Onda Estruturante do Matchfunding Enfrente alcança marca inédita e bate recorde

Fomento a agentes e causas

19 de fevereiro de 2021

Por Amauri Eugênio Jr.

No decorrer de 2020, o Matchfunding Enfrente, iniciativa de financiamento coletivo desenvolvida pela Fundação Tide Setubal em parceria com a Benfeitoria, mobilizou mais de R$ 7 milhões para reduzir os impactos causados pela pandemia de Covid-19. No total, 265 projetos das cinco regiões do país foram potencializados por meio da iniciativa e auxiliaram, diretamente, mais de 222 mil pessoas.

No fim do ano passado, o Matchfunding Enfrente ampliou o foco para auxiliar ações com foco de atuação mais perene e desenvolveu a Onda Estruturante, que esteve no ar até janeiro de 2021 e foi voltada ao fortalecimento de agentes locais das periferias brasileiras que estivessem em busca de soluções de longo prazo para enfrentar problemas socioeconômicos e urbanos. Ainda, essas mesmas iniciativas deveriam ter como premissa promover melhorias nas condições de vida dos territórios periféricos, além de fortalecer o poder de reação em períodos de crise.

Os resultados da nova onda foram inéditos: todas as 15 iniciativas incluídas nesta etapa alcançaram 100% da meta de arrecadação estipulada, resultado inédito na plataforma. O valor total mobilizado nesta etapa foi R$ 1.432.497, que é resultado do somatório do aporte do Fundo Colaborativo Enfrente (R$ 900 mil) com o montante oriundo via crowdfunding (R$ 532.497).

O desempenho inédito e bem-sucedido das 15 iniciativas da Onda Estruturante não foi coincidência. “Acredito que o fator crucial para o sucesso desta edição foi o bom planejamento da comunicação das campanhas, deixando claro o caráter perene e quão profundamente eles impactam nos problemas estruturantes das periferias. Outro ponto que agregou bastante foi a atuação em rede dos próprios proponentes, que trocaram entre si estratégias e contatos para alavancarem suas campanhas”, destaca Yasmin Youssef, coordenadora do Matchfunding Enfrente pela Benfeitoria.

Por meio dos indicadores que mostram as marcas inéditas alcançadas, Wagner Silva (Guiné), coordenador de Fomento e Apoio a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal, destaca o potencial transformador das iniciativas apoiadas. “Isso mostra a potência das iniciativas de diferentes formatos e regiões do país, que vão de soluções estruturantes para pequenos negócios à inserção no mercado de trabalho, de tecnologias a mapeamentos e inclusão socioeconômica, que sensibilizaram e mobilizaram mais de 3 mil colaborações de benfeitores em todo país e em mais 14 países.”

Lupa sobre os resultados

A afirmação feita por Guiné ressalta o caráter diverso dos perfis dos apoiadores. As 15 iniciativas inseridas na plataforma mobilizaram 3.072 colaborações de 25 estados mais o Distrito Federal, além de 14 países estrangeiros. Pode-se destacar também que 99% dos apoiadores eram pessoas físicas, além de que 156 dos colaboradores fizeram mais de uma doação.

De acordo com Yasmin Youssef, a mobilização que os colaboradores fizeram para compartilhar campanhas e apresentar iniciativas para os seus respectivos contatos teve papel significativo nesse contexto. “Este modelo de financiamento, por ser online e ter como pilar uma comunicação estruturada, faz com que os projetos consigam ‘furar suas bolhas’ de contato e atingir públicos – e colaboradores – para muito além da sua localização.”

Descrição dos valores captados na Onda Estruturante do Matchfunding Enfrente

Descrição dos valores captados na Onda Estruturante do Matchfunding Enfrente (Infográfico: Benfeitoria)

Como apoiar a potência das periferias brasileiras?

Além de colaborar diretamente para as iniciativas que estiverem no ar durante as campanhas de captação, outra possibilidade para apoiá-las é doar diretamente para o Fundo Colaborativo Enfrente.

O fundo foi criado em 2020, por meio da articulação em rede da Fundação Tide Setubal e diversos parceiros, e teve como objetivo no primeiro momento apoiar iniciativas voltadas ao enfrentamento e superação dos efeitos socioeconômicos causados pela pandemia de Covid-19 nas periferias urbanas. Todavia, essa ação mostrou-se potente a ponto de ter sido mantida para as próximas ondas do Matchfunding Enfrente.

Acesse benfeitoria.com/fundoenfrente para apoiar o Fundo Colaborativo Enfrente.