Ponto de Leitura envolve cada vez mais crianças nas atividades de letramento

14 de dezembro de 2010

Em junho de 2010, o Ponto de Leitura do Jardim Lapenna comemorou um ano de funcionamento. O espaço conta com cerca de 2 mil volumes, que incluem livros infanto-juvenis, didáticos e de história em quadrinhos, além de revistas e livros de ficção e não-ficção para adultos. O número de matriculados já supera a marca de 380. Esses resultados são fruto de um trabalho permanente para incentivar a leitura no território, por meio de atividades diversificadas como contação de histórias, formação de leitores, cortejos literários pelas ruas e oficinas durante as férias.

As crianças constituem o principal público frequentador do espaço. Vão ao local para fazer lição de casa, lerem livros e revistas. Além disso, se envolvem nas atividades promovidas pelo Ponto. Nas férias, participaram de oficina de cartazes poéticos, conversas com autor e exibição de filmes. Segundo Inácio Pereira dos Santos Neto, coordenador do ArteCulturAção, responsável pelo Ponto, vale ressaltar ainda a participação constante de alunos de escolas da região na contação de histórias, bem como a parceria firmada com o Sistema Municipal de Bibliotecas, que envia os contadores de histórias.

“Em 2011, deveremos sistematizar de alguma forma o impacto da iniciativa com as escolas, para saber se a contação teve desdobramento na sala de aula, se o aluno passa a realizar mais empréstimo de livros”, disse Inácio. Está ainda no planejamento intensificar as rodas de leitura e a formação de leitores, com encontros itinerantes. A proposta é levar a formação para outras instituições, mobilizando educadores sociais e demais agentes do território. “Tentaremos sensibilizar mais pessoas para literatura, buscando envolver também Ação Família, CDC e agentes de saúde do Programa Saúde da Família do Lapenna, para que eles estimulem a leitura ao público de seus projetos”, concluiu Inácio.

Leia depoimentos de frequentadores do Ponto de Leitura do Jardim Lapenna:

“Minha filha sempre pega livros para ler. Quando termina, já vai correndo pegar outro. Eu, quando posso, também retiro romances. É muito bom ter um Ponto de Leitura perto de casa. Ele ajuda nos estudos. Além disso, o atendimento é muito bom”. Dulcineide Santos, 4 filhos, moradora do Jd. Lapenna

“Ajudou bastante ter um Ponto de Leitura aqui. Minha filha tinha bastante dificuldade, e vejo que agora já melhorou bem, depois que começou a ler mais com os empréstimos de livros do Ponto”.

Joseni de Moura, mãe de Maisla, 8 anos, moradora do Jd. Lapenna

“Antes eu pegava livros na minha escola. Ou ia à biblioteca de São Miguel, mas demorava 40 minutos para chegar lá. Hoje faço empréstimos a cada quinze dias, e o Ponto fica na rua de casa”.

Wellinson Francisco Silva, 11 anos, frequentador assíduo do Ponto de Leitura