Seminário ‘Diálogos sobre Desigualdades’ e série ‘Travessias Desiguais’ destacam a urgência de ações para a promoção da equidade
Com realização em 9 de setembro, às 9h, no Itaú Cultural, o seminário ‘Diálogos sobre Desigualdades’ conta com lançamentos da série ‘Travessias Desiguais’ e da pesquisa ‘Percepções sobre Desigualdades no Brasil’; inscrições estão abertas
Em 9 de setembro, às 9h, o Itaú Cultural sediará o seminário Diálogos sobre Desigualdades: o Brasil que percebemos.
O evento tem como objetivo reunir representantes do setor público, sociedade civil, terceiro setor, campo do investimento social privado (ISP) e academia para dialogar sobre o contexto das desigualdades sociais no Brasil e maneiras para contorná-las. Desse modo, a atividade está com inscrições abertas para pessoas interessadas.
Assim sendo, o seminário terá os lançamentos dos seguintes materiais:
- A pesquisa Percepções sobre Desigualdades no Brasil, que é fruto de parceria entre o Observatório Fundação Itaú, Datafolha e Plano CDE. Assim sendo, o estudo visa revelar como diferentes grupos entendem as causas, impactos e caminhos para reduzir desigualdades no país;
- A série documental Travessias Desiguais, que tem correalização da Maranha Filmes e da Fundação Tide Setubal. O projeto apresenta, em quatro episódios, vivências de brasileiras e brasileiros das cinco regiões do país em busca de um futuro menos desigual;
- A primeira edição da Revista Observatório, cujo objetivo é discutir a potência do encontro entre cultura e educação como caminhos para enfrentar desigualdades.
Programação do seminário Diálogos sobre Desigualdades
A abertura do seminário Diálogos sobre Desigualdades: o Brasil que percebemos, que acontece das 9h30 às 10h, conta com as presenças e intervenções das seguintes lideranças:
- Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú;
- Maria Alice Setubal, presidente dos Conselhos Curadores da Fundação Tide Setubal e da Fundação Padre Anchieta;
- Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora e representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil.
Já a apresentação da Percepções sobre Desigualdades no Brasil será realizada, das 10h às 11h15, por Alan Valadares e Ana Maria Cardoso, ambas pessoas integrantes do Observatório da Fundação Itaú. Desse modo, a dupla mostrará os destaques e pontos de atenção que compõem o estudo.
Além disso, a programação do seminário Diálogos sobre Desigualdades: o Brasil que percebemos terá, então, o painel As desigualdades percebidas pela população: nuances, contrastes e consensos. Com mediação do jornalista Pedro Borges, fundador da Alma Preta Jornalismo, a atividade terá participações de:
- Heloísa Helena M. Cardoso, educadora social e conselheira Tutelar do Rio de Janeiro (São Conrado, Rocinha);
- Thuane Nascimento (Thux), diretora-executiva do PerifaConnection e cofundadora do Observatório das Baixadas;
- Giselle Martins Venancio, docente da Universidade Federal Fluminense (UFF) e titular da Cátedra Unesco sobre Desigualdades Globais.
Na sequência, Guilherme Miranda, do Observatório da Fundação Itaú, coordenará, então, a Apresentação Revista Observatório: A potência do encontro entre arte, cultura e educação.
Travessia audiovisual e enfrentamento das desigualdades
O segundo bloco do seminário Diálogos sobre Desigualdades: o Brasil que percebemos terá como foco o lançamento da série Travessias Desiguais.
Nesse sentido, a apresentação da série acontecerá às 14h e será precedida pelo painel Nós por nós: Pensar as desigualdades, reinventar as travessias. Ao ter mediação de Danilo Pássaro, teólogo, mobilizador social e historiador, o debate terá as presenças de:
- Luana Kumaruara, antropóloga e professora universitária indígena;
- Jovanna Cardoso, fundadora do Movimento Político Organizado de Pessoas Trans Brasileiras;
- Carlos Vieira, médico e comunicador periférico;
- Vovó Ione, anciã do povo Terena.
Após o debate, o público assistirá a um episódio de Travessias Desiguais. Na sequência, as pessoas presentes poderão conferir, então, as falas de encerramento – que serão feitas por:
- Tiago Pereira, diretor-executivo da Maranha Filmes;
- Juliana Cristina Santos, diretora de Produção da Maranha Filmes.
Inscrições e mais informações
O seminário Diálogos sobre Desigualdades: o Brasil que percebemos está com inscrições abertas e pessoas interessadas em acompanhá-lo poderão cadastrar-se por meio deste formulário.
Por fim, o evento será em 9 de setembro (terça-feira), a partir das 9h, no Itaú Cultural (avenida Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo-SP).
