Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Núcleo de Estudos e Gestão do Conhecimento sistematiza experiências

@Comunicacao

14 de janeiro de 2011
Compartilhar:

O Núcleo de Estudos e Gestão do Conhecimento, área da Fundação Tide Setubal responsável pela sistematização de saberes produzidos pela instituição e por sua memória, começa 2011 com quatro desafios: sistematizar a história e a metodologia do Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar e a experiência da instituição na área de educação pública; realizar pesquisa sobre juventude e trabalho, além de dar apoio à equipe da Fundação, oferecendo subsídios para discussões e aprofundamento de conceitos.

 

Segundo Beatriz Lomonaco, coordenadora da área, no primeiro semestre, parte dos esforços estará concentrada na coordenação de uma publicação sobre o Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar. O propósito é dar visibilidade ao projeto e propiciar sua replicação. “Vamos elaborar um livro e algumas brochuras que, além de contarem a trajetória da iniciativa, orientarão professores e jovens na criação de mídias — rádio e TV de rua, blog e jornal.”

 

A área pretende organizar também os registros sobre as diferentes ações da Fundação Tide Setubal ligadas à educação pública. Beatriz explica que, em 2010, foram realizadas entrevistas com os coordenadores de diferentes núcleos da Fundação para verificar pontos em comum dos projetos em aplicação nas escolas públicas da região. Por meio deste trabalho, foi possível observar semelhanças que constituem a metodologia da Fundação nessas parcerias com as escolas. É essa experiência que será disseminada ainda em 2011.


 

Escolha profissional


“Em outra frente, estamos estudando o tema: jovens e trabalho”, conta Beatriz. “Vamos criar um veículo que auxilie os adolescentes a fazer uma escolha mais consciente de sua profissão, com base em informações do mercado e na reflexão sobre seus respectivos projetos de vida”, adianta a coordenadora. Nesta fase inicial, o enfoque está em conversas com jovens, especialistas do terceiro setor e responsáveis por políticas públicas.

 

Criado em 2010, em seu primeiro ano de atuação, o Núcleo de Estudos e Gestão do Conhecimento organizou e publicou “Cidadania Viva: Práticas Socioeducativas em São Miguel”, que apresenta o trabalho de 22 entidades situadas na área de abrangência da subprefeitura de São Miguel. Também desenvolveu um forte trabalho interno com a equipe da Fundação, contribuindo com registro de discussões indicação de fontes de estudos e qualificação do debate institucional sobre temas como desenvolvimento local e vulnerabilidade social.

 

Saiba mais sobre o Núcleo de Estudos e Gestão do Conhecimento:

 

– Novo Núcleo de Estudos e Gestão do Conhecimento nasce para propagar saberes

 

– Núcleo de Estudos e Gestão do Conhecimento lança o livro Cidadania Viva


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.