Mercado Municipal de São Miguel ganha projeto de revitalização

20 de julho de 2010

Colaborou Kátia Ramalho, Estagiária Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar

Com 43 anos de existência, o Mercado Municipal de São Miguel Dr. Américo Sugai ganhou um novo projeto assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake, que tem como objetivo restaurá-lo e torná-lo um pólo turístico e comercial, um centro cultural, de geração de emprego e renda.  Em 16 de julho, as novidades foram apresentadas à comunidade, em encontro realizado na Escola Estadual Dom Pedro I. Estavam presentes: Maria Alice Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal, Ruy Ohtake, arquiteto responsável pela obra, José Antônio, da Ordem dos Advogados do Brasil, Antônio Abraão, da Associação Comercial de São Miguel Paulista, Padre Ticão, deputados Paulo Teixeira e Simão Pedro, Roberto Takarashi, comerciante do Mercado Municipal e Luís França, do Movimento Nossa Zona leste, mediador da reunião.

Revitalizar o mercado era um sonho antigo da comunidade e a proposta foi retomada no Núcleo de Formação de Lideranças, formação realizada pela Fundação Tide Setubal, na qual moradores escreveram um projeto que ampliou o olhar para o papel do Mercado em São Miguel Paulista.

Organizações não-governamentais, poder público, lideranças locais, permissionários do mercado estão envolvidos no projeto. “A revitalização busca a transformação do mercado em um ponto irradiador de hábitos culturais na região, além de ampliar o diálogo de São Miguel com outras regiões da cidade, interligando-as e abrindo caminhos para o desenvolvimento econômico, cultural e social. Ele é um projeto sem donos, resultado da mobilização de diferentes atores”, destacou Maria Alice Setubal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal.

Ruy Otake destaca que projeto faz parte do contexto da valorização da cidadania. Além da parte de abastecimento, o Mercado tem um lado humano, social e cultural. “Essa valorização é que dá a cultura e identidade do lugar. O Mercado vai se tornar um ponto turístico, de referência cultural, e é esse o caminho que eu acho importante”, reforça Ruy Ohtake.

De acordo com o projeto aprovado, o Mercado Municipal será ampliado e ganhará novas instalações. Um mini-shopping, uma praça de alimentação, com módulos para café e restaurante, um palco para manifestações culturais e um auditório com área para exposições são algumas das obras inseridas nas fases do projeto, além de uma incubadora de empresas.

“Comecei a trabalhar no Mercado Municipal aos 16 anos, vendendo hortifruti com meu pai, e já completou 42 anos que estou aqui. O prédio clamava por uma reforma e sem dúvida já melhorou. Deu uma nova cara para o Mercado e atraiu mais público”, diz José Agostinho.