Curta-metragem “Um Campo e Suas Vidas” mergulha na relação entre comunidade e futebol

Fomento a agentes e causas

27 de novembro de 2023

“Um campo de futebol é responsável por contribuir na constituição das relações dos moradores do Tururu, em Paulista (PE). Ele foi palco de diversos fatos históricos: treinos que levaram adolescentes para jogar um campeonato internacional de futebol, encontros e reencontros.” Este trecho, que compõe a sinopse do curta-metragem Um Campo e Suas Vidas, de autoria do Coletivo Força Tururu, de Paulista (PE) e integrante da temporada 3 da websérie Ancestrais do Futuro, é o ponto de partida para uma jornada que mostra como esporte, cultura e sociedade estão intrinsecamente conectados.

Logo no início da produção, a jovem Sarah Jammyle, que atuou como apresentadora, conduz quem assiste ao filme a uma história marcada por vivências e potências. Trata-se, afinal, de “um palco de várias histórias – algumas tristes e outras alegres. Muitos encontros e reencontros ocorreram aqui”, ressalta a jovem.

A presença de Sarah Jammyle em Um Campo e Suas Vidas passa longe, então, de ser um acaso. Cidicleiton Luiz, do Coletivo Força Tururu, de Paulista (PE), explica o porquê. “A menina que apresenta é Sarah, neta do dono de um time – o Grêmio. Ela é uma menina que participa da vida no campo, pois a família dela está em torno de lá. Queríamos uma menina negra que pretagonizasse o projeto e a encontramos.”

A comunidade e o seu protagonismo

Mais do que ser um território objeto de estudo, o campo de futebol do Tururu é, inegavelmente, o grande protagonista de Um Campo e Suas Vidas. Basta dizer que uma das passagens marcantes do curta-metragem abrange o fato de o local ter sido o palco para a preparação de adolescentes do território para um torneio internacional – e cujo desfecho foi determinante para a construção da identidade da população local.

Nesse sentido, o foco de Um Campo e Suas Vidas e, consequentemente, do Coletivo Tururu é mostrar o protagonismo da comunidade do Tururu. Assim sendo, dos valores que constituem a sua identidade e a relação de afeto com o bairro e o campo de futebol. “

“Fazemos esse trabalho lá há 15 anos. Além de as pessoas nos conhecerem, adultas e adultos saberem que somos filhos de dona Jacy, seo Giga, seo Azevedo ou de dona Neta, elas sabem que somos os meninos que fazemos vídeo na comunidade e ‘damos’ voz para ela. Isso já abre muitos caminhos”, completa Cidicleiton Luiz.

Assista ao curta-metragem Um Campo e Suas Vidas

Sobre a série

Em pontos distintos do mapa do Brasil, jovens mobilizam-se para contar histórias e ressaltar as ancestralidades que inspiram e fomentam a ação, ao evidenciar memórias do presente que estarão nos nossos futuros. A série é composta por cinco episódios:

1. Sem Encruzilhada – Negritar Produções, Belém (PA);
  2. Marias do Sul – DDB7 Produções, de Londrina (PR);
  3. Um Campo e Suas Vidas – Força Tururu, de Paulista (PE);
  4. O Trançado – Souza.Doc, de Santarém (PA);
  5. Neurótico e Consciente – Olhar Marginal, da Baixada Santista (SP).

Por fim, os lançamentos dos episódios ocorrem sempre às quartas-feiras, até 6 de dezembro, no Canal Enfrente (youtube.com/canalenfrente).

Texto: Amauri Eugênio Jr. / Foto: Reprodução / Um Campo e Suas Vidas