Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Zona Leste Sustenta apresenta empreendedores que receberão apoio

@Comunicacao

14 de janeiro de 2011
Compartilhar:

O comitê programático da Comunidade Zona Leste Sustenta divulgou os projetos que terão apoio financeiro e técnico do Fundo Zona Leste Sustentável ao longo de 2011. Dez iniciativas foram selecionadas, nos segmentos de alimentação, comunicação, confecção e meio ambiente. Todas estão sediadas em São Miguel Paulista, Itaim Paulista ou Ermelino Matarazzo. O anúncio ocorreu em 16 de dezembro. Em fevereiro, os empreendedores vão formalizar um contrato com o Fundo para o início do repasse de recursos.

 

O edital aberto pela Zona Leste Sustenta, em 1º de outubro de 2010, recebeu 42 inscrições. Para eleger as propostas, o comitê contou com professores da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), técnicos do SEBRAE São Paulo, integrantes da equipe da Fundação Tide Setubal e lideranças da comunitárias. Uma comissão de especialistas em cada segmento contribuiu com pareceres para a escolha final: Ana Maria Domingues Luz, presidente do Instituto GEA, Marta Mendes, gestora da área de artesanatos, Rafael Cervone Netto, presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis do Estado de São Paulo e Rosinéia Bigueti, supervisora da área de alimentação do SESI.

 

Os critérios de seleção envolviam perspectivas objetivas, como geração de emprego e renda, vínculos com a comunidade local, comprometimento com práticas sustentáveis e valorização da participação de jovens e mulheres. Puderam participar projetos de até R$ 50 mil, inscritos por cooperativas, microempresas, empreendimentos informais e organizações sociais.

 

 

Perfil dos aprovados

 

Entre os dez finalistas, 30% operam sem formalização legal; 30% são cooperativas ligadas ao setor ambiental, e o restante é composto de microempresas. Eles precisam de recursos ou para compra de equipamentos — visando ao aperfeiçoamento da produção —, ou para compor capital de giro. A expectativa do comitê é que os investimentos gerem renda aos empreendedores e contribuam, de fato, com a abertura de novos postos de trabalho na região leste.

 

“O apoio do Fundo representa um pontapé inicial para reestruturação desses empreendimentos selecionados. Queremos que eles se fortaleçam e cresçam, tendo acesso a outros mecanismos de crédito”, afirma Paula Galeano, coordenadora geral da Fundação Tide Setubal, instituição integrante da Comunidade Zona Leste Sustenta. Além do aporte em dinheiro, o Fundo fará acompanhamento e monitoramento dos projetos, oferecendo suporte técnico para gestão, marketing e plano de negócios.

 

 

Próximos passos

 

A Comunidade Zona Leste Sustenta fará, no próximo mês, uma revisão orçamentária dos projetos para estabelecer o cronograma de desembolso dos recursos, o plano de acompanhamento de cada selecionado e dos grupos por segmento. Estão previstas ainda a construção de novas parcerias, principalmente com entidades empresariais da região, que auxiliem na qualificação dos projetos.

 

“Outro desafio é a criação de uma incubadora, vinculada ao Fundo, para monitoramento dos projetos e identificação de novas iniciativas na região”, revela Gabriel Ligabue, consultor do Fundo Zona Leste Sustentável. Gabriel acrescenta que é importante aumentar a visibilidade do Fundo, para que os atores locais a fortaleçam. “A comunidade deve se apropriar da ideia, fazendo com que se torne um instrumento eficaz de desenvolvimento local sustentável de longo prazo”, conclui.

 

Leia a seguir as principais expectativas dos selecionados em cada segmento.

 

Projetos da Área de Alimentação

 

Projeto da Área de Comunicação

 

Projetos da Área de Confecção

 

Projeto de Área de Meio Ambiente


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.