• Ir para o conteúdo
  • Ir para o menu
  • Acessibilidade
  • Contato
  • EN
Logo da Fundação Tide Setubal. A imagem ilustra a página sobre metodologias da Fundação Tide Setubal.
  • A Fundação
    • Quem somos
    • Quem foi Tide Setubal
    • História
    • Equipe e conselho
    • Transparência
    • Parcerias
  • Atuação
    • Como atuamos
    • Prática de Desenvolvimento Local
      • Desenvolvimento Humano
      • Desenvolvimento Urbano
      • Desenvolvimento Econômico
    • Fomento a Agentes e Causas
      • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
      • Apoio à pesquisa
      • Mobilização de ISP e da sociedade civil
      • Projetos apoiados
    • Programas de Influência
      • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
      • Planejamento e Orçamento Público
      • Cidades e Desenvolvimento Urbano
      • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial
      • Democracia e Cidadania Ativa
    • Comunicação
    • Desenvolvimento Organizacional
  • Iniciativas
  • Galpão ZL
    • Galpão ZL
    • Agenda
  • Editais
    • Editais para as periferias
    • Elas Periféricas
      • Elas Periféricas 1
      • Elas Periféricas 2
      • Elas Periféricas 3
      • Elas Periféricas 4
    • Matchfunding Enfrente
    • Edital Traços
    • Territórios Clínicos
      • Edital Territórios Clínicos 2021/2022
      • Edital Territórios Clínicos 2023
  • Em Rede
  • Notícias
  • Conhecimento
    • Artigos
    • Publicações
    • Materiais de Estudo
    • Glossário
  • Imprensa
    • Contato de Imprensa
    • Releases
    • Na mídia
  • Podcast
    • Podcast Essa Geração
      • Temporada 1
      • Temporada 2
      • Temporada 3
      • Temporada 4
      • Temporada 5
      • Temporada 6
      • Temporada 7
    • Podcast Desiguais
    • Podcast Escute as Mais Velhas
  • Contato
  • Acessibilidade
  • EN
Facebook LinkedIn
Home > Fomento a agentes e causas > Notícias

O investimento social privado pode ampliar sua captação por meio da doação

Por Daniel Cerqueira     O ano de 2020 apresentou queda no número de doações feitas pela sociedade civil para causas sociais. No entanto, os fatores externos causados pelas crises econômica e sanitária foram mais preponderantes para esta queda do que um possível desinteresse da sociedade civil em participar. Dados da recém  Pesquisa Doação Brasil […]

Por Daniel Cerqueira

O ano de 2020 apresentou queda no número de doações feitas pela sociedade civil para causas sociais. No entanto, os fatores externos causados pelas crises econômica e sanitária foram mais preponderantes para esta queda do que um possível desinteresse da sociedade civil em participar. Dados da recém  Pesquisa Doação Brasil 2020, coordenada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis) e realizada pela Ipsos mostram que as perspectivas para 2021 são de um importante montante com potencial de captação.

Surgida em 2015, a pesquisa retrata o perfil do doador individual brasileiro e mostra para quais causas ele está disposto a doar, com qual frequência, o valor médio doado e como ocorrem as escolhas dos beneficiários. O estudo contou com o apoio de diversas organizações, como Fundação Tide Setubal, Fundação Itaú Social, Instituto Galo da Manhã, Instituto Unibanco, Santander, Fundação José Luiz Egydio Setubal, Instituto ACP, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Instituto MOL.

Renata Bourroul, representante da Ipsos, acredita que há uma mudança significativa do perfil comparando as edições de 2015 e 2020. “Notamos que subimos um degrau no sentido de ter uma sociedade civil mais engajada e mais predisposta a se apropriar dos problemas do país e endereçá-los.”

Este engajamento se deu, principalmente, pelas classes mais favorecidas – com maior escolarização e renda. Pôde-se ver que 66% dos brasileiros doam, sendo 37% destes com doações diretas a organizações sociais.

Panorama geral sobre o perfil de doações no Brasil

Hora de investir em campanhas de doação

Dos 34% de não doadores pesquisados, 7 em cada 10 dizem concordar que o ato de doar faz diferença, um acréscimo de 10 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Além disso, quase 6 de cada 10 não doadores estão dispostos a doar, um aumento de 50% em relação aos não doadores de 2015.

Joana Mortari, diretora da Associação Acorde Membro do Comitê Coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação e João Paulo Vergueiro, diretor da Associação Brasileira de Captadores de Recursos ABCR destacam no estudo o potencial de captação pelo investimento social privado:

“Ao comparar as duas edições da pesquisa observamos: o aumento das doações da população de alta renda, o aumento da confiança no trabalho das organizações da sociedade civil, a mudança na percepção da importância do poder transformador da doação. Estamos caminhando para um Brasil mais doador”.

A partir do perfil clássico do doador brasileiro, pode-se buscar estratégias de ampliação do montante doado. Nesta edição da pesquisa, a mediana de doações levantadas, ou seja, o valor mais frequente de quem doa, foi de R$ 200. Considerando todos os dados da pesquisa,  calcula-se que Brasil tenha um potencial de doação de 10,3 bilhões para 2021.

De acordo com a  Pesquisa Doação Brasil 2020 o perfil das doadoras é  formado por:

  1. Mulher;
  2. Idade média de 42 anos;
  3. Tem curso superior;
  4. Vive nas regiões Nordeste e Sudeste;
  5. Tem renda familiar superior a quatro salários mínimos;
  6. Está satisfeita com a própria renda;
  7. É adepta de alguma religião

A internet deve ser uma grande aliada nessa nova etapa. Em sua análise final para a pesquisa, Marcos Kisil Fundador e conselheiro do IDIS  ressalta que  “a percepção dos doadores de que a presença de meios de doação via internet facilitou o processo. Isso mostra que a tecnologia se tornou instrumento importante, a ser observado num futuro pós-pandêmico imediato para aumentar o número de doações e doadores”.

Quer conhecer mais detalhadamente a pesquisa? Baixe a íntegra da Pesquisa Doação Brasil 2020 no site do Idis. Aproveite também para conferir os destaques do estudo no portal criado para a pesquisa.

Receba conteúdos novos periodicamente

Conteúdos relevantes no seu e-mail

Palavras Chaves

  • campanha de doação
  • Fomento a Agentes e Causas
  • Idis
  • ISP
  • Pesquisa Doação Brasil 2020
  • Sociedade Civil

Você também pode gostar

FOMENTO A AGENTES E CAUSAS

Matchfunding Enfrente seleciona finalistas da primeira da onda

De Fundação Setubal 21 de fevereiro de 2020

Imagem do edital Elas Periféricas. A arte é predominantemente azul e tem, ao centro, o logo do projeto - aparece uma mulher negra e, sobre ela, há a informação "Elas Periféricas 3a Edição". A imagem contém detalhes geométricos rosa, lilás e verde. Imagem do edital Elas Periféricas. A arte é predominantemente azul e tem, ao centro, o logo do projeto - aparece uma mulher negra e, sobre ela, há a informação "Elas Periféricas 3a Edição". A imagem contém detalhes geométricos rosa, lilás e verde.
FOMENTO A AGENTES E CAUSAS

Novo Elas Periféricas amplia em dez vezes o número de iniciativas financiadas

De Fundação Setubal 25 de março de 2021

COMUNICAçãO

Conectar redes para financiar projetos – Fundação Tide Setubal entrevista Tati Leite

De Fundação Setubal 30 de setembro de 2019

Voltar a pagina inicial Voltar à página inicial Voltar ao topo Voltar ao topo
Fundação Tide Logo Rodapé Mobile Fundação Tide Logo Rodapé desktop
R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar 04536-000 | São Paulo | SP Brasil
Telefone: (11) 3168-3655
  • ícone do facebook rodapé
  • ícone do instagram rodapé
  • ícone do linkedin rodapé
  • ícone do youtube rodapé
Fechar mapa do site

A Fundação

  • Quem somos
  • Quem foi Tide Setubal
  • História
  • Equipe e conselho
  • Transparência
  • Parcerias

Iniciativas

Galpão ZL

  • Galpão ZL
  • Agenda

Editais

  • Editais
  • Elas Periféricas
  • Matchfunding Enfrente
  • Traços

Atuação

  • Como atuamos
  • Prática de Desenvolvimento Local
    • Desenvolvimento Humano
    • Desenvolvimento Urbano
    • Desenvolvimento Econômico
  • Fomento a Agentes e Causas
    • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
    • Apoio à pesquisa
    • Mobilização de ISP e da sociedade civil
    • Projetos apoiados
  • Programas de influência
    • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
    • Planejamento e Orçamento público
    • Cidades e desenvolvimento urbano
    • Nova economia e desenvolvimento territorial
    • Democracia e cidadania ativa

Fundação em rede

Notícias

Conhecimento

  • Publicações
  • Artigos
  • Materiais de estudo

Imprensa

  • Contato de Imprensa
  • Releases
  • Na mídia

Contato

  • Ícone Facebook Rodapé
  • Ícone instagram Rodapé
  • Ícone linkedin Rodapé
  • Ícone youtube Rodapé
© Copyright 2025. Fundação Tide Setubal. Política de privacidade.
Desenvolvido por Espiral Interativa Link Externo

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceito o uso de cookies