fbpx
Fomento a Agentes e Causas

Captação de recursos

A captação de recursos consiste em um processo fundamental para a atuação de organizações da sociedade civil (OSCs), inclusive no que diz respeito a fatores existenciais. Ou seja, trata-se da sua sobrevivência e viabilidade.

De acordo com a startup Bússola Social, a captação de recursos diz respeito ao “processo pelo qual uma organização busca adquirir os meios financeiros necessários para financiar suas iniciativas”. Ainda nesse contexto, abrange “a obtenção de doações, parcerias, patrocínios e outros recursos que viabilizam a execução de projetos sociais”.

Na Fundação Tide Setubal, por exemplo, a área responsável por viabilizar a captação de recursos para OSCs e iniciativas atuantes em territórios periféricos é a de Fomento a Agentes e Causas. O setor mobiliza a verba para projetos e ações de coletivos, empreendedores e lideranças presentes nas diferentes periferias urbanas do Brasil de duas maneiras. Nesse sentido, a realização de investimentos ocorre por meio de repasse direto para as organizações ou via editais, com recursos financeiros e apoio técnico.

Dessa maneira, a captação de recursos, dentro do trabalho da Fundação Tide Setubal, contempla iniciativas em três segmentos:

Saiba mais detalhes sobre captação de recursos por meio da publicação Metodologia de Fomento a Organizações e Lideranças.

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.