Seminário Plataforma Alas em Debate aborda promoção da diversidade racial e educação antirracista em empresas e instituições

Programas de influência

14 de agosto de 2024

Encontro Plataforma Alas em Debate acontecerá em 21 de agosto, em São Paulo. Atividade marcará também o lançamento da terceira temporada da websérie Caminhos pela Equidade Racial

Apenas 8% dos autodeclarados pretos e pardos ocupam cargos de liderança no ambiente em que trabalham. É o que revela a pesquisa Lideranças em construção: por que a trajetória de profissionais negros é tão solitária?. O estudo foi realizado pela consultoria Indique uma Preta e a Cloo, empresa de investigação e consultoria comportamental.

Nesse sentido, com a proposta de promover diálogos inclusivos sobre a importância e o compromisso das lideranças brancas na luta pela equidade racial, sensibilizar profissionais de recursos humanos, empreendedores e filantropos, a Fundação Tide Setubal promove o seminário Plataforma Alas em Debate. O encontro acontecerá em 21 de agosto, às 9h, no Itaú Cultural. Além disso, haverá o lançamento da terceira temporada da websérie Caminhos pela Equidade Racial.

“Nesta temporada, trabalhamos com o formato de videocast com  o conteúdo em três episódios, cada um abordando um campo de atuação: investimento social privado, educação e empresas. Sabemos que essas instituições têm um papel fundamental e uma responsabilidade inegável na busca pela justiça social e racial. Nosso objetivo é trazer referências nesses campos para debater conjuntamente essa questão tão urgente e necessária”, explica Viviane Soranso, coordenadora do Programa Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso da Fundação.

Desde 2021, a Plataforma Alas tem se destacado, desse modo, como uma iniciativa crucial no fortalecimento de lideranças negras em diversas áreas. Assim sendo, os segmentos abrangem o sistema judiciário, o meio acadêmico, o setor empresarial e a política. Ao longo da sua trajetória, a plataforma beneficiou, então, cerca de 300 lideranças negras, promovendo capacitação e um pacto coletivo que envolve tanto instituições negras quanto lideranças brancas em ações para acelerar a busca pela equidade racial.

Salve na agenda

Confira a programação do evento Plataforma Alas em Debate:

• 9h00 — 9h30: Café de chegada e recepção
  • 9h30 — 9h40: Fala de abertura com a Mestre de Cerimônia
  • 9h45 — 11h15: Exibição do teaser da terceira temporada da websérie Caminhos

* A mesa 1  – Papel das Instituições e lideranças brancas na luta pela equidade – terá participações de Fabio Alperowitch (fama re.capital), Inês Lafer (Gife) e Nicole Carnizelo (Santa Plural). A mediação será da jornalista Adriana Couto

• 11h15 — 12h45: Mesa 2

* Elas Periféricas: Uma experiência de fomento a Instituições negras -, com Viviane Soranso e Guiné Silva, coordenador de Fomento a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal. Compartilham também experiências a consultoria Ponte a Ponte e o site jornalístico Nós, Mulheres da Periferia

• 12h45 — 12h55: Fala Institucional da Fundação Tide Setubal
  • 12h55 — 13h00: Fala encerramento com Mestre de Cerimônia

O evento acontecerá em 21 de agosto, no Itaú Cultural (avenida Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo).

Por fim, inscreva-se na página do evento Plataforma Alas em Debate.

Foto: Nappy