• Ir para o conteúdo
  • Ir para o menu
  • Acessibilidade
  • Contato
  • EN
Fundação Tide Setubal
  • A Fundação
    • Quem somos
    • Quem foi Tide Setubal
    • História
    • Equipe e conselho
    • Transparência
    • Parcerias
  • Atuação
    • Como atuamos
    • Prática de Desenvolvimento Local
      • Desenvolvimento Humano
      • Desenvolvimento Urbano
      • Desenvolvimento Econômico
    • Fomento a Agentes e Causas
      • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
      • Apoio à pesquisa
      • Mobilização de ISP e da sociedade civil
      • Projetos apoiados
    • Programas de Influência
      • Cidades e Desenvolvimento Urbano
      • Democracia e Cidadania Ativa
      • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
      • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial
      • Planejamento e Orçamento Público
      • Saúde Mental e Territórios Periféricos
    • Comunicação
    • Desenvolvimento Organizacional
  • Iniciativas
  • Galpão ZL
    • Galpão ZL
    • Agenda
  • Editais
    • Editais para as periferias
    • Elas Periféricas
      • Elas Periféricas 1
      • Elas Periféricas 2
      • Elas Periféricas 3
      • Elas Periféricas 4
    • Matchfunding Enfrente
    • Edital Traços
    • Territórios Clínicos
      • Edital Territórios Clínicos 2021/2022
      • Edital Territórios Clínicos 2023
  • Em Rede
  • Notícias
  • Conhecimento
    • Artigos
    • Publicações
    • Materiais de Estudo
  • Glossário
  • Imprensa
    • Contato de Imprensa
    • Releases
    • Na mídia
  • Podcast
    • Podcast Essa Geração
      • Temporada 1
      • Temporada 2
      • Temporada 3
      • Temporada 4
      • Temporada 5
      • Temporada 6
      • Temporada 7
      • Temporada 8
    • Podcast Desiguais
    • Podcast Escute as Mais Velhas
  • Contato
  • Acessibilidade
  • EN
Facebook LinkedIn
Home > Comunicação > Notícias

Os desafios da habitação em São Paulo norteiam o debate da Oficina de Formação DesJus

Saiba como foi o evento Os desafios da habitação em São Paulo, a primeira Oficina de Formação DesJus-Cebrap. Leia o texto.

1 de agosto de 2024
Imagem da primeira Oficina de Formação do DesJus, Os Desafios da Habitação em São Paulo. Aparecem, da esquerda para a direita, Laura Valente, Débora Freitas e Nabil Bonduki. Há, ao centro, o logo do Cebrap. Imagem da primeira Oficina de Formação do DesJus, Os Desafios da Habitação em São Paulo. Aparecem, da esquerda para a direita, Laura Valente, Débora Freitas e Nabil Bonduki. Há, ao centro, o logo do Cebrap.

Quais variáveis precisam ser consideradas para o enfrentamento dos desafios da habitação em São Paulo? Como as desigualdades que vêm à tona quando se fala de moradia se interseccionam com as demais disparidades existentes? E como o debate sobre os efeitos das mudanças climáticas se tornam fatores decisivos nesse contexto?

Essas e demais perguntas nortearam a condução da mesa Os desafios da habitação em São Paulo. A atividade, que abriu a programação 2024 das Oficinas de Formação do DesJus (Seminários de Pesquisa em Desigualdades e Justiça), do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), aconteceu em 29 de julho, no auditório do próprio Cebrap, na capital paulista.

O evento contou com parcerias da Fundação Tide Setubal e do Núcleo de Democracia e Ação Coletiva do Cebrap. Quem realizou a mediação foi Débora Freitas, âncora do programa CBN São Paulo, da CBN, mestre em governança Global e Formulação de Políticas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especialista em Mídia Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo (USP). A oficina contou com participações de:

  1. Laura Valente, pesquisadora colaboradora no Centro de Síntese Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e no Centro de Estudos em Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getulio Vargas (FGVceisa), com pós-doutorado em infraestrutura urbana verde e azul pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP);
  2. Nabil Bonduki, arquiteto e urbanista, professor titular de Planejamento Urbano na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) e relator do Plano Diretor Estratégico de São Paulo (2002 e 2014).

Sobre mitigação e mudanças de paradigmas

Um tópico de destaque no evento Os desafios da habitação em São Paulo disse respeito à adoção de medidas para mitigar os efeitos resultantes de mudanças climáticas. Durante sua participação, Laura Valente destacou a importância de medidas para reduzir os danos causados por eventos extremos nesse contexto. Desse modo, a abrangência de tais transformações contempla também o consumo. “Por que isso é importante? No fundo, tudo está relacionado ao consumo, o que é muito injusto”, destaca Valente.

Um aspecto relevante nesse tema diz respeito à sobrecarga terrestre. Para se ter uma ideia, o Dia da Sobrecarga da Terra, lembrado em 2024 em 1° de agosto, marca o quanto o consumo de recursos naturais durante o ano já excedeu a capacidade do planeta de regenerá-los. Ainda que esse dia seja uma marca simbólica, diversos países já a superaram muito antes.

A título de curiosidade, o Catar, por exemplo, atingiu o seu Dia da Sobrecarga da Terra particular em 11 de fevereiro. Os EUA e a China alcançaram essa inglória marca, respectivamente, em 14 de março e 1° de junho. Já o Brasil, por sua vez, está à beira de chegar ao seu marco temporal de sobrecarga: em 4 de agosto. [N.R.: este texto é de 1º de agosto, poucos dias antes]. Todavia, o Marrocos alcançará essa marca em 22 de dezembro, ao passo que outros 56 países não ultrapassarão o nível de sobrecarga da Terra.

Logo, o indicador acima ajuda a ilustrar o porquê de se falar em mudanças climáticas quanto aos desafios da habitação em São Paulo – e demais localidades urbanas. “Quem causa as mudanças climáticas, de certa maneira, é quem consome mais. Sabe-se que mais de 55% da população terrestre vive em áreas urbanas – e até 2050 deverá atingir quase 70%”, reforça Laura Valente.

Justiça e habitação

Segundo dados da Prefeitura de São Paulo, havia, em 2021, 372 mil famílias moravam em residências precárias, e quase 32 mil pessoas estavam em situação de rua na cidade em 2023. Esses dados tornam-se ainda mais alarmantes ao considerar-se que quase 590 mil imóveis estavam desocupados na capital paulista.

Logo, pode-se perceber o tamanho dos desafios da habitação em São Paulo. Isso contempla a remoção de pessoas de áreas suscetíveis a episódios extremos, com foco na promoção de justiça social. Idem corrigir problemas habitacionais gerados no passado e propor horizontes de curto e médio prazos quanto à demanda futura nesse cenário.

“A crise climática gera necessidades crescentes de habitação. Seja por ser necessário remover pessoas que estão em moradias de risco, o que hoje é um déficit acumulado, seja também pelo atendimento pelo o que chamamos de saldo de migração. Trata-se de pessoas que vêm à cidade em outra na categoria de migração de refugiados climáticos”, explica Nabil Bonduki. A saber: segundo a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), refugiados climáticos são “pessoas forçadas a deixar suas casas devido a eventos relacionados ao clima”.

Esse cenário demanda, enfim, a adoção de medidas em conjunto com as populações que vivem nesses espaços. Isso vale, por exemplo, para projetos de reurbanização de áreas onde há favelas e comunidades urbanas. Essa nomenclatura foi recentemente adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“É necessário, então, tomar-se tipo de decisão de maneira negociada e com participação [popular]. E isso envolve tirar a população de áreas de risco, ao oferecer possibilidades adequadas”, detalha Bonduki. “Trata-se de processos crescentes, que provavelmente não serão alterados em curto prazo. Talvez uma mudança mais rigorosa do ponto de vista de modos de vida possa mudar isso.”

Na íntegra

Assista a seguir ao evento Os desafios da habitação em São Paulo, a primeira das Oficinas de Formação do DesJus.

De olho na agenda

Acompanhe, por fim, a programação das Oficinas de Formação DesJus nos perfis no Instagram do núcleo e da Fundação Tide Setubal.

Texto: Amauri Eugênio Jr. / Imagem: Reprodução / YouTube / Cebrap

Receba conteúdos novos periodicamente

Conteúdos relevantes no seu e-mail

Você também pode gostar

PRáTICA DE DESENVOLVIMENTO

Fundo Zona Leste Sustentável apoia empreendedorismo social na Zona Leste

De Fundação Setubal 21 de agosto de 2018

Imagem de divulgação do seminário Diálogos sobre Desigualdades: o Brasil que percebemos. Com predominância da cor azul-escura e detalhes em tonalidade mais clara também de azul, o card contém o título do evento, o endereço do Itaú Cultural (avenida Paulista, 149) e a data (09/SET - 09h). Aparece, no canto direito, a região dos olhos do rosto de uma pessoa. Imagem de divulgação do seminário Diálogos sobre Desigualdades: o Brasil que percebemos. Com predominância da cor azul-escura e detalhes em tonalidade mais clara também de azul, o card contém o título do evento, o endereço do Itaú Cultural (avenida Paulista, 149) e a data (09/SET - 09h). Aparece, no canto direito, a região dos olhos do rosto de uma pessoa.
COMUNICAçãO

Seminário ‘Diálogos sobre Desigualdades’ e série ‘Travessias Desiguais’ destacam a urgência de ações para a promoção da equidade

De Fundação Setubal 3 de setembro de 2025

CATEGORIA

Professores passam por formação de criação de games

De Fundação Setubal 5 de outubro de 2015

Voltar a pagina inicial Voltar à página inicial Voltar ao topo Voltar ao topo
Fundação Tide Logo Rodapé Mobile Fundação Tide Logo Rodapé desktop
R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar 04536-000 | São Paulo | SP Brasil
Telefone: (11) 3168-3655
  • ícone do facebook rodapé
  • ícone do instagram rodapé
  • ícone do linkedin rodapé
  • ícone do youtube rodapé
Fechar mapa do site

A Fundação

  • Quem somos
  • Quem foi Tide Setubal
  • História
  • Equipe e conselho
  • Transparência
  • Parcerias

Iniciativas

Galpão ZL

  • Galpão ZL
  • Agenda

Editais

  • Editais
  • Elas Periféricas
  • Matchfunding Enfrente
  • Traços

Atuação

  • Como atuamos
  • Prática de Desenvolvimento Local
    • Desenvolvimento Humano
    • Desenvolvimento Urbano
    • Desenvolvimento Econômico
  • Fomento a Agentes e Causas
    • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
    • Apoio à pesquisa
    • Mobilização de ISP e da sociedade civil
    • Projetos apoiados
  • Programas de influência
    • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
    • Planejamento e Orçamento público
    • Cidades e desenvolvimento urbano
    • Nova economia e desenvolvimento territorial
    • Democracia e cidadania ativa

Fundação em rede

Notícias

Conhecimento

  • Publicações
  • Artigos
  • Materiais de estudo

Imprensa

  • Contato de Imprensa
  • Releases
  • Na mídia

Contato

  • Ícone Facebook Rodapé
  • Ícone instagram Rodapé
  • Ícone linkedin Rodapé
  • Ícone youtube Rodapé
© Copyright 2025. Fundação Tide Setubal. Política de privacidade.
Desenvolvido por Espiral Interativa Link Externo

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceito o uso de cookies