Analista de comunicação e produtor de conteúdo do site da Fundação Tide Setubal
Jogo “Bora Lá! Juventudes Contra as Desigualdades” propõe estimular o engajamento político de modo lúdico
Jogo Bora Lá! Juventudes Contra as Desigualdades visa disseminar conhecimentos sobre as desigualdades que afetam as juventudes no Brasil.
Bora lá falar sobre múltiplas dimensões políticas com as juventudes e engajá-las em ações em favor da promoção da equidade? Jogar luz nesse tema e promover, de forma lúdica e divertida, reflexões sobre as questões vivenciadas diariamente pelas juventudes brasileiras são as razões de ser do jogo Bora lá! Juventudes Contra as Desigualdades. O lançamento do jogo ocorreu durante live transmitida em 27 de setembro no Enfrente, canal da Fundação Tide Setubal, no YouTube.
Com idealização do Estúdio Cais – Projetos de Interesse Público, parceria da Fundação Tide Setubal e apoio de diversas organizações, o jogo Bora Lá! visa disseminar conhecimentos sobre as desigualdades sociais que afetam as juventudes no Brasil.
“A ideia é podermos ampliar os conhecimentos sobre as desigualdades que afetam as várias juventudes do Brasil. Além disso, o objetivo é também conhecer mais sobre os direitos das juventudes, saber mais a respeito das formas de participação e engajamento na sociedade, principalmente públicos de acesso a direitos”, pontua Daniele Próspero, especialista em jornalismo social e em educação comunitária e coidealizadora do jogo Bora lá!.
O jogo Bora Lá! foi elaborado, então, a partir da participação ativa e colaborativa diretamente das juventudes. Pedro Moura, estudante do Ensino Médio, coordenador de base da Pastoral da Juventude e cocriador do jogo, destaca o protagonismo de jovens no projeto.“O jogo Bora Lá! é um projeto muito abrangente, ao fazer o jovem ter protagonismo e apresentar a diversidade. Somos corpos políticos. Então, é uma ótima porta de entrada para tornar o jovem político e lutar pelos seus direitos, já que estamos falando dos dez anos do Estatuto da Juventude.”
Assista à íntegra da live sobre o lançamento do jogo Bora Lá! Juventudes Contra as Desigualdades
Bora lá entender o jogo
O jogo Bora Lá! Juventudes Contra as Desigualdades é voltado para jovens com idade a partir dos 15 anos e pode ter entre quatro e 12 participantes. Os participantes percorrem então, em grupo, uma trilha na qual deverão superar desafios e criar soluções para enfrentar desigualdades que jovens precisam enfrentar no cotidiano. Assim sendo, esses obstáculos abrangem acessos e garantias de cinco direitos a serem conquistados de forma coletiva e colaborativa:
- Educação;
- Cultura, Esporte e lazer;
- Segurança;
- Trabalho e renda;
- Saúde.
Nesse sentido, a dinâmica do jogo Bora Lá! contempla também demais atividades – é possível realizá-las em caráter individual e coletivo. Algumas contemplam testes de conhecimentos por meio de quizzes e proposições de iniciativas concretas para superar desafios em votação dentro de assembleias. Além disso, pode-se também apresentar ideias em rodas de conversas e contar – ou não – com a sorte na etapa Deu bom / Deu ruim, que abrange situações cotidianas que trazem pontos positivos ou negativos para as vidas das (os jovens).
Por fim, você poderá baixar o jogo Bora Lá! Juventudes Contra as Desigualdades no site da iniciativa.
Saiba mais
+ Reportagem Educação pelo engajamento político
+ Matéria Jovens são o presente do Brasil
+ Matéria Juventude Democratizada
+ Reportagem Do poder público para a sociedade civil
+ Reportagem Sociedade da Comunicação
+ Matéria O que esperar do futuro (e como construí-lo)?
Texto: Amauri Eugênio Jr.