O fomento às iniciativas das periferias não para

Fomento a agentes e causas

24 de junho de 2021

Por Daniel Cerqueira

Os fomentos impactam positivamente na circulação de recursos nos territórios, na recuperação econômica dos empreendimentos apoiados, na empregabilidade por meio da manutenção ou geração de empregos e na criação de novas estratégias de negócios.

Diante de um cenário de grandes dificuldades relacionadas aos empreendedores periféricos, agravado pelos efeitos da pandemia de Covid-19, a Fundação Tide Setubal tem apostado em parcerias para ações diversas, como as estabelecidas em iniciativas desenvolvidas com a Benfeitoria e o Instituto GPA, respectivamente, para mitigar os efeitos das crises socioespacial e econômica.

Os projetos selecionados para os fomentos têm apresentado características diversas, sendo do emergencial ao estruturante, passando pela recuperação de negócios nos territórios. Existem demandas diferentes para o enfrentamento das desigualdades socioespaciais, como fortalecer empreendimentos com dificuldades de sustentabilidade, ou com os desafios cada vez maiores enfrentados pelas mulheres negras no estabelecimento de suas propostas.

Com esses dois vetores de atuação, a Fundação lançou o Matchfunding Enfrente Geração de Trabalho e Renda, junto com a plataforma Benfeitoria, e a segunda edição do edital Empreendedoras Periféricas em parceria com o Instituto GPA.

Para Wagner Silva (Guiné), coordenador de Fomento a Agentes e Causas da Tide Setubal, “os fomentos aos dois editais promovem uma grande contribuição para o apoio e fortalecimento dos nano e micronegócios das periferias e para as iniciativas femininas, sejam em negócios formalizados ou informais, da gastronomia aos negócios de comunicação, de saúde e bem-estar a negócios voltados para a bioeconomia.”

Editais que valorizam a criatividade nas periferias

A segunda edição do Empreendedoras Periféricas ampliou a sua capilaridade geográfica, selecionando 19 empreendimentos em dez cidades diferentes, abrangendo oito estados. Houve também um aumento do tempo de formação, que agora durará por quatro meses, e irá abranger os temas de gestão, educação financeira e comunicação, além do aumento dos valores aportados de até R$ 10 mil.

Ao fazer um balanço da primeira edição, Fernanda Mazzetto, gerente do Instituto GPA, ressalta que: “o maior resultado foi apoiar mulheres empreendedoras e ajudá-las a transformar suas vidas por meio de aporte de recursos financeiros e formações, além de poder colaborar e apoiar diversos empreendimentos e observar o impacto positivo e a transformação na vida de outras mulheres em seus territórios, comunidades e em toda a sociedade”.

Com o aumento do alcance desta nova edição, Fernanda acredita na importância e no potencial de transformação que esses empreendimentos e essas pessoas têm ainda mais na vida de outras e, com mais tempo de formação e mais recursos, os resultados podem ser ainda melhores.

Outra ação de fomento a empreendimentos periféricos está em andamento com a nova edição do Matchfunding Enfrente Geração de Trabalho e Renda, parceria entre a Fundação Tide Setubal, Benfeitoria, Instituto Galo da Manhã, Instituto Humanize e Fundação Arymax. O projeto já selecionou 58 dos 150 micro e pequenos negócios que irão arrecadar virtualmente R$ 5 mil cada e receberão até R$ 10 mil do Fundo Enfrente. No total, o Fundo disponibilizará R$ 1,5 milhão para apoiar os empreendimentos afetados pela pandemia.

“A novidade desta edição foi falar com os empreendedores da força do financiamento coletivo para fortalecer os seus negócios e de como esta também pode ser uma possibilidade para superar a crise”, destaca Yasmin Youssef, coordenadora do Matchfunding Enfrente pela Benfeitoria.

Vale lembrar que existem outras iniciativas da Fundação Tide Setubal nessa área, como o Elas Periféricas, que vem, desde 2018, financiando ações de enfrentamento às desigualdades nos territórios e o fortalecimento de projetos liderados por mulheres negras como forma de gerar condições materiais para pessoas potentes poderem fazer mais e ser ainda mais criativas. “Isso fortalece e promove nas periferias novas referências que inspiram novas ideias, iniciativas e a construção de novas narrativas desses territórios”, conclui Guiné.

Salve na agenda

Os demais empreendimentos que serão potencializados por meio do Matchfunding Enfrente Geração de Trabalho e Renda serão anunciados em 30 de junho. Acompanhe o site da Fundação Tide Setubal, o perfil no Instagram e a página no Facebook para saber a relação completa e mais detalhes sobre o edital, assim como a revelação das iniciativas escolhidas por meio do edital Empreendedoras Periféricas.