Primeira edição do Agita Lapenna leva mais de 200 crianças e jovens para o Parque Jacuí

29 de outubro de 2015

No dia 20 de Outubro, a primeira edição do Agita Lapenna, evento promovido pela Fundação Tide Setubal, levou mais de 200 crianças e jovens ao Parque Jacuí para uma manhã voltada à prática de atividades esportivas.

Para Izabel Brunsizian, coordenadora do  Qualidade de Vida, o Agita Lapenna foi um verdadeiro sucesso. “Foi uma manhã incrível, com um clima gostoso onde todos se divertiram e aproveitaram o parque de uma nova forma. Deixamos para o público um sentimento de que é possível aproveitar melhor os espaços que a cidade nos oferece, e aprender além do espaço escolar”.

A programação contou com esportes como a tirolesa, slackline e escalada, capoeira, atletismo e os jogos kin-ball e Tchoukball, além de oficinas de artes e plantio de árvores.

Os alunos da E.E Pedro Moreira Matos, E.E Helio Helene, ETEC de Esportes, Centro Social Marista Irmão Justino, CCA, os jovens participantes dos projetos do Galpão de Cultura e Cidadania e do projeto Toque de Letras: Futebol em 3 tempos do CDC Tide Setubal marcaram presença no Agita Lapenna. Maylle Brito da Silva, 10 anos, aluna da E.E Professor Pedro Moreira Matos aproveitou o dia para praticar esportes radicais. “Moro aqui perto e não tenho o costume de vir ao parque com minha família, foi divertido vir com meus amigos da escola para um dia de aula diferente. Participei de todos os jogos, mas gostei mesmo foi de descer na tirolesa”.

Wiliane Silva do Nascimento, mãe de Sthefane Silva Neves, assistiu a filha de 9 anos descer de tirolesa pela primeira vez. “Minha filha veio com a escola Pedro Moreira e eu decidi acompanhá-la nesse dia de atividades diferentes. Esporte é cultura e é um ótimo jeito de ensinar sobre respeito e viver em bem com o próximo”.

Maria José Pimentel de Miranda, mãe da Samira Pimentel, 12 anos do CCA, acredita que deveriam investir em mais eventos como o Agita Lapenna. “Procuro ser bem participativa na escola da minha filha, quando ela levou a autorização e disse que o evento também era aberto aos pais eu decidi acompanha-la para ver como seria, moramos aqui perto e o parque Jacuí é um dos poucos espaços de lazer aqui na região. Achei ótima a ideia de trazer as crianças para um dia de atividades diferentes e permitir que os pais também participem do evento”.

Para Samira, o Agita foi um momento de muita diversão. ”Gostei de todas as atividades, os monitores são bem legais e nos ensinaram jogos bem diferentes como o Kin-ball, com a bola gigante. Eu tenho medo de altura, mas criei coragem e desci na tirolesa, já quero ir de novo”.

Alguns parceiros locais contribuíram para a realização do Agita Lapenna. O Instituto Árvores Vivas, ETEC de Esportes, Associação Bem Comum, Universo Translucido¸Associação Brasileira de Tchoukball (ABTB) e a Omnikin -Bolas de Kin-Ball, realizaram diversas atividades com o público.

Luciana Gatti, do Instituto Árvores Vivas, promoveu as oficinas de plantio de árvores e distribuiu bolotas de sementes, que as crianças puderam levar para casa. Ela destacou a importância da mobilização das instituições locais em eventos como esse. “Foi muito gratificante poder trabalhar com o Qualidade de Vida e com a Fundação em mais um evento pensado para proporcionar um momento de lazer e aprendizado para as crianças da região. Todos nós do Instituto ficamos muito felizes por fazer parte dessa história. Acreditamos que momentos como esse são importantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável”.

Outros depoimentos:

“Não conhecia o Tchoukball, achei muito divertido. Também aproveitei para experimentar a escalada e a tirolesa. Foi legal poder aproveitar o parque de uma forma diferente, minha mãe costuma me trazer aqui para andarmos de bicicleta, mas nunca tinha vindo com a minha escola”.

João Henrique Sales – 11 anos- E.E. Pedro Moreira Matos

“Foi a minha primeira vez na escalada e na tirolesa, já fui 2 vezes, não sei quando vou ter a chance de fazer isso de novo então vou aproveitar. Gostei dos jogos que fizemos em campo o Tchoukball e o Kin-ball, também não conhecia esses jogos”.

Diego Rodrigues de Oliveira – 10 anos – Centro Social Marista Irmão Justino