Rádio de rua convida a comunidade do Jd. Lapena para conversar sobre o meio ambiente

1 de junho de 2009

A feira de domingo da Rua Almiro dos Reis, no Jardim Lapenna foi o ponto de encontro de duas ações da comunidade. De um lado, jovens do Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar com sua rádio de rua. Do outro a comissão de moradores, integrantes do projeto Meio Ambiente, que conseguiu mudar o cenário da coleta de lixo na região. Em comum, o debate e o desejo de compartilhar com a comunidade desafios e conquistas.

A Rádio de Rua surgiu quando os jovens do Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar diagnosticaram que, mesmo após a comunidade ter sido beneficiada alguns meses atrás com a coleta de lixo porta a porta – conquista da mobilização entre a equipe de meio ambiente da Fundação Tide Setubal e lideranças do bairro – o problema ainda não havia sido solucionado definitivamente, pois alguns moradores continuavam depositando o lixo doméstico em locais inadequados. “Nosso objetivo foi dar força ao trabalho da comissão de moradores, além de ajudar a conscientizar os moradores sobre o acumulo de lixo na rua”, disse Franciellen Cristina de Souza, 18 anos, integrante do Núcleo.

Com a ajuda de líderes do bairro como José Gonçalves da Silva, morador e funcionário da Ecourbis e de Natal Mendes, morador e consultor da equipe de meio ambiente da Fundação Tide Setubal, os jovens montaram os equipamentos necessários para a transmissão em frente à igreja católica Jesus Mestre, formaram uma roda de conversa e com o apoio do comércio local e dos feirantes, deram início as atividades.

Durante a programação, transmitida das onze às treze horas, foram entrevistados alguns convidados, abordando a importância de se jogar o lixo em locais apropriados. “Ao entupir os bueiros com entulhos e lixo, a água volta para a nossa casa mesmo. A gente precisa tocar o coração das pessoas para isso mudar”, argumenta a Sra. Glória de Jesus Almeida, membro da comissão de moradores.

Não sei se temos mais alguma declaração legal, mas acho que precisamos reforçar as colocações da comunidade na conversa com a rádio.

Na Rádio de Rua, também foram transmitidas notícias sobre o bairro, alguns quadros como o Cozinha Brasileira, onde as mães dos jovens dão receitas ecológicas e de reaproveitamento de alimentos, spots e jingles sobre reciclagem de óleo de cozinha e ainda aproveitaram a oportunidade para apresentar ao público a vassoura feita de garrafa Pet, criação ecológica de um morador do bairro.

O Projeto São Miguel no Ar nasceu com objetivo de oferecer aos jovens qualificação básica como aprendizes de produção midiática em suas diversas linguagens (fotografia, vídeo, rádio, impresso e internet), por meio de conhecimentos e estímulos à sua formação profissional, aliados ao desenvolvimento como cidadãos participativos em sua comunidade, e propiciar a experimentação de suas potencialidades criativas e artísticas, no sentido de encontrar uma estética singular no fazer da comunicação comunitária. O Núcleo de Comunicação Comunitária também é responsável pela publicação do jornal do bairro A voz do Lapenna. Para saber mais clique aqui.

As ações de Meio Ambiente da Fundação Tide Setubal estão ligadas às atividades do Programa Ação Família. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade do Jardim Lapenna e Jardim Nair, através de atividades de educação e gestão ambiental, buscando a manutenção e adequação do sistema de coleta de lixo domiciliar, tendo em vista a implantação de um sistema de coleta seletiva no bairro. Com o apoio da Fundação a comunidade do Jardim Lapenna formou uma comissão de moradores para mobilizar o poder público e os moradores do bairro, resultando na conquista dos serviços do Ecobaby, um caminhão de lixo de pequeno porte que entra nas pequenas vielas do bairro para a coleta porta a porta.