Galpão de Cultura e Cidadania celebra as realizações de 2010

14 de dezembro de 2010

Com o objetivo de apresentar à comunidade de São Miguel Paulista os resultados das iniciativas realizadas ao longo de 2010, a Fundação Tide Setubal promoveu durante o dia 11/12 (sábado) sua tradicional Mostra de Encerramento, que aconteceu no Galpão de Cultura e Cidadania e no CDC Tide Setubal. A programação incluiu apresentações musicais, teatrais, exposição de instrumentos, exibição de vídeos e entrega de certificados aos participantes dos projetos.

No Galpão de Cultura e Cidadania, a celebração, que reuniu cerca de 150 pessoas, ocorreu no período da manhã. Maria Alice Setubal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal, abriu o evento. Em seu discurso, relembrou que a missão da instituição é contribuir para o desenvolvimento local, por meio de iniciativas que melhorem a qualidade de vida de São Miguel, propiciando também o desenvolvimento do ser humano.

“Cada um aqui participou de alguma capacitação. Isso exige esforço e disciplina. Mas o resultado vale a pena. Devemos sempre estar aprendendo; olhar e ver que temos várias alternativas, sonhar e ter projetos de futuros”, disse Maria Alice aos participantes dos projetos. Ela citou ainda as conquistas da mobilização dos moradores do Jd. Lapenna: construção de ETEC (escola técnica) em São Miguel; implementação do Programa Saúde da Família. “Isso tudo não é porque a Fundação fez, é porque todos juntos estamos fazendo algo. Estamos aqui celebrando a importância da parceira, de fazer junto”.

Apresentações e certificações

Na sequência, crianças e jovens do Núcleo de Música e Luteria do projeto ArteCulturAção subiram ao palco para apresentar ao público coco, ciranda e outros ritmos. “Pesquisamos os ritmos e os instrumentos dentro das culturas populares. E, a partir dessa bagagem, transformamos os ritmos existentes”, explicou Alex Macedo, luthier e educador de música, sobre o trabalho desenvolvido em 2010. Houve ainda pocket show com artistas locais, como Zulu de Arrebatá. Eles tocaram com os violões construídos pelos alunos da oficina de luteria. Para exibir o trabalho dos jovens luthiers, uma exposição aconteceu no Módulo Azul do Galpão no período da festividade.

No evento, o Programa Ação Família São Miguel entregou os certificados dos 21 alunos do curso de elétrica, oferecido por meio de uma parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). “É nosso primeiro trabalho conjunto. Conseguirmos mostrar noções de elétrica para pessoas que já trabalhavam ou não na área. Buscamos instigá-los a buscar novos conhecimentos. Em 2011, estamos estudando oferecer um módulo 2 para aprofundamento e abrir nova turma de iniciantes”, contou Robmilson Gundim, coordenador do curso de engenharia elétrica da Unicsul.

Também foram certificadas mais de cem mulheres que participaram dos cursos da Oficina Escola de Culinária, promovidos em parceria com Sesi (Serviço Social da Indústria), bem como aquelas que fazem parte do Ação Família. “Cada mulher é mais forte hoje, mais protagonista na melhora da sua qualidade de vida”, avaliou Lúcia Saboya Amadeo, coordenadora do programa, que atua pelo fortalecimento das famílias de São Miguel.

Poemas e exibições de vídeo

Um dos momentos de destaque do evento foi a participação das crianças frequentadoras do Ponto de Leitura do Jd. Lapenna. Elas leram para o público dois poemas: Poesia fora da estante, de José Paulo Paes, e A arca de Noé, de Vinicius de Moraes. “As crianças são presença constante no Ponto e estiveram bem envolvidas nas atividades que promovemos no ano”, relatou Aline Santiago, responsável pelo atendimento do Ponto de Leitura.

Outros projetos optaram por mostrar seu trabalho por meio de vídeos. O Núcleo de Comunicação Comunitária (NCC) São Miguel no Ar exibiu um filme sobre a trajetória 2010, relembrando as ações nas escolas e nos veículos comunitários. Já os adolescentes do Espaço Jovem mostraram o filme Deixe-me pensar. A animação produzida por eles discutia o tema das relações familiares e as alternativas para as situações de violência. O assunto surgiu dos encontros promovidos pelo Mundo Jovem. Neste projeto, família, drogas, sexualidade e cidadania estão em pauta nas oficinas, que utilizam de música, fotos, teatro para reflexão, debate, troca de ideias, escolhas e vivências dos adolescentes.

Para fechar as atividades no Galpão, Paula Galeano, coordenadora geral da Fundação Tide Setubal, subiu ao palco para expressar a alegria daquele momento. “Gostaria de ressaltar que para todos nós é muito importante celebrar nossas conquistas e realizações”.

Veja, nos links a seguir, um balanço de cada iniciativa realizada em 2010:

Ação Família amplia serviços com novas parcerias para fortalecer as famílias

Oficina Escola de Culinária integra núcleos do CDC e Galpão de Cultura e Cidadania

NCC São Miguel no Ar amplia alcance das ações para além do Jd. Lapenna

Núcleo de Música e Luteria estimula autonomia no processo de aprendizagem

Ponto de Leitura envolve cada vez mais crianças nas atividades de letramento