Live do Canal Enfrente retrata os dez anos do Estatuto da Juventude

20 de setembro de 2023

Roda de conversa online Dez anos do Estatuto da Juventude: avanços e desafios em prol da transformação social acontece em 27 de setembro, às 19h; evento conta com lançamento do jogo Bora lá! Juventudes Contra as Desigualdades

Os dez anos de criação do Estatuto da Juventude ganharam hora, vez, pompa e circunstância no Enfrente, canal da Fundação Tide Setubal no YouTube. A Lei n° 12.852, que dispõe sobre os direitos das juventudes, princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude, é o mote da live Dez anos do Estatuto da Juventude: avanços e desafios em prol da transformação social, que acontecerá em 27 de setembro, às 19h.

Assim sendo, a atividade contará com participações de jovens de diversas partes do país, educadores(as), ativistas e participantes de coletivos e movimentos atuantes na garantia de direitos das juventudes no Brasil.

Desse modo, o objetivo do encontro é trazer diferentes vozes sobre a temática. Logo, a partir da metodologia do jogo, o foco consistirá em promover reflexões sobre questões vivenciadas diariamente pelas juventudes brasileiras.

A atividade contará também com o lançamento do jogo Bora Lá! Juventudes Contra as Desigualdades. O projeto consiste em iniciativa do Estúdio Cais – Projetos de Interesse Público. Ele conta com parceria estratégica da Fundação Tide Setubal e apoio de diversas organizações.

Sobre o jogo

A proposta do jogo Bora Lá! Juventudes Contra as Desigualdades é gerar e disseminar, de forma lúdica, conhecimentos sobre as desigualdades sociais que afetam as juventudes no Brasil. A mesma lógica vale para incentivar a realização coletiva de ações de mobilização e engajamento para enfrentar as injustiças presentes em territórios diversos.

De acordo com a equipe envolvida no seu desenvolvimento, o jogo Bora Lá! Juventudes Contra as Desigualdades foi feito de forma colaborativa com a participação direta das juventudes. “A primeira etapa do projeto contou com a participação de 38 jovens em três rodas de conversa virtual, de diversas localidades do Brasil. A proposta foi levantar ideias, sugestões e definir as temáticas centrais que seriam abordadas nos materiais, a partir das percepções das/os próprias/os jovens.”

Desse modo, o público poderá recorrer ao jogo em diversos contextos, como encontros, rodas de conversa, atividades em grupo, nas escolas, nos coletivos e movimentos. Idem em qualquer lugar que busque fortalecer o engajamento das juventudes na transformação social.

Nesse sentido, o desenvolvimento do jogo contou com a realização de um laboratório criativo, o qual consistiu em um fim de semana de imersão presencial com 15 jovens da capital paulista e da Região Metropolitana de São Paulo. Além disso, esse processo contou com o envolvimento de jovens ativistas nas causas socioambientais e direitos das juventudes para inspirar e trocar experiências com as/os participantes. Ou seja, esse processo contou, inclusive, com jovens criando objetivos, regras e mecânicas do jogo, assim como as cartas que compõem o material.

As/os jovens participantes receberam certificado, oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) e Estúdio Cais – Projetos de Interesse Público. Ainda, receberam reconhecimento pela participação e assinatura como codesenvolvedor/a do Bora Lá! Juventudes Contra as Desigualdades.

Bora lá assistir

A live Dez anos do Estatuto da Juventude: avanços e desafios em prol da transformação social acontece em 27 de setembro (quarta-feira), às 19h, no Canal Enfrente. Você poderá assistir aos diálogos e ao lançamento do jogo Bora Lá! Juventudes Contra as Desigualdades neste link. Participarão:

1. Daniele Próspero e Rodrigo Bueno, idealizadores do jogo Bora Lá!
  2. Jessy Dayane Silva Santos, secretária-adjunta da Secretaria Nacional de Juventude
  3. Mathaus Torres, secretário executivo do Em Movimento
  4. Maria Rehder, pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP
  5. Nayara Almeida, membro da Escola de Ativismo
  6. Pedro Moura, estudante do Ensino Médio, coordenador de base da Pastoral da Juventude e cocriador do jogo
  7. Maria Borges, fundadora do Cuidado Circular e cocriadora do jogo.

Por fim, vale destacar que, após o lançamento, o jogo estará disponível para download – e de forma gratuita – no site do projeto: boralajuventudes.com.br.