Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Com auxílio de parceiros, jornal A Voz do Lapenna ganha novo layout em abril

@Comunicacao

4 de abril de 2012
Compartilhar:

A partir de abril, o jornal comunitário A Voz do Lapenna, produzido pelo Núcleo de Comunicação Comunitária (NCC) São Miguel no Ar, circulará com novo projeto gráfico graças à parceria entre Fundação Tide Setubal, Rede Marista de Solidariedade e Senac Itaquera. A publicação ganhou apresentação visual mais leve e impressão em quatro cores, no formato tabloide, para atrair jovens leitores. Os conteúdos continuam voltados a temas ligados a sustentabilidade e desenvolvimento local, de maneira a colaborar com o letramento e a mobilização comunitária.

 

O novo projeto foi concebido durante seis meses, por alunos da formação técnica em Comunicação Visual do Senac Itaquera, como trabalho de conclusão de curso. “A contribuição desses jovens é muito significativa porque o jornal começou com o desejo de outros jovens de fazerem comunicação comunitária”, explica José Luiz Adeve, o Cometa, coordenador do NCC da Fundação Tide Setubal. “Os alunos do Senac abraçaram a ideia do jornal, entenderam que o veículo está preocupado com a necessidade da transformação social e deram sua contribuição”, observa.

 

Além do novo layout e logomarca, a turma do Senac elaborou um plano de negócios para viabilidade publicitária do veículo, bem como manuais de identidade visual e de diagramação, com orientações acessíveis. Os recém-formados vão replicar esses conhecimentos em uma oficina de design gráfico, dirigida a um grupo de moradores do Jd. Lapenna e de jovens educomunicadores do Centro Social Marista Irmão Justino, em União de Vila Nova. O intuito é que, após a capacitação, os participantes integrem a produção editorial do jornal A Voz do Lapenna.

 

 

Troca de tecnologias

 

A Rede Marista de Solidariedade, parceira do NCC na impressão dos jornais e em projetos de educomunicação, foi quem fez a ponte entre o núcleo e o Senac Itaquera. Na avaliação de Celinha Nascimento, articuladora da Rede Marista de Solidariedade, o novo layout é o resultado positivo da soma de conhecimentos de cada instituição e da troca de tecnologias sociais entre elas. “O ganho dessa ação é compartilhada entre os parceiros e seus beneficiados. Nossos educandos, por exemplo, terão oportunidade de aprender comunicação visual com outros jovens”, destaca.

 

Já Sonia Marin, técnica de desenvolvimento profissional do Senac Itaquera, enfatiza que o encontro das instituições possibilitou aos alunos uma experiência concreta, no qual puderam aplicar suas competências e visualizar a finalidade do trabalho. Cintia Stocchi, responsável pela orientação do trabalho dos estudantes, garante que “se trata de um projeto muito rico, o qual proporcionou aos alunos vivência próxima à do mercado de trabalho, desenvolvimento técnico e pessoal”.

 

Leia, a seguir, depoimentos de alunos de Comunicação Visual do Senac Itaquera.

 

 

“Foi ótimo participar desse projeto, no qual um veículo de comunicação contribui para educação e letramento dos leitores. Não foi só um aprendizado técnico, pude também ampliar minha visão de mundo.”

 

Graziela Vancine

 

 

“Foi um prazer colaborar com uma iniciativa tão bonita quanto a do NCC. Quando pensamos nos manuais, tivemos a preocupação de deixá-los didáticos, para que outras pessoas possam conhecer os princípios da comunicação visual e aplicá-los com facilidade.”

 

Denieusa Madaloini

 

 

“Gostei de conhecer o NCC na visita que fizemos para a elaboração do briefing. Eles desenvolvem um trabalho bacana no Jd. Lapenna. Fiquei feliz de ter emplacado a logomarca que desenvolvi para o jornal.”

 

Camilo Orellanna


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.