Novo Elas Periféricas amplia em dez vezes o número de iniciativas financiadas

Fomento a agentes e causas

25 de março de 2021

Por Daniel Cerqueira

Em sua terceira edição, o edital Elas Periféricas chega ampliado e pronto para acolher cerca 60 iniciativas criadas e/ou lideradas por mulheres negras das periferias e traz, além da sua experiência adquirida nas versões anteriores, uma nova parceria com a plataforma TikTok.

As duas primeiras edições, que foram realizadas em 2018 e 2019, mostraram à Fundação Tide Setubal a força de se investir em ações de transformação para uma parcela da população que, historicamente, encontra mais obstáculos para acessar recursos. Foram ao todo doze projetos – 06 em cada edição – que receberam investimento e um conjunto de formações em estruturação e gestão de projetos; sustentabilidade financeira e mobilização de recursos; comunicação estratégica – interna e externa -; indicadores, monitoramento e avaliação; e) tecnologia e transformação social.

A nova fase trará, por meio de parceria com a rede social TikTok, a oportunidade de trabalhar também com o tema do marketing digital. “A gente entende, com a metodologia adquirida nessas duas edições, que o Elas Periféricas pode contribuir para fortalecer organizações sociais e coletivos liderados por mulheres negras no país. Agora, com a experiência do marketing digital, terão também a oportunidade de descobrir formas de levar as suas causas para ainda mais longe”, pontua Wagner Silva (Guiné), coordenador de Fomento a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal.

Parceria com o Tik Tok

Novidade desta edição, a parceria trouxe novas possibilidades para o projeto. A utilização do marketing digital na plataforma tende a fortalecer as iniciativas, gerando mais conhecimento e engajamento, uma vez que as proponentes também se comprometem a criar uma conta para serem também vozes inspiradoras e criativas de mudança.

O lançamento da parceria ocorreu em 8 de março quando a plataforma lançou a campanha #SouDona, inspirado no sucesso Dona de Mim, da cantora Iza, para exaltar o protagonismo das mulheres. A nova versão contém regravações das cantoras Marvvila, Urias, Majur, Mariah Nala, Lauana Prado e Negra Li – que participa com um rap especial. A campanha inteira foi criada e executada por equipes femininas e, além disso, a plataforma e as artistas que participaram irão doar o cachê para apoiar o projeto Elas Periféricas.

A parceria é também uma estratégia de posicionamento da marca. Como afirma a diretora de Marketing para América Latina, Kim Farrell, “o TikTok está comprometido em investir em causas que reflitam os seus valores não só no que aparece nas campanhas, mas também na forma de criá-las. Como marca, é uma honra poder criar essa nova versão de uma música tão importante para as mulheres e conectar com a criatividade, diversidade e autenticidade que é a base da nossa plataforma e nossa comunidade.”

O funcionamento do 3° Elas Periféricas

Esta edição está com inscrições abertas desde 17 de março. Até 7 de abril, qualquer iniciativa que possua origem e atuação em periferias urbanas brasileiras ou contextos periféricos urbanos e tenha entre as suas cofundadoras ou líderes mulheres negras – pretas ou pardas, assim como cis ou transgênero – com trajetória e vivência em periferias, pode baixar o edital e fazer o seu cadastro. Além disso, no último dia, uma equipe técnica da plataforma Bússola Social estará disponível até as 19h para prestar suporte em casos de dúvidas relacionadas ao sistema.

Assista à live sobre o processo de participação no edital Elas Periféricas 3

A principal intenção desta chamada é oferecer apoio institucional por meio do repasse financeiro de R$ 20 mil (vinte mil reais) a cada uma das iniciativas. O suporte será somado a um ciclo de formação em temáticas fundamentais para o desenvolvimento das iniciativas que atuam dentro das periferias e nos contextos periféricos.

Outro ponto importante: este ano, o apoio financeiro não poderá ser usado para ações finalísticas e sim para ações de desenvolvimento institucional, podendo ser investido para estruturar a organização ou coletivo e no aprimoramento de suas estratégias de planejamento, gestão e marketing digital.

As ações podem contemplar, por exemplo:

1. Reorganização do modelo de planejamento e gestão;
  2. Implementação de ferramenta para gerenciamento de projetos;
  3. Aprimoramento das estruturas administrativas;
  4. Capacitação e desenvolvimento de competências e habilidades da equipe;
  5. Implementação de estratégia de comunicação por meio de plataforma digital de vídeos;
  6. Criação ou estruturação de um plano de mobilização de recursos;
  7. Implementação ou aprimoramento de sistemas de monitoramento e avaliação.

As iniciativas vencedoras serão anunciadas em 27 de julho de 2021.

Critérios para selecionar as iniciativas

Para a iniciativa ser selecionada, ela deve estar em acordo com quatro critérios:

1. Estruturação e potencial de gestão. Este critério analisará o alinhamento entre o propósito da organização ou coletivo com as suas estratégias de atuação e público atendido;
  2. Articulação e potencial de impacto de transformação da realidade;
  3. Abordagem criativa: o objetivo é avaliar a capacidade que as iniciativas têm de propor soluções diferentes, criativas e inspiradoras que contribuam para que as periferias possam mostrar sua potência e apresentar novas narrativas sobre a cidade;
  4. Adequação da proposta, ou seja, avaliar se o plano apresentado para o fortalecimento das capacidades da organização ou coletivo é consistente em relação aos objetivos almejados e aos desafios identificados.

Vale ressaltar que o cadastro e a construção da proposta levam tempo e recomenda-se que as iniciativas não deixem para fazê-lo na última hora.

Baixe o edital em fundacaotidesetubal.org.br/elasperifericas para saber mais informações e participar.