Das quadras para as páginas dos livros, Ana Moser e Fernando Meligeni contam sua história

10 de novembro de 2008

Todo mundo gosta de uma boa história. Com essa frase, no meio de um bate papo descontraído, Marcelo Duarte, jornalista e autor da série Guia dos Curiosos, sintetizou a experiência de Ana Moser e Fernando Meligeni. Não só viver, mas também escrever sua própria história foi um caminho que ambos percorreram, transformando-se também em escritores.

Antes mesmo de deixar as quadras, Ana Moser, decidiu contar sua história. Ela começou a ser colocada no papel em um vôo, depois de uma partida pela seleção feminina de vôlei. “Relembrar a minha trajetória e colocar no papel foi uma maneira de me preparar para a minha despedida. Em muitos momentos, eu escrevia e chorava. Mas quando terminei o livro e deixei as quadras, estava tudo resolvido”, conta Ana.

A experiência como escritora não assustou Ana. A principio ela convidou um escritor para contar sua história, como ele não aceitou, ela mesma resolveu tocar o projeto. “Valorizei as relações, a parte humana, o processo de superação. Na verdade, escrevi esse livro para mim.”

Meligeni tem uma história parecida, mas seus relatos eram apenas um diário, até ele mostrar para o amigo André Kfouri. “Escrevi mais de 100 páginas em word, mas era uma maneira de não esquecer coisas interessantes da minha história. Era um material muito sincero e não tinha a intenção de mostrar a ninguém. O André foi quem me mostrou que aquilo tudo era mais que um diário”.

Mesmo com ano obra  forno, Meligeni tinha dúvidas. “Sempre me perguntava, será que eu mereço um livro? Quando encontrava meus amigos, dizia: fulano, sua história daria um livro, você deveria escrever”. Em um trabalho de dupla, André transformou as 100 páginas em 18 capítulos do livro Aqui tem! e Meligeni resume o livro como uma forma de contribuir com jovens que desejam entrar para o mundo do tênis. “

Para Ana, essas e outras publicações sobre esporte ganham cada vez mais espaço. “Acho que o mundo do esporte anda muito mais reflexivo”, complementa. A frente do Instituto Esporte e Educação, Ana acredita que possa escrever outro livro. “Hoje, não atuo com o foco no Esporte Competitivo e sim na área de esporte como direito. Vivo uma nova fase é possível que essa fase da minha vida também possa ganhar um livro.”

[+] Veja entrevista dos jovens do projeto São Miguel no Ar com Fernando Meligeni.