Espaço Jovem reúne diferentes grupos para apresentação de trabalhos

23 de novembro de 2011

Para celebrar as atividades do ano de 2011 do projeto Espaço Jovem, o Núcleo Mundo Jovem reuniu, no último sábado (19/11), 180 adolescentes a partir de 12 anos. Na parte da manhã, no CDC Tide Setubal, os grupos apresentaram seus trabalhos finais: vídeos, danças, música e teatro. À tarde, foi o momento dedicado à confraternização e à diversão no balneário Pedro Frontin.

De acordo com Viviane Hercowitz, coordenadora do Mundo Jovem, a intenção da festa é lembrar a trajetória deste ano e proporcionar aos diferentes grupos do projeto – CDC, Galpão de Cultura e Cidadania e mais sete escolas – um espaço para que possam compartilhar suas produções, preocupações e reflexões. Os temas predominantes dos trabalhos desta edição foram: relações familiares, drogas e sexualidade. “Todos os jovens revelaram seu potencial e sua criatividade. Estou muito alegre com o resultado. Eles mostraram seus trabalhos com muito prazer. Notamos o quanto é importante criarmos espaços que dêem visibilidade ao que eles realizam”, avaliou Viviane.

O grupo do Galpão produziu um vídeo sobre gravidez na adolescência. “Trabalhamos juntos para fazer esta ‘novela’, discutindo sexualidade, drogas e apoio da família”, ressaltou Elaine Silva, 14 anos. Já o grupo do CEU Três Pontes, motivado pela morte da cantora inglesa Amy Winehouse, fez uma pesquisa sobre adicção e resolveu levar para a festa uma coreografia da música “Rehab”. Outro número de dança foi exibido pela turma da EMEF Dom Paulo Rolim. “Escolhemos a música ‘Máscara’, da Pitty. Tem tudo haver com a gente. Fala sobre identidade, diz que o importante é ser você, e não se esconder”, explicou a estudante Roberta Silva, 13 anos.

Retrospectiva

Com o objetivo de auxiliar os adolescentes na construção de seus projetos de vida, o Núcleo promove o projeto Espaço Jovem para adolescentes a partir dos 12 anos. Em encontros semanais, são discutidos assuntos relacionados ao cotidiano juvenil, como mundo do trabalho, violência e outros, por meio de debates, encenações, jogos, filmes e músicas. Em 2011, foram formados dois grupos, CDC Tide Setubal e Galpão, ministrados por educadores do Núcleo. Um total de 50 jovens foi beneficiado. “Houve uma grande preocupação de enfatizar o tema das drogas neste ano com novas oficinas. É um assunto ocultado nas famílias, na escola e na sociedade. E também abordamos bastante a participação cidadã”, contou Viviane.

A metodologia do Mundo Jovem foi replicada ainda para 30 professores de seis escolas municipais e uma estadual: CEU Três Pontes, CEU Parque São Carlos, Dom Paulo Rolim, Armando Righetti, Flávio Augusto Rosa e Wanda Ovídio, além da Reverendo Urbano. Os multiplicadores atingiram diretamente 230 adolescentes do ensino fundamental, realizando atividades de acordo com a proposta do programa da Fundação Tide Setubal. “Os relatos dos professores são positivos. Os alunos respondem bem a um espaço de escuta, no qual podem conversar sem medo sobre temas ainda tabu, de modo participativo, coletivo e em diálogo com colegas. Eles se sentem acompanhados e orientados nos desafios da vida”, contou a coordenadora do Mundo Jovem.

Expectativas

Em 2012, serão mantidos os grupos do CDC e Galpão, mas agora com 30 vagas cada um. “Esse contato direto com as jovens permite revermos metodologia e temas, bem como escutá-los para influenciar nas políticas públicas do território, indicando ao poder público quais áreas são mais vulneráveis para esse público”, explicou Viviane.

As formações com as sete escolas devem continuar em 2012, com ênfase na interface formação do adolescente, família e participação cidadã. No lugar de seis meses de formação teórica e um semestre para aplicação, teoria e prática serão agora intercaladas, sendo dois meses para cada uma delas. Haverá ainda uma formação específica para coordenadores pedagógicos.

Outra novidade será a articulação do projeto com a política pública municipal do Ampliar. “Muitas escolas devem aderir ao programa, incluindo o Espaço Jovem nas opções de atividades de contra-turno. O professor pode assumir o projeto e ganhar remuneração extra e pontos no plano de carreira”, detalhou Viviane.

Leia depoimentos de jovens participantes do Mundo Jovem:

“No grupo, fiz novas amizades. Discutimos bastante sobre drogas e sexualidade. Mas o mais bacana de tudo é termos um espaço, em que podemos expressar nossas ideias e atitudes”.

Alexandro de Souza Couto, 16 anos, integrante do Espaço Jovem do CDC

“Gostei muito de participar dos encontros. Antes ficava só em casa, e, no grupo, fiz novos amigos e ajudei a organizar eventos. O legal do CEU Três Pontes é que aberto para jovens da comunidade, como eu. Não estudo lá, mas participo das reuniões”.

Bruno Fugiwara Lima, 18 anos, integrante do grupo CEU Três Pontes

“É um projeto que transmite muitas coisas boas para nós. E ainda podemos conversar sobre sexualidade com os educadores e com nossos amigos. Há coisas que os pais não falam. É bom falar com pessoas da nossa idade. Contamos as nossas vivências”.

Ariane Barros Soares, 14 anos, integrante do grupo Armando Riguetti

“Era bem mais tímida. Acho que não teria cantado aqui no encerramento, se não fossem as atividades do grupo. Desenvolvi novas habilidades. Aprendi bastante também, principalmente sobre o valor da família.”

Rebecca Stepahny Fávero, 13 anos, integrante do grupo CEU Parque São Carlos