Ipedesh, organização que nasceu no Núcleo de Formação de Lideranças, apresenta seus primeiros resultados

13 de dezembro de 2010

Contribuir para o desenvolvimento social e humano, articulando a participação cidadã e tendo em vista a melhoria da qualidade de vida de uma localidade. Esta é a missão do Instituto de Pesquisa em Desenvolvimento Social e Humano (Ipedesh), organização criada em resultado aos encontros promovidos em 2008 pelo Núcleo de Formação de Lideranças da Fundação Tide Setubal.

Em 2009, Sueli Kimura e outros integrantes da formação fundaram o Ipedesh. Foi um ano para estruturar a entidade, elaborar o estatuto, estabelecer estratégias, pensar no modo de atuação. Cultura, meio ambiente e educação social foram definidos como eixos de ações. Em 2010, colocaram em prática os projetos: MovimentAção, voltado para a formação sociocultural de jovens, e Memória Musical, para o resgate e o fomento à produção musical da região do Itaim Paulista, Ermelino Matarazzo e São Miguel Paulista.

Para Tião Soares, coordenador de cultura da Fundação Tide Setubal e responsável pela formação de lideranças, o Ipedesh é um caso concreto de como a Fundação tem trabalhado pelo fortalecimento da sociedade civil. “Acompanhamos todo o processo de constituição do instituto. Em pouco tempo, já demonstraram capacidade técnica, transparência na prestação de contas e compromisso com o território. É um exemplo para outras entidades”, relata. Até hoje, a Fundação realiza aportes financeiros no instituto e acompanha o uso dos recursos.

Durante os encontros do Núcleo de Formação de Lideranças, os participantes tiveram oportunidade de se aprofundar em temas como: gestão social, criação de projetos, políticas públicas, captação de recursos e outros. “A Fundação Tide Setubal trouxe uma nova tecnologia social. Ela teve o papel de movimentar o que estava estagnado, trazendo uma nova visão sobre atuação social. Imprimiu um salto de qualidade”, avaliou Sueli Kimura, presidente do Ipedesh, que, como outros integrantes da organização, militaram nos movimentos populares em prol da Zona Leste no período da abertura democrática no país.

Formação para jovens

Com o objetivo de contribuir com a formação sociocultural dos jovens do Jd. das Oliveiras, no Itaim Paulista, o Ipedesh executou, de maio a novembro de 2010, o projeto MovimentAção, com o apoio da Fundação Tide Setubal. Contou ainda com a parceria da Escola Estadual João Prado Margarido, que cedeu seu espaço para as atividades. Cerca de 15 alunos do ensino médio do colégio participaram dos encontros semanais aos sábados. A iniciativa estava ancorada em quatro eixos: mercado de trabalho, teatro, meio ambiente e terapia comunitária.

“Aproveitei bastante os encontros, principalmente aqueles relacionados ao mercado de trabalho. Com as dicas, já preparei meu currículo”, disse Renato Cruz Viegas, 16 anos. Já Patrick Pardinho, 16 anos, preferiu os encontros sobre educação ambiental. “Discutimos questões que eu não tinha estudado na escola. Aprendi mais sobre como conservar o planeta”.

A intenção do módulo meio ambiente era fazer com que os jovens percebessem como ações locais têm impactos globais. Foram trabalhados temas como consumo consciente, reciclagem e cultura da paz. “O ambiente é o local onde vivemos. Então, precisamos também ficar atentos para a forma como nos relacionamos com as pessoas”, disse Solange Kono, vice-presidente do Ipedesh, arte-educadora e responsável pelo programa meio ambiente.

Em 2011, o Ipedesh continuará atuando na formação de jovens, integrando a rede do Programa Jovens Urbanos, uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Esse projeto será sediado na Sociedade Amigos de Cidade Nova São Miguel. Durante dez meses, jovens de 16 a 20 anos participarão de oficinas culturais, tecnológicas e outras, para que ampliem seus horizontes, desenvolvam habilidades e possam intervir em suas comunidades.

Saiba mais:

Site Ipedesh