Veja a seguir quais iniciativas foram selecionadas na primeira onda do Matchfunding Enfrente e que passarão por mentoria para poderem passar à fase de captação:
Narrativas Marginais, do Núcleo Periférico
Atuante no Bairro Cachoeira, em Curitiba (PR), o projeto consiste na realização de oficinas de literatura, rap e cinema, cuja produção de músicas, textos e curtas dos jovens participantes será mostrada em um sarau.
àwọn obínrin ọ̀rọ̀ – Mulheres da Palavra, da Escola de Poesia
O projeto, que será realizado na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre (RS), tem foco na formação de clube de leitura e de constituição de biblioteca no presídio para colaborar com a remição da pena privativa.
Moradigna, do Moradigna
Atuante no Jardim Lapena, na zona leste da capital paulista, a iniciativa visa reformar casas de pessoas em alta condição de vulnerabilidade social para elas poderem morar com dignidade nas suas próprias residências.
Prosperidade Travesti, da Casa Sem Preconceitos
O projeto irá promover a capacitação de pessoas trans na região metropolitana de Campinas (SP) para elas poderem gerar renda de forma sustentável por meio de aulas de cosmetologia natural e economia criativa.
Afreektech – Negritude Periférica no Centro, do Movimento Black Money (MBM)
Atuante nas periferias do Rio de Janeiro, a iniciativa pretende promover contratações de instrutores e monitores para a realização de um curso a jovens periféricos do Rio de Janeiro no qual os alunos terão experiências com modelagem de negócios, programação para não programadores e vendarketing.
Criptofunk, do data_labe
Atuante no Complexo da Maré (RJ), a iniciativa é um evento na favela sobre segurança, cuidado e liberdade digitais e psicossociais que tem o funk como elemento central.
Pedalando para o Futuro, do Greenbike Serviços Sustentáveis
O projeto visa impactar a realidade de Queimados, município da Baixada Fluminense (RJ), por meio do aluguel de um espaço físico para desenvolver atividades de oficina de mecânica de bicicletas. A iniciativa tem também como foco a produção de bicicletários, realizar curso de capacitação sobre normas do Código de Trânsito Brasileiro e promover o uso de bicicletas compartilhadas a partir da captação de veículos abandonados em prédios e condomínios. Haverá também a realização de pedaladas ecológicas pelos principais pontos da cidade.
Re-encante Seu Recanto, da Associação de Moradores e Empreendedores da Vila Betânia
Atuante em Vila Betânia, em Belo Horizonte (MG), o projeto tem como objetivo transformar uma área de preservação permanente abandonada em um espaço de lazer, cidadania, meio ambiente, esporte e cultura.
Prronto!, da Prronto, Diagnósticos, Projetos e Serviços Ltda.
Inserido na Comunidade Madre Gertrudes, em Belo Horizonte (MG), o projeto tem como foco causar impacto socioeconômico a partir da integração de construtoras a comunidades periféricas por meio da mão de obra feminina, qualificada pela Prronto, onde serão capacitadas em cursos técnicos e de formação humana para atuarem na fase de acabamento de obras.
As Jogadeiras do Pazear, de Karina – Pazear
Atuante em Rio Doce, na Favela do CSU, em Olinda (PE), o projeto tem como objetivo promover compras de materiais esportivos e educacionais, uniformes a contratação de e mão de obra de profissionais da área de educação física e psicopedagogia para a realização de aulas de futebol a 50 meninas. As atividades terão trabalhos relacionados à cultura de paz, igualdade de gênero e empoderamento feminino de meninas por meio do futebol e com metodologia educacional.
CloQ – Simplificando Inclusão Financeira, do CloQ
Focado em classes baixas e pessoas desbancarizadas, o serviço pretende promover o impulsionamento do aplicativo com automação para poder atender um número maior de pessoas a cada mês.
Juventude Consciente, do Movimento de Assistência e Inclusão Social – Consultoria Social
Com atuação no Bairro da Várzea, em Recife (PE), o projeto tem como proposta fomentar o protagonismo e empoderamento de adolescentes e jovens e fomentar a responsabilidade na participação política. Isso ocorrerá por meio da metodologia Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP).
Digital Voluntário Emergencista, da divoem.com
O objetivo é a implementação da plataforma nas periferias de Fortaleza (CE) e Campinas (SP) que permite os serviços públicos 192 (SAMU) e 193 (Corpo de Bombeiros) acionarem e coordenarem voluntários cadastrados. O foco é a redução do tempo necessário para a realização de primeiros socorros.
Maker Lab Móvel, da Aimo Tech
O foco da iniciativa é criar um laboratório maker itinerante no Bairro de Itapuã, em Salvador (BA), para difundir a cultura maker nas escolas da rede pública da cidade.
Tela Cabana – Mostra Amazônia Cinema Brasileiro, da Lux Amazônia Produções Cinematográficas
Trata-se de mostra itinerante de cinema nas periferias de Belém e comunidades do interior do Pará na qual serão exibidos filmes produzidos na própria região amazônica.