Programa Mundo Jovem está com inscrições abertas para formar jovens e educadores

22 de fevereiro de 2010

Os projetos Espaço Menina-Mulher e Espaço Jovem, que integram o Programa Mundo Jovem, da Fundação Tide Setubal, estão recebendo até 5 de março inscrições de adolescentes de 12 a 18 anos interessados em participar de suas formações. Os dois projetos buscam estimular a autonomia dos jovens e ajudá-los em seu desenvolvimento psicossocial. Incentivam ainda a reflexão sobre a vida na região de São Miguel Paulista, bairro da zona leste da capital paulista.

No Espaço Menina-Mulher, meninas de 12 a 18 anos participam de encontros semanais, todas as terças-feiras, das 10h às 12h, no CDC Tide Setubal, para tratar de temas como: sexualidade, família, drogas, trabalho, profissão e cidadania. A abordagem sobre esses assuntos acontece por meio de conversas, teatro, filme e atividades de fotografia e pintura. Esses elementos estimulam a reflexão e contribuem para que as meninas construam seus projetos de vida.

O Espaço Jovem reúne meninas e meninos de 14 a 18 anos para discutirem assuntos relacionados à identidade e à diversidade, à profissão, à cidadania e à sexualidade. O objetivo da formação é incentivar os jovens a pensarem sobre o futuro e apoiá-los para se constituírem como sujeitos autônomos e cidadãos. Esses encontros ocorrem às segundas-feiras, das 10h às 12h, no Galpão de Cultura e Cidadania.

“Procuramos acompanhar os jovens nesta fase de suas vidas, ajudando-os em suas escolhas. Para despertar as conversas, realizamos oficinas em que toda turma participa e se envolve de uma forma divertida”, conta Viviane Hercowitz, coordenadora do Programa Mundo Jovem.

Os dois projetos incluem ainda passeios culturais pelo bairro e por outras partes de São Paulo (SP). Segundo Viviane, a intenção é facilitar a circulação dos jovens pela cidade e visitar equipamentos a cujo acesso eles têm direito. “Contribuímos também para a ampliação de repertório cultural”, complementa a coordenadora.

As inscrições terminam em 5 de março. Os interessados em participar do Espaço Menina-Mulher precisam comparecer no CDC Tide Setubal, localizado à rua Mário Dallari, 170, Jd. São Vicente. Para se inscrever no Espaço Jovem, o local é o Galpão de Cultura e Cidadania, que fica na rua Serra da Juruoca, s/nº, Jd. Lapenna. Cada projeto oferece 30 vagas. Mais informações pelo telefone: (11) 2297-5969.

Disseminação para professores e educadores

Para multiplicar a metodologia do Programa Mundo Jovem e aprofundar conceitos e debates de temas relacionados à juventude, o Núcleo oferece formação para profissionais de escolas públicas da região de São Miguel Paulista e de organizações não-governamentais.

Estão em pauta durante o ciclo formativo assuntos como identidade, diversidade, corpo, sexualidade, família e drogas. “Essa formação está baseada na troca de experiências. Isso ajuda todos que trabalham com juventude, principalmente, no momento de lidar com temas complexos relacionados a essa fase da vida”, explica a coordenadora do Programa.

No percurso, também serão abordadas técnicas de manejo de grupos de adolescentes para promover mais participação e mais cooperação, enriquecendo, assim, o convívio coletivo. “A intenção é que os participantes repliquem a metodologia participativa do Mundo Jovem em suas instituições”, conta Viviane.

Como as realidades na educação formal e não-formal são diferentes, embora a proposta de formação seja semelhante, a Fundação Tide Setubal optou por constituir dois grupos. Um é exclusivamente para professores de rede pública de São Miguel Paulista, que, a partir de 22 de fevereiro, devem se reunir com a equipe do Mundo Jovem, quinzenalmente, às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30, no CDC Tide Setubal.

Outro grupo é voltado para educadores sociais, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de saúde e de organizações da zona leste. Essa formação teve início em 27 de janeiro e ocorre quinzenalmente, às quartas-feiras, das 9h às 11h, até o fim de junho, também no CDC. Quem estiver interessado ainda pode participar dessas formações. Basta entrar em contato pelo telefone (11) 9688-9424, com Viviane, ou pelo e-mail: mundojovem@ftas.org.br.