O Indicador de Regionalização do Orçamento Municipal é uma iniciativa que busca demonstrar qual o percentual do orçamento da cidade de São Paulo cuja localização pode ser determinada pelo menos no nível da subprefeitura. O objetivo é estimular a prefeitura a avançar no sentido de um orçamento 100% regionalizado.
Para cumprir esse objetivo, o estudo utilizou como fonte de informações os dados públicos disponibilizados no Portal da Transparência pela Secretaria da Fazenda da Prefeitura de São Paulo. A análise realizada procurou fazer um recorte desde 2015, quando a informação do Detalhamento da Ação (DA) para o orçamento proposto passou a ser publicada, e, em especial, mais detalhada para os anos de 2018, 2019 e 2020 (orçamento proposto), de modo a identificar as tendências mais recentes.
O Indicador, que é uma atualização do estudo Gasto Público no Território e o Território do Gasto nas Políticas Públicas, consiste em ferramenta importante para mostrar onde – e como – a verba pública está sendo investida, e isso é fundamental para promover o enfrentamento das desigualdades por meio da melhora na destinação de recursos financeiros.
Confira a íntegra do Indicador de Regionalização do Orçamento Municipal em nosso site.