5°Encontro de Cultura Hip Hop criará trajeto urbano com grafites e poesia

16 de fevereiro de 2011

A Fundação Tide Setubal realiza em 27 de março, domingo, o 5° Encontro de Cultura Hip Hop em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo (SP). No período diurno, diferentes coletivos da região irão às ruas para criar um trajeto urbano, com grafites e poesia, a partir de diferentes temáticas, como meio ambiente e cultura. No retorno para o CDC, os grafiteiros trarão para painéis lá instalados suas leituras sobre as ruas do bairro. À tarde, a partir das 15h, a festa será no Clube da Comunidade (CDC) Tide Setubal, no Jardim São Vicente, com apresentações de rappers, MCs, DJs e b-boys.

Segundo Tião Soares, coordenador de cultura da Fundação Tide Setubal e idealizador do evento, os trajetos urbanos se caracterizam por caminhos onde os jovens se encontram para troca de experiências e criação de seus símbolos. A ideia é se apropriar deste conceito da antropologia urbana para dialogar com os transeuntes, buscando a valorização das expressões da cultura hip hop e reflexão sobre as questões representadas.

“Além de socializar esta expressão cultural, contribuindo para diminuição do preconceito, ao intervir no espaço público, queremos alterar e humanizar o olhar daquele que está passando pela rua, levando-o à reflexão sobre temas presentes no dia a dia da região em que vive”, destaca Tião. O trajeto com grafite e poesia terá como ponto de partida o CDC Tide Setubal e deve ir até as proximidades do Galpão de Cultura e Cidadania.

Tradição na localidade

Para disseminar a produção local da cultura hip hop no bairro e estabelecer a conexão com outros movimentos da cidade de São Paulo, a Fundação Tide Setubal promove, desde 2007, um encontro anual que virou tradição no calendário de São Miguel. Na primeira edição, jovens grafitaram 400 m² de muros do CDC. No ano seguinte, a festa contou com show dos rappers Sombra e Criolo Doido. Já o destaque do 3° encontro foi a presença feminina, com participação da rapper Tiely Queen.

No ano passado, o evento reuniu mais de 2 mil pessoas, de diferentes pontos da cidade, que se animaram com uma programação bem variada. Além de muita música, houve break, grafitagem, street Ball, skate e exibição do filme “Profissão MC”, seguido de debate com o diretor e escritor Alessandro Buzo. O 5° Encontro de Cultura Hip Hop também promete diversão e reflexão. Acompanhe a programação pelo twitter.com/tidesetubal e pelo site www.fundacaotidesetubal.org.br