Fundação Tide Setubal
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Seminário debate cultura, local e global, em São Miguel Paulista

@Comunicacao

15 de setembro de 2008
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A Fundação Tide Setubal realizou em São Miguel Paulista, no último sábado (13/9), o Seminário Cultura: Diálogos para o Desenvolvimento Humano. Cerca de 80 pessoas estiveram presentes no CDC Tide Setubal para acompanhar o debate que contou com as presenças do diretor regional do Sesc-SP, Danilo Miranda, da ex-professora do departamento de Antropologia da USP, Maria Lúcia Montes, e do assessor técnico do programa Fábricas de Cultura, Altair Moreira.

 

O objetivo do seminário foi discutir a centralidade da cultura e a integração das políticas públicas de cultura, tendo em vista o desenvolvimento cultural sustentável e o fortalecimento da localidade em diálogo com o global.

 

“As políticas públicas sustentáveis de cultura devem propor ações de integração em todas as áreas e espaços da cidade: no transporte, na economia, no planejamento urbano, no meio ambiente, na saúde, na segurança alimentar, na comunicação, na educação, no lazer e na cultura. Entender a cultura como uma fatia da realidade, com pequena influência e orçamento mínimo, é abrir mão da diversidade presente nas culturas da cidade e empobrecer o desenvolvimento humano, a identidade, a qualidade de vida do cidadão”, explica o coordenador de cultura da Fundação Tide Setubal, Tião Soares.

 

A mediação ficou por conta da presidente da Fundação, Maria Alice Setubal. Ela lembrou da importância de valorizar a concepção de cultura da zona leste sem torná-la um gueto fora da cidade. “O diálogo sobre a inclusão de diferentes regiões da cidade na temática da cultura é fundamental. Promover a relação São Miguel e a cidade é um grande desafio sobre o qual temos refletido”, afirmou ao abrir o debate.

 

Danilo Miranda agradeceu a oportunidade de poder ver e conversar diretamente com a comunidade. “Raramente tenho a chance de chegar na ponta e conhecer essa realidade. E o que estou vendo aqui é uma vivência, um verdadeiro movimento”, disse. Ele norteou sua fala pela questão do período eleitoral, a partir de uma constatação de que as propostas dos candidatos na área de cultura não reconhecem a centralidade da cultura e sua necessária integração com todas as outras áreas.

 

“Pensa-se muito em propostas de repercussão política, como construção de equipamentos de lazer, mas falta entender a cultura enquanto centralizadora do movimento humano em todos os aspectos”, afirmou Miranda, lembrando que cultura não é apenas arte, manifestação simbólica. “Artes e espetáculo são importantes, mas a cultura reflete uma verdade, um fato. Saúde é cultura, violência é cultura, meio ambiente é cultura, educação é cultura. E nenhum político, ao falar em cultura, considera isso.”

 

Ele criticou o “egoísmo infantilizado” desses políticos, que sempre consideram seus próprios feitos muito bons e os dos outros muito ruins, fazem pouco e atacam muito. “Eu não acredito que a questão da cultura seja a construção de equipamentos. Há tanto espaço razoável, vamos recuperá-los e começar a pensar na sua qualidade e nas pessoas que os freqüentam”, indicou.

 

Sobre a visão de que cultura é uma alternativa à violência, Miranda foi crítico. Ele lembrou que todos precisam de cultura, não apenas o jovem marginalizado. “Cultura como substitutivo é subproduto, não pode ser matéria de política pública. Se você fortalece a cultura como combate à violência, acaba fortalecendo a violência. Cultura tem a ver com participação comunitária, com compromisso.”

 

Para ele, a vida na cidade requer um entendimento profundo sobre convivência, o que não é algo novo, mas exige um tipo de compromisso que tem a ver com aspectos do ser humano, para a melhoria da sua qualidade de vida. “A cidade é uma só. As ações têm que ser para a cidade inteira. Vamos parar com ‘periferismos’. Existem lugares em que existem mais equipamentos do que necessário. É preciso equilibrar a cidade, e não considerar a periferia um problema e o centro a solução”, concluiu.

 

 

Do global para o local

 

Maria Lúcia Montes apresentou sua visão antropológica de cultura: elemento central da cidadania, que por sua vez é a qualidade do cidadão. “Da caverna até a metrópole, houve mudanças. Mas hoje vivemos uma barbárie que o homem da caverna não faria. Nós que fazemos parte dessa ‘racinha’ precisamos pensar como organizar adequadamente o convívio humano.”

 

Ela lembrou que nos anos 70 e 80 falar em globalização era assunto para especialista, mas que hoje provoca mobilizações planetárias em torno de assuntos comuns. “Mas essas mobilizações nem sempre dão resultado. Temos que começar mudando os hábitos das pessoas. Mudança de hábito, de visão de mundo e de perspectiva é mudança de cultura. Sem ela, o planeta já era”, enfatizou.

 

Nos anos 90, contou Maria Lúcia, as convenções da Unesco contra a homogeneização cultural repercutiram e geraram importantes políticas de preservação do patrimônio imaterial e debates sobre a importância da diversidade em todo o mundo. No entanto, ainda é comum criar rótulos. “A nossa cultura é arte, e do outro é folclore. Quando falamos em diversidade cultural, é preciso tomar cuidado com esses rótulos: arte nordestina, arte da periferia, arte popular, etc.”

 

Para ela, o Brasil vive um momento de muita importância, no qual setores tradicionalmente marginalizados estão tendo espaço. “Este é um momento crucial para se pensar o futuro do país. E a globalização nos fez conhecer outros modos de pensar, então como incorporar esses saberes?”, questionou. “Desenvolvimento sustentável deve considerar o grau de exclusão e se preocupar em integrar as populações marginalizadas.”

 

Maria Lúcia considera que a grande questão é: como fazer o diálogo do global com o local? “A centralidade da cultura está desde salvar o planeta até salvar a nossa cidade. Num mundo globalizado, a cultura é fundamental, para pensar no grande e no cotidiano, pensar o convívio local e sua potência global. Nossa tarefa é estar nos clubes da comunidade. A forma como a gente trata os equipamentos públicos é fator de promoção da cultura”, completou.

 

Ela também falou sobre a atividade cultural como forma de ocupar as ruas. “Na prática cotidiana dos moradores, quando há alternativas, a violência diminui. Não é atividade para tirar o menino da rua, mas para ocupá-la, integrar as pessoas, todas elas, não só a criança”, explicou, lembrando que as pessoas se orgulham quando têm um espaço bonito e bem cuidado. “O equipamento urbano é sinal de que há dignidade no lugar. Se ele dá certo, a população reconhece. Tem que ter lugar pra integrar a cultura. Mas é fundamental promover a manutenção do espaço e cuidar da programação”.

 

 

Gestão pública

 

Secretário de cultura de Santo André na gestão do prefeito Celso Daniel (final dos anos 90), Altair Moreira falou que a gestão pública não consegue trabalhar com a diversidade cultural porque não conhece os sistemas locais de cultura: como vivem, o que circula, o que fazem as pessoas no bairro. “O Estado ficou tão ausente que a população criou suas próprias políticas de circulação da cultura. Ainda é um desafio essa relação do poder público, que é política de governo e não de Estado, com os sistemas locais de cultura”, afirmou Moreira. Para ele, administrar é mover a cidade culturalmente, não é técnica. “O poder público só tem representado o autoritarismo e a burocracia, não há alguém para falar com o povo. É preciso diálogo e auto-conhecimento, porque quem preserva o seu bem é aquele que convive com ele.”

 

Segundo Moreira, os governos não criaram espaço para a diversidade democrática. Ou seja, não há direito de uso nos espaços públicos, não há direito de ir e vir. Além disso, o artista local é tratado como artista de mercado e as leis de incentivo empobreceram os debates sobre cultura. “Os investimentos públicos na cultura caíram vertiginosamente. Hoje é nada, porque concorre por recursos com a iniciativa privada. Temos que colocar isso no eixo, encarar como uma discussão da sociedade civil. E o Estado deve assegurar a circulação e revelar as identidades locais sem juízo de valor, olhar a diversidade como patrimônio. Quando todos têm consciência do seu território como conexão para outras relações, abre-se um diálogo.”

 

Outro problema, afirmou ele, é trabalhar a cultura como manifestação artística. “Todas as oficinas para jovens têm olhar artístico. Precisamos aprofundar as reflexões sobre cidadania. Essas têm que ser as oficinas culturais. Se o cidadão passa a ter uma visão ampla, ele vai ter condições de saber se quer tocar violão, se quer dançar ou não. Se a cultura não dialoga com a educação, vamos sempre ter apenas paliativos”, provocou.

 

 

Próximos passos

 

Durante a tarde, os participantes do seminário reuniram-se em grupos para discutir os temas: Diálogos interculturais na cidade, Centralidade da cultura em um mundo globalizado e Gestão da cultura e disputas simbólicas na cidade.

 

Ao final do evento, eles sistematizaram propostas de atuação na área de cultura que devem ser retomadas em novo debate, a ser realizado no mês de novembro. A idéia é formar um grupo permanente de discussão sobre cultura na zona leste.


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