• Ir para o conteúdo
  • Ir para o menu
  • Acessibilidade
  • Contato
  • EN
Fundação Tide Setubal
  • A Fundação
    • Quem somos
    • Quem foi Tide Setubal
    • História
    • Equipe e conselho
    • Transparência
    • Parcerias
  • Atuação
    • Como atuamos
    • Prática de Desenvolvimento Local
      • Desenvolvimento Humano
      • Desenvolvimento Urbano
      • Desenvolvimento Econômico
    • Fomento a Agentes e Causas
      • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
      • Apoio à pesquisa
      • Mobilização de ISP e da sociedade civil
      • Projetos apoiados
    • Programas de Influência
      • Cidades e Desenvolvimento Urbano
      • Democracia e Cidadania Ativa
      • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
      • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial
      • Planejamento e Orçamento Público
      • Saúde Mental e Territórios Periféricos
    • Comunicação
    • Desenvolvimento Organizacional
  • Iniciativas
  • Galpão ZL
    • Galpão ZL
    • Agenda
  • Editais
    • Editais para as periferias
    • Elas Periféricas
      • Elas Periféricas 1
      • Elas Periféricas 2
      • Elas Periféricas 3
      • Elas Periféricas 4
    • Matchfunding Enfrente
    • Edital Traços
    • Territórios Clínicos
      • Edital Territórios Clínicos 2021/2022
      • Edital Territórios Clínicos 2023
  • Em Rede
  • Notícias
  • Conhecimento
    • Artigos
    • Publicações
    • Materiais de Estudo
  • Glossário
  • Imprensa
    • Contato de Imprensa
    • Releases
    • Na mídia
  • Podcast
    • Podcast Essa Geração
      • Temporada 1
      • Temporada 2
      • Temporada 3
      • Temporada 4
      • Temporada 5
      • Temporada 6
      • Temporada 7
      • Temporada 8
    • Podcast Desiguais
    • Podcast Escute as Mais Velhas
  • Contato
  • Acessibilidade
  • EN
Facebook LinkedIn
Home > Programas de influência > Notícias

Gife lança rede para colocar a equidade no centro de projetos do Investimento Social Privado

Por Amauri Eugênio Jr.     Segundo dados do Censo Gife 2018, 10% das organizações colocavam a população negra como foco de seus projetos ou programas. Essa proporção cai de modo drástico quando demais etnias e grupos minorizados entram na história: 7% tinham imigrantes e refugiados como grupos prioritários, enquanto apenas 5% das instituições enfocavam […]

20 de julho de 2020

Por Amauri Eugênio Jr.

Segundo dados do Censo Gife 2018, 10% das organizações colocavam a população negra como foco de seus projetos ou programas. Essa proporção cai de modo drástico quando demais etnias e grupos minorizados entram na história: 7% tinham imigrantes e refugiados como grupos prioritários, enquanto apenas 5% das instituições enfocavam as comunidades indígenas e quilombolas. Os dados mostram que quando se trata de equidade racial ainda há um percurso a ser desenhado com intencionalidade na atuação de institutos e fundações.

Esse aspecto foi determinante para a criação da Rede Temática de Equidade Racial, do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), que foi lançada em 9 de julho. A rede consiste em desdobramento da iniciativa O que o Investimento Social Privado Pode Fazer Por… Equidade Racial?, também do Gife. O núcleo é coordenada por Instituto Ibirapitanga, Open Society Foundations, Fundação Tide Setubal, Itaú Social, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Ford Foundation e Instituto Natura.

De acordo com Viviane Soranso, coordenadora do programa de Raça e Gênero da Fundação Tide Setubal, o objetivo da Rede Temática é ampliar espaços de debate, troca e construção da equidade racial interna e externa das organizações sociais, engajando institutos e fundações, além de promover intercâmbio de estudos e práticas entre tais organizações. “A nossa expectativa é de que mais fundações e institutos da filantropia e do ISP estejam comprometidos com a agenda da equidade racial e que o conhecimento aplicado na prática possa incidir sobre o desenvolvimento de ações reais para avanço da equidade racial.”

Assista à íntegra do lançamento da Rede Temática de Equidade Racial

Reflexão e prática

O lançamento contou com debate mediado por Flávia Oliveira, jornalista, colunista do jornal O Globo e comentarista da GloboNews, e do qual participaram Lígia Batista, assessora especial para América Latina da Open Society Foundations; Márcia Lima, socióloga, professora da FFLCH-USP e pesquisadora do núcleo Afro, do Cebrap; e Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco.

A inserção da equidade racial como um aspecto estruturante na construção de programas de institutos foi apontada por Lígia Batista, ainda mais em um contexto no qual a população negra é a maioria populacional, mas é minorizada em espaços de poder e decisão e sistemática e institucionalmente hostilizada. “Neutralidade não existe em setor nenhum na sociedade civil, logo, não existe no ISP. A partir disso, a gente será capaz de identificar as possíveis estratégias desenvolvidas internamente nas instituições e refletir sobre como incorporar cada vez mais o debate sobre justiça racial neste setor.”

Em uma das suas intervenções, Flávia Oliveira ressaltou tal necessidade, assim como considerar o protagonismo de atores desse mesmo grupo. “Por muitas vezes reduzimos as decisões do ISP à mitigação de danos e a um certo confinamento à carência, sem identificar o empoderamento, as potências, lideranças, acadêmicos e personalidades que podem ser criadas e incentivadas. Esse é um ponto importante de equilíbrio na hora de reflexão.”

Investimento na prática

Durante a sua participação, Márcia Lima, que é também conselheira consultiva da Fundação Tide Setubal, falou sobre a sua própria trajetória para exemplificar a importância do desenvolvimento de projetos de potencialização considerando a perspectiva racial. “Márcia Lima não existiria sem o ISP. [Recebi] a minha primeira bolsa de iniciação científica quando eu tinha 19 anos, que foi dada pela Fundação Ford.”

Márcia citou também a importância de fundações colocarem a diversidade racial como um aspecto estruturante nas respectivas equipes quanto ao quadro de funcionários e cargos de liderança e de decisão. “As instituições devem estar comprometidas em formar e qualificar os seus quadros para eles ocuparem esses lugares. É muito paradoxal investir em equidade racial se isso não é trazido para a própria organização, logo, uma ação efetiva é criar um programa lá dentro. Falar sobre isso e tocar nessa ferida é muito importante dentro das instituições.”

A crítica tem razão de existir. Segundo o Censo Gife 2018, apenas 8% das organizações têm pessoas negras em seus conselhos deliberativos. Durante a sua fala, Ricardo Henriques seguiu a mesma lógica ao ressaltar como esse fator resulta na criação de um debate específico no desenvolvimento institucional de entidade e sobre como o momento atual culminou em particularidades para o combate ao racismo estrutural e a atuação de institutos e fundações. “A gente tem uma conjunção de fatores que tornam essa agenda ainda mais desafiadora, em que a visibilidade sobre as desigualdades é muito mais intensa e compartilhada do que foi até agora. Existe uma janela de oportunidade para, nesta conjuntura, o posicionamento do enfrentamento ser explícito no núcleo duro da desigualdade social brasileira, que é racial.”

Receba conteúdos novos periodicamente

Conteúdos relevantes no seu e-mail

Palavras Chaves

  • Gife
  • Programa Raça e Gênero
  • Raça e Gênero
  • RT Equidade Racial

Você também pode gostar

Imagem predominantemente na cor rosa. A ilustração consiste em um poste com placas de ruas, na cor preta, sobre as quais aparece um "X" na cor vermelha. Imagem predominantemente na cor rosa. A ilustração consiste em um poste com placas de ruas, na cor preta, sobre as quais aparece um "X" na cor vermelha.
PROGRAMAS DE INFLUêNCIA

Os brasileiros que perdem corridas de transporte de aplicativos ou não recebem suas encomendas por morarem em ‘zona de risco’

De Fundação Setubal 12 de novembro de 2021

Imagem de Carmen Silva. Ela aparece à frente de uma estante com livros. Ela tem cabelo crespo em formato black power e usa um blazer bege. Imagem de Carmen Silva. Ela aparece à frente de uma estante com livros. Ela tem cabelo crespo em formato black power e usa um blazer bege.
PROGRAMAS DE INFLUêNCIA

A união da sociedade civil mostra que projetos humanizados feitos com integração e escuta são possíveis

De Fundação Setubal 18 de maio de 2023

Imagem de uma pessoa entregando uma marmita para outra. Há outras marmitas sobre uma mesa. A foto ilustra o texto sobre insegurança alimentar. Imagem de uma pessoa entregando uma marmita para outra. Há outras marmitas sobre uma mesa. A foto ilustra o texto sobre insegurança alimentar.
COMUNICAçãO

O que se deve considerar para combater a insegurança alimentar?

De Fundação Setubal 20 de dezembro de 2024

Voltar a pagina inicial Voltar à página inicial Voltar ao topo Voltar ao topo
Fundação Tide Logo Rodapé Mobile Fundação Tide Logo Rodapé desktop
R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar 04536-000 | São Paulo | SP Brasil
Telefone: (11) 3168-3655
  • ícone do facebook rodapé
  • ícone do instagram rodapé
  • ícone do linkedin rodapé
  • ícone do youtube rodapé
Fechar mapa do site

A Fundação

  • Quem somos
  • Quem foi Tide Setubal
  • História
  • Equipe e conselho
  • Transparência
  • Parcerias

Iniciativas

Galpão ZL

  • Galpão ZL
  • Agenda

Editais

  • Editais
  • Elas Periféricas
  • Matchfunding Enfrente
  • Traços

Atuação

  • Como atuamos
  • Prática de Desenvolvimento Local
    • Desenvolvimento Humano
    • Desenvolvimento Urbano
    • Desenvolvimento Econômico
  • Fomento a Agentes e Causas
    • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
    • Apoio à pesquisa
    • Mobilização de ISP e da sociedade civil
    • Projetos apoiados
  • Programas de influência
    • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
    • Planejamento e Orçamento público
    • Cidades e desenvolvimento urbano
    • Nova economia e desenvolvimento territorial
    • Democracia e cidadania ativa

Fundação em rede

Notícias

Conhecimento

  • Publicações
  • Artigos
  • Materiais de estudo

Imprensa

  • Contato de Imprensa
  • Releases
  • Na mídia

Contato

  • Ícone Facebook Rodapé
  • Ícone instagram Rodapé
  • Ícone linkedin Rodapé
  • Ícone youtube Rodapé
© Copyright 2025. Fundação Tide Setubal. Política de privacidade.
Desenvolvido por Espiral Interativa Link Externo

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceito o uso de cookies