CPDOC recebe prêmio, incrementa acervo e participa de redes virtuais

15 de dezembro de 2009

Em 2009, o Centro de Pesquisa e Documentação (CPDOC) São Miguel Paulista recebeu menção honrosa no 6º Prêmio Milton Santos, da Câmara Municipal de São Paulo, pelo trabalho de memória local implementado no bairro, que inclui a formação de jovens pesquisadores.

Entre as atividades desenvolvidas ao longo do ano, destacam-se as oficinas de formação em memória e fotografia, as expedições fotográficas pelas ruas de São Miguel Paulista e as formações externas, em parceria com o Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar, a Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) e a Assistência Comunitária de Ação Social (ACAS).

No balanço geral, o CPDOC encerrou o ano com aumento do acervo: hoje são 4.611 fotografias, 118 livros, 61 cadernos temáticos e 115 revistas voltados à preservação da memória local.

Outro destaque é a participação do CPDOC em redes virtuais de relacionamento. Ao longo de 2009, o Blog CPDOC (http://cpdocsaomiguelpaulista.blogspot.com/) recebeu mais de 7.500 acessos. No Twitter (www.twitter.com/cpdocsaomiguel) são mais de 550 seguidores. Desde 2008, o Orkut reúne 221 amigos. E, no Youtube, já foram registradas mais de sete mil exibições.

“Além de dar continuidade aos projetos em andamento, nosso próximo desafio é aumentar a participação do CPDOC em editais públicos para promover a sustentabilidade deste espaço por meio de parcerias”, afirma o coordenador do CPDOC, Mauro Bonfim, em relação às expectativas para o ano de 2010.