Fundação Tide Setubal firma parceria com a Diretoria de Ensino Leste 2 e lança curso de formação

16 de março de 2017

Na última segunda-feira, dia 12 de março, a Fundação Tide Setubal firmou uma importante parceria com a Diretoria de Ensino Leste 2, responsável por 92 escolas estaduais da área, com o intuito de realizar formações e atividades que combinem as metodologias e programas da organização à experiência da rede de ensino e seus profissionais.

“A cooperação da Fundação Tide Setubal com as escolas da região já acontecia há algum tempo, de forma mais pontual. Agora, firmamos essa colaboração de forma oficial e ficamos muito felizes com a perspectiva de atuarmos juntos”, afirmou Paula Galeano, superintendente da Fundação Tide Setubal, ao assinar o termo de parceria.

Eva Maria Pereira da França Santos, Dirigente Regional de Ensino, acredita que a colaboração entre a Diretoria de Ensino Leste 2 e a Fundação Tide Setubal ajudará a resolver uma das principais demandas da rede, a relação entre a escola e seu entorno.  “Esta parceria é muito valiosa para nós. Um dos maiores problemas que temos na escola é o relacionamento com a comunidade e esse apoio vem bem na direção do que nós estamos precisando. A gente percebe que todas as escolas que têm um bom relacionamento com as famílias caminham melhor”, afirma Eva.

Percurso formativo inaugura parceria

O primeiro fruto da nova parceria é o curso “Na educação o território e seus significados importam”, voltado para professores mediadores comunitários, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e professores coordenadores do Núcleo Pedagógico da Diretoria Leste 2.  Composto por quatro módulos, o itinerário formativo foi criado em um processo de colaboração entra a Fundação e o Núcleo Pegagógico da Diretoria, para que o seu conteúdo atendesse da melhor forma possível as demandas da região.

“O papel da escola hoje vai além de ensinar a ler e escrever. O nosso foco é pedagógico, mas não tem como fugir das questões que vão além do espaço da escola, sobretudo o relacionamento com as famílias e as questões ligadas à vulnerabilidade social. Esses tópicos sempre vêm para a pauta das reuniões pedagógicas”, diz Samuel Francisco Primo, Diretor do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Leste 2. “A escola tem um papel social e cada vez mais devemos abrir seus muros para as famílias. A formação vem em boa hora e dialoga com nossas necessidades e ansiedades”, afirma.

Tendo o território como elemento interdisciplinar e articulador das diferentes áreas do conhecimento, os módulos da formação trabalham questões ligadas à convivência, equidade e justiça social, baseados na experiência da Fundação Tide Setubal nos eixos escola-família-território e nas metodologias decorrente dela. Programas como o Ação Família, Educomunicação em Movimento, as formações sobre convivência realizadas pela Fundação ao longo de 2016 e os conhecimentos da organização sobre a Rede de Proteção Social embasam os módulos do curso, cada um com oito horas de duração, divididos em dois encontros cada. A premissa dessa experiência metodológica é que ela tenha potencial socioeducativo e que possa vir a fazer parte da estratégia e repertório institucional de formação de profissionais da área de educação.

Na aula inaugural, realizada no dia 16 de março na Faculdade Paschoal Dantas, em São Miguel Paulista, 120 educadores reuniram-se para conhecer a proposta do curso. Após uma fala de agradecimento da Dirigente Regional de Ensino, o coordenador do Núcleo de Comunicação Comunitária da Fundação, José Luiz Adeve, explicou como funcionaria a dinâmica do dia e ponderou sobre a importância da formação:  “Se não há uma boa convivência entre nós educadores, escola e família, e também entre nós mesmos, a educação muitas vezes fica comprometida”.

Durante quatro horas, os educadores participaram de diferentes dinâmicas. Após as falas de abertura, eles puderam circular livremente em diversos espaços com informações e provocações sobre o que esperar de cada módulo do curso. Na sequência, foi proposto um café colaborativo, no qual sentados em mesas os educadores debateram diferentes temas e desafios da educação. Por fim, o funcionamento do curso foi detalhado.

Ieda Pereira Costa, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Professor José Righetto Sobrinho, empolgou-se com a proposta do percurso formativo. “Me interessei porque serão abordadas questões ligadas à vulnerabilidade. Como estamos na periferia, são situações com as quais lidamos no nosso cotidiano, mas nem sempre estamos preparados”, diz.

Podem participar do curso os educadores das escolas da Diretoria de Ensino Leste 2. As inscrições estão abertas até o dia 5 de abril, e podem ser feitas clicando aqui.