ao lado de outras como o Instituto Bola pra Frente, criado pelo craque Jorginho, a Fundação Edmilson José Gomes de Moraes, concebida pelo jogador Edmilson, e o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), executor do projeto Craque do Amanhã. Estiveram em discussão temas como: combate ao desemprego na juventude; poder de participação dos jovens; prevenção da violência; integração e mobilização de recursos; contribuição para o avanço social; e legados da Copa do Mundo 2014.