Exposição fotográfica “Território Importa” traz para o Instagram histórias periféricas de todo o país

Fomento a agentes e causas

25 de outubro de 2021

Por Daniel Cerqueira / Foto: Tiago Queiroz

Contar uma história por meio da fotografia é sempre um desafio. Grandes fotógrafos, como o brasileiro Sebastião Salgado, são mundialmente conhecidos por retratar situações sociais  complexas com uma imagem estática em uma linguagem também conhecida como fotojornalismo. Além disso, uma área importante das artes visuais estuda as relações entre fotografia e literatura a partir das descrições possíveis e das legendas que, por vezes, compõem a obra. Em 25 de outubro, a Fundação Tide Setubal publicou a exposição virtual Território Importa para fazer a leitura poética/jornalística do que ocorre nas periferias urbanas do país.

A fotógrafa paulista Alix Breda, que trabalha com escritas autorais como parte de suas fotografias, declarou em entrevista ao site Sala 33 que  a “poesia, assim como a fotografia, abre caminho para a imaginação, para o que existe além da visão, seja ela verbal ou não verbal; apreendem instantes, lampejos de tempo. Elas conduzem o olhar para além da imagem em si, rumo ao invisível.”

A exposição virtual Território Importa pode ser, então, uma janela aberta para todo o mundo adentrar e imaginar a vida nos territórios periféricos, valorizando suas culturas e seus saberes locais. É também um convite para romper barreiras geográficas e fazer chegar suas histórias à toda parte.

Uma rede conectada e ativa

A exposição virtual Território Importa é composta por dez fotografias selecionadas a partir de um concurso cultural exclusivo para pessoas físicas ou jurídicas (coletivos, ONGs e/ou demais entidades) que já tenham recebido apoio técnico a projetos, iniciativas e/ou ações de lideranças selecionados pela Fundação Tide Setubal e que estejam cadastradas na rede O Território Importa.

Fernanda Nobre, gerente de comunicação da Fundação, conta que o concurso tinha duplo sentido na sua organização. “De um lado queremos sempre valorizar as produções das periferias e a forma como os territórios se veem e se apresentam. Por outro, o concurso e a exposição são oportunidades de fortalecer a rede criada a partir das pessoas e organizações que se conectaram aos muitos projetos e programas que temos realizado.”

Após os envios das fotografias recebidas até 11 de outubro, uma comissão julgadora selecionou 10 finalistas para compor a exposição virtual no Instagram @fundacaotide. A regra era clara: valorizar, em um único clique, a cultura e os saberes locais dos territórios periféricos.

Em cartaz a um clique de distância

O material ficará disponível na rede social para a visita, comentários e compartilhamentos do público em geral. Além disso, as fotos também concorrem a uma premiação. Até às 23h59 de 5 de novembro, as três fotos mais curtidas por perfis que sigam a Fundação no Instagram e que tenham veracidade comprovada receberão prêmios de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 1 mil, respectivamente.

Acesse e visite a exposição no perfil da Fundação Tide Setubal no Instagram. Confira também o regulamento do concurso, que está disponível no documento a seguir.