Menção honrosa no Prêmio Betinho de Cidadania destaca Ação Família

14 de agosto de 2009

A Fundação Tide Setubal recebeu menção honrosa na edição 2009 do Prêmio Betinho de Cidadania pelo Programa Ação Família São Miguel. A premiação é concedida pela Câmara Municipal de São Paulo a organizações sem fins lucrativos que desenvolvem iniciativas em prol da cidadania e pelo combate à fome e à miséria na cidade de São Paulo. A cerimônia de entrega ocorreu na segunda-feira, 10 de agosto, em sessão solene na Câmara.

O Ação Família busca fortalecer as relações intra-familiares e comunitárias e contribuir para o desenvolvimento das famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações de formação e a partir do investimento em quatro dimensões – saúde, educação, trabalho e renda e habitabilidade.

Entre as atividades de 2009, há cursos de capacitação profissional, reuniões socioeducativas, terapia comunitária, classes de EJA (Educação de Jovens e Adultos), bazar e passeios bimestrais. Realizado desde 2006, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo e o Instituto Alana, o Ação Família São Miguel beneficia atualmente 450 famílias.

“Receber esse prêmio é a prova de que nossa proposta, metodologia, leque e amplitude são interessantes; de que temos uma iniciativa bem conduzida”, afirma Vera Maria Scognamiglio, coordenadora do Programa Ação Família. Ela completa: “Trata-se de um reconhecimento social do nosso trabalho – alguém de fora vendo que não apenas vinculamos as famílias ao Programa, mas tentamos empoderá-las, que não apenas as acolhemos, mas tentamos construir sua autonomia”.

A coordenadora do Ação Família recebeu a premiação na Câmara, representando a equipe, hoje composta por dez pessoas ao todo. Vera considera que a maior premiação, no entanto, está contida nas próprias falas das integrantes do Programa, durante os encontros em grupo. “É excelente ouvir que as mulheres hoje já conseguem lidar melhor com situações de violência doméstica, que melhoraram seu relacionamento com os filhos, que querem participar de mais cursos e gerar mais renda para suas famílias”, relata.

Além da Fundação Tide Setubal, outras três organizações, dentre dezenas inscritas, também receberam menção honrosa por seus projetos. Foram elas: Cempre – Compromisso Empresarial para Reciclagem (projeto Cooperar Reciclando – Reciclar Cooperando), Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho (projeto Casa do Zezinho) e Programa Aprendiz Comgás – Comgás e ONG Projeto Aprendiz (projeto FormAção – Formar para Ação). A principal premiação destinou-se à ONG Banco de Alimentos, pelo projeto Alimentando a Transformação Social.

Saiba mais sobre o Programa Ação Família São Miguel, clicando aqui.