Jovens de São Miguel podem se inscrever em formações gratuitas

16 de fevereiro de 2011

Estão abertas as inscrições para cursos de luteria, música, teatro e para o Projeto Espaço Jovem, que debate drogas, sexualidade e outros temas direcionados a adolescentes. As oportunidades fazem parte das formações gratuitas, oferecidas pela Fundação Tide Setubal aos moradores de São Miguel Paulista e arredores, na zona leste da capital paulista. Os interessados devem se dirigir pessoalmente ao CDC Tide Setubal ou ao Galpão de Cultura e Cidadania, de acordo com o local onde correrá a formação. As datas variam; acompanhe abaixo.

Núcleo ArteCulturAção

Um dos objetivos do Núcleo ArteCulturAção é interligar arte, cultura e cidadania, valorizando o saber da comunidade, por meio de formações em música, luteria e teatro. Na frente de formação sociocultural, o trabalho é com teatro e suas linguagens. Neste semestre, o CDC Tide Setubal terá aulas para jovens a partir de 13 anos. Já o CEU Três Pontes sediará as aulas de iluminação cênica, direcionadas, principalmente, a integrantes de coletivos da região. “O módulo permite não só aperfeiçoamento da habilidade técnica dos grupos, como fomenta mais reflexões sobre a arte e a localidade”, afirma Inácio Pereira dos Santos Neto, coordenador do ArteCulturAção.

No Galpão de Cultura e Cidadania, a formação em Música e Luteria oferecerá dois módulos. Ritmos Brasileiros terá três turmas: duas para crianças entre 7 e 12 anos e uma para adolescentes a partir de 13 anos. A proposta é ensinar música por meio da percussão e do resgate de expressões brasileiras, como coco e ciranda. O outro módulo foca na Construção de Instrumentos de Corda, no qual jovens e membros de coletivos artísticos aprendem a confeccionar bandolim e cavaquinho. As inscrições do ArteCulturAção vão até um dia antes do início de cada módulo.

Projeto Espaço Jovem

O Espaço Jovem abrirá dois grupos: um no CDC Tide Setubal e outro no Galpão de Cultura e Cidadania. A proposta é contribuir com a formação de indivíduos entre 12 e 18 anos, promovendo encontros semanais para debate e reflexão sobre drogas, violência, sexualidade, família, entre outros de interesse da turma. As atividades incluem bate-papos, músicas, teatro e passeios culturais. Para participar, basta realizar inscrição até 11 de março.

Segundo a coordenadora Viviane Hercowitz, os encontros ajudam os adolescentes a pensarem sobre suas escolhas e projeto de vida. “Além do convívio coletivo, eles ganham mais informações sobre os temas e de uma forma diferente. Na escola, geralmente, a sexualidade é abordada pelo viés da prevenção de DSTs/HIV e contracepção. Nós falamos desses assuntos, mas também tratamos, por exemplo, do medo da primeira relação”, complementa.

Calendário das formações oferecidas pela Fundação Tide Setubal

Projeto Espaço Jovem – Inscrições até 11/03

Turma Manhã – 30 vagas

Público-alvo: adolescentes de 12 a 18 anos