• Ir para o conteúdo
  • Ir para o menu
  • Acessibilidade
  • Contato
  • EN
Logo da Fundação Tide Setubal. A imagem ilustra a página sobre metodologias da Fundação Tide Setubal.
  • A Fundação
    • Quem somos
    • Quem foi Tide Setubal
    • História
    • Equipe e conselho
    • Transparência
    • Parcerias
  • Atuação
    • Como atuamos
    • Prática de Desenvolvimento Local
      • Desenvolvimento Humano
      • Desenvolvimento Urbano
      • Desenvolvimento Econômico
    • Fomento a Agentes e Causas
      • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
      • Apoio à pesquisa
      • Mobilização de ISP e da sociedade civil
      • Projetos apoiados
    • Programas de Influência
      • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
      • Planejamento e Orçamento Público
      • Cidades e Desenvolvimento Urbano
      • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial
      • Democracia e Cidadania Ativa
    • Comunicação
    • Desenvolvimento Organizacional
  • Iniciativas
  • Galpão ZL
    • Galpão ZL
    • Agenda
  • Editais
    • Editais para as periferias
    • Elas Periféricas
      • Elas Periféricas 1
      • Elas Periféricas 2
      • Elas Periféricas 3
      • Elas Periféricas 4
    • Matchfunding Enfrente
    • Edital Traços
    • Territórios Clínicos
      • Edital Territórios Clínicos 2021/2022
      • Edital Territórios Clínicos 2023
  • Em Rede
  • Notícias
  • Conhecimento
    • Artigos
    • Publicações
    • Materiais de Estudo
    • Glossário
  • Imprensa
    • Contato de Imprensa
    • Releases
    • Na mídia
  • Podcast
    • Podcast Essa Geração
      • Temporada 1
      • Temporada 2
      • Temporada 3
      • Temporada 4
      • Temporada 5
      • Temporada 6
      • Temporada 7
    • Podcast Desiguais
    • Podcast Escute as Mais Velhas
  • Contato
  • Acessibilidade
  • EN
Facebook LinkedIn
Home > Imprensa > Notícias

Flip anuncia ações de slam que integram a programação

Por: Flip –  Festa Literária Internacional de Paraty A 17ª Festa Literária Internacional de Paraty – Flip, que acontece de 10 a 14 de julho, vai realizar uma série de ações gratuitas, antes e durante a Festa Literária, que trazem o slam para o centro da programação. Com curadoria de Roberta Estrela D’Alva, uma das […]

5 de julho de 2019

Por: Flip –  Festa Literária Internacional de Paraty

A 17ª Festa Literária Internacional de Paraty – Flip, que acontece de 10 a 14 de julho, vai realizar uma série de ações gratuitas, antes e durante a Festa Literária, que trazem o slam para o centro da programação. Com curadoria de Roberta Estrela D’Alva, uma das pioneiras desse movimento no Brasil, o programa é composto por um projeto de residência voltado a jovens paratienses; uma competição de poesia falada com poetas internacionais no Auditório da Praça; e uma batalha aberta na Casa da Cultura de Paraty com a participação de grupos locais.

“É vital que poetas da oralidade estejam no centro da ação em uma Festa Literária de grande alcance como é a Flip. São vozes diversas que precisam ser ouvidas e o slam tem o papel de engajar o público, que participa ativamente dessa riqueza de estéticas e linguagens que surgem a partir da poesia em presença”, afirma a curadora Roberta Estrela D’Alva. “Nesta primeira edição, a decisão de fazer um slam internacional vem do desejo de mostrar ao público brasileiro que esse movimento é um fenômeno global e diverso. Qualquer pessoa com poemas sobre qualquer tema pode participar de um slam. Essa é a sua principal característica.”

Confira a programação:

Residência de slam

No período pré-Flip, entre 1 e 10 de julho, acontecem as oficinas de formação com jovens paratienses. Os encontros serão comandados por Roberta Estrela D’Alva e pela premiada poeta, dramaturga e performer britânica Joelle Taylor, fundadora do SLAMbassadors UK. Realizadas pelo Programa Educativo da Flip na Biblioteca Comunitária Casa Azul, as oficinas incentivam a produção de poesia performática, preparando os participantes para o Slam da Língua Portuguesa que vai acontecer durante a Flip. O projeto, que tem a cultura britânica de slam como grande referência, conta com fomento do Programa Pontes, da Oi Futuro e do British Council.

Flip Slam

Durante a Flip, no dia 12 de julho, às 22h, ocorre a primeira competição de poesia falada integrada ao Programa Principal da Festa Literária, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa. Com curadoria de Roberta Estrela D’Alva em parceria com o Rio Poetry Slam – Flup, e apresentação do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, o Auditório da Praça recebe: Pieta Poeta (Brasil), Edyoung Lennon (Cabo Verde), Raquel Lima (Portugal), Porsha Olayiwola (EUA), Joelle Taylor (Inglaterra) e Salva Soler (Espanha).

Slam da Língua Portuguesa

Como parte da programação da Flip+, no dia 13 de julho, das 18h às 21h, na Casa da Cultura de Paraty, o Museu da Língua Portuguesa promove uma batalha de slam aberta à participação do público.

As atividades Flip Slam e Slam da Língua Portuguesa são iniciativas da Fundação Roberto Marinho e do Governo de São Paulo, com patrocínio da EDP, Grupo Globo e Itaú Cultural.

Flip e Museu da Língua Portuguesa

O Flip Slam e o Slam da Língua Portuguesa foram concebidos em parceria com o Museu da Língua Portuguesa e são iniciativas da Fundação Roberto Marinho e do Governo de São Paulo, com patrocínio da EDP, Grupo Globo e Itaú Cultural. As ações do museu consolidam uma trajetória de dois anos de colaboração. Em 2017 e 2018, a instituição promoveu exposições, mesas e apresentações artísticas que integraram a programação paralela à Flip com o intuito de celebrar a língua portuguesa em seus diferentes sotaques, países e vivências. O museu reforça, portanto, sua atuação em prol da integração cultural entre os países de língua portuguesa, mantendo assim a comunicação com seus públicos durante a reconstrução de sua sede, em São Paulo, atingida por um incêndio em dezembro de 2015.

A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Roberto Marinho e tem como patrocinador máster a EDP, além dos patrocinadores Grupo Globo, Grupo Itaú, Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do museu.

Sobre o Programa Pontes

O Programa Pontes, que chega à sua segunda edição, é fruto de uma parceria entre Oi Futuro e British Council para fomentar projetos culturais, com foco na internacionalização de festivais artísticos brasileiros e na promoção da produção artística do Reino Unido no Brasil. Em 2019, o edital contempla dez festivais brasileiros dispostos a receber artistas do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) para residência cocriativa, com oportunidades de conexão e experimentação com criadores brasileiros. Partindo de um modelo inovador baseado na colaboração institucional, o programa une a expertise do Oi Futuro na gestão de editais de seleção de projetos culturais e a experiência do British Council na formação de redes internacionais de artistas e especialistas.

Flip 2019

A 17ª Flip, que acontece de 10 a 14 de julho, tem curadoria de Fernanda Diamant e Euclides da Cunha como Autor Homenageado.

Quem faz a Flip

A Flip tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através de sua Secretaria Especial de Cultura, a partir do Edital de Feiras Literárias, e por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além de Patrocínio Oficial do Itaú e Copatrocínio da EDP e da CMPC. A edição 2019 continua em fase de captação de recursos.

Receba conteúdos novos periodicamente

Conteúdos relevantes no seu e-mail

Você também pode gostar

PRáTICA DE DESENVOLVIMENTO

Dia pela Democracia pede mais diálogo, tolerância e eleições limpas

De Fundação Setubal 20 de maio de 2018

Integrantes da Fundação Tide Setubal no 13° Congresso Gife. Da esquerda para a direita: Guiné Silva, William Luz, Mariana Almeida, Fernanda Nobre, Marcelo Ribeiro e Viviane Soranso. Integrantes da Fundação Tide Setubal no 13° Congresso Gife. Da esquerda para a direita: Guiné Silva, William Luz, Mariana Almeida, Fernanda Nobre, Marcelo Ribeiro e Viviane Soranso.
COMUNICAçãO

13º Congresso Gife reforça a urgência de desconcentrar poder, conhecimento e riquezas para promover equidade

De Fundação Setubal 28 de maio de 2025

FUNDACAOTIDESETUBALENTREVISTA

Mais do que poder ou empoderamento, mulheres negras se emancipam e buscam autonomia – Fundação Tide Setubal entrevista Rosane Borges

De Fundação Setubal 20 de julho de 2020

Voltar a pagina inicial Voltar à página inicial Voltar ao topo Voltar ao topo
Fundação Tide Logo Rodapé Mobile Fundação Tide Logo Rodapé desktop
R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar 04536-000 | São Paulo | SP Brasil
Telefone: (11) 3168-3655
  • ícone do facebook rodapé
  • ícone do instagram rodapé
  • ícone do linkedin rodapé
  • ícone do youtube rodapé
Fechar mapa do site

A Fundação

  • Quem somos
  • Quem foi Tide Setubal
  • História
  • Equipe e conselho
  • Transparência
  • Parcerias

Iniciativas

Galpão ZL

  • Galpão ZL
  • Agenda

Editais

  • Editais
  • Elas Periféricas
  • Matchfunding Enfrente
  • Traços

Atuação

  • Como atuamos
  • Prática de Desenvolvimento Local
    • Desenvolvimento Humano
    • Desenvolvimento Urbano
    • Desenvolvimento Econômico
  • Fomento a Agentes e Causas
    • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
    • Apoio à pesquisa
    • Mobilização de ISP e da sociedade civil
    • Projetos apoiados
  • Programas de influência
    • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
    • Planejamento e Orçamento público
    • Cidades e desenvolvimento urbano
    • Nova economia e desenvolvimento territorial
    • Democracia e cidadania ativa

Fundação em rede

Notícias

Conhecimento

  • Publicações
  • Artigos
  • Materiais de estudo

Imprensa

  • Contato de Imprensa
  • Releases
  • Na mídia

Contato

  • Ícone Facebook Rodapé
  • Ícone instagram Rodapé
  • Ícone linkedin Rodapé
  • Ícone youtube Rodapé
© Copyright 2025. Fundação Tide Setubal. Política de privacidade.
Desenvolvido por Espiral Interativa Link Externo

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceito o uso de cookies