O combate ao déficit habitacional somente é possível com protagonismo popular

Programas de influência

17 de maio de 2023

“Eu entendo que o déficit habitacional tem de ser enfrentado com a seguinte simbiose. No caso, entre a maneira como a população resolve o seu problema, a assessoria técnica de profissionais ou projetos de profissionais e com o papel do poder público.” Para Nabil Bonduki, arquiteto, urbanista, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e relator do Plano Diretor Estratégico de São Paulo, aprovado em 2014, a junção desses fatores é estratégica quando se fala em habitação de interesse social.

Nabil Bonduki foi um dos integrantes do comitê de avaliação do projeto +Lapena Habitar, correalizado por Fundação Tide Setubal e BlendLab. Desse modo, a iniciativa visa melhorar, por meio da construção de habitações de interesse social, melhorar a qualidade de vida da população do Jardim Lapena. Além disso, ela considera aspectos de desenho urbano e arquitetura, participação social e gestão condominial coletiva, modelo de negócio e financiamento.

Para Bonduki, profissionais em arquitetura e urbanismo devem ter proximidade com a capacidade popular de encontrar soluções arquitetônicas com baixo custo. E, juntamente com valores acessíveis, tais obras têm, segundo o professor da FAU-USP, boa qualidade e podem dar escala para a produção habitacional. “A simbiose entre saber popular e projetos de arquitetos na habitação popular é muito positiva”, pontua.

+ Saiba mais detalhes sobre o +Lapena Habitar

+ Confira quem integra o comitê de avaliação do +Lapena Habitar

+ Conheça as cinco propostas do +Lapena Habitar

Interesse social para além da economia

Os projetos apresentados para o +Lapena Habitar têm como um dos pontos centrais a qualidade de vida e o incentivo à sociabilidade no bairro. Desse modo, os projetos têm foco para além da perspectiva econômica e levam em consideração as necessidades da população.

Nesse sentido, o +Lapena Habitar, para Nabil Bonduki, funciona como uma experiência piloto para guiar iniciativas com maior alcance. “Ele [o +Lapena Habitar] poderá apontar, a partir de uma política pública com investimentos de maior escala e também com maior capilaridade no Brasil, para caminhos de enfrentamento ao déficit habitacional.”

Assista à integra do relato de Nabil Bonduki sobre o +Lapena Habitar

Sobre o +Lapena Habitar

O projeto +Lapena Habitar busca favorecer os movimentos locais que pensam e produzem transformações no tecido urbano. Além disso, a iniciativa visa contribuir para a reflexão sobre o papel da habitação no processo de desenvolvimento sustentável de bairros periféricos, assim como sua integração aos demais eixos de bem-estar urbano.

Uma das ações do projeto é a implantação de novas unidades habitacionais no Jardim Lapena. Essa etapa do projeto considera aspectos de desenho urbano e arquitetura, processos pré e pós-ocupação, participação social e gestão coletiva, modelo de negócio e financiamento.

Confira na playlist a seguir os relatos de integrantes do comitê de avaliação do projeto +Lapena Habitar.

Assista aos depoimentos sobre o +Lapena Habitar

Texto: Amauri Eugênio Jr. / Foto: Vanderson Atalaia