Jardim Lapenna ganha novo espaço de cultura e cidadania

24 de junho de 2008

Uma parceria entre a Fundação Tide Setubal, a Nitro Química e a Sociedade Amigos do Jardim Lapenna transformou o antigo galpão doado pela empresa do Grupo Votorantim em um espaço de referência em arte, cultura e participação da comunidade. Montado na rua Serra da Juruoca, próximo à sede da Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, o Galpão de Cultura e Cidadania é um grande salão de 500m2, com palco e salas para oficinas e atividades culturais e comunitárias.

As ações realizadas no Galpão de Cultura e Cidadania terão como pressupostos metodológicos compreender e incorporar o desejo de jovens, das famílias e da comunidade desde o desenho das atividades, criar momentos e espaços sistemáticos e permanentes para compartilhar os resultados das ações e qualificar de maneira constante a equipe e fortalecer a comunidade. “Vamos considerar o jovem como sujeito de potencial criativo e ativo. Para isso, vamos dar espaço real para ele participar dos projetos e das discussões de políticas públicas, numa visão clara de participação comunitária”, afirma Tião Soares, coordenador de cultura da Fundação Tide Setubal.

Para tornar concretos os princípios de participação e compartilhamento comunitário, será criada uma Comissão Gestora, que terá a participação de representantes da Fundação, da Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, dos jovens e famílias integrantes dos projetos.

Inicialmente, funcionarão no Galpão dois projetos:

1. Lutheria de tambores – projeto onde 26 jovens têm aula sobre fabricação de tambores, de música e percussão.
  2. Ação Família São Miguel (Unidade Jardim Lapenna) – realizado pela Fundação Tide Setubal e pelo Instituto Alana, esse programa social pretende ampliar a autonomia das famílias e melhorar a qualidade de vida na região. Serão atendidas 150 famílias do Jardim Lapenna. Além de visitas domiciliares, serão realizadas diversas atividades abertas a toda a comunidade (conversas, reuniões, terapia comunitária, encontros de capacitação, debates), todas no Galpão.

“Temos como princípio que não há cidadania sem se considerar os conhecimentos e os valores da comunidade, ou seja, a cultura local. Juntamente com nossos parceiros e a comunidade do Jardim Lapenna, queremos que o Galpão contribua para o desenvolvimento de uma cultura de cooperação entre as pessoas e promova a integração social e a colaboração entre as diversas instituições que atuam na região. Nosso objetivo é que o Galpão seja um espaço de trocas e de saberes de e para jovens. Para isso, vamos desenvolver iniciativas em que eles sejam protagonistas da transformação social, envolvendo artes populares (música, teatro, dança), comunicação, cinema e informática”, conclui Maria Alice Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal.

Galpão de Cultura e Cidadania

Rua Serra da Juruoca, s/nº – Jardim Lapenna – São Miguel Paulista