Oficina Escola de Culinária reúne alunos em festa de encerramento

8 de dezembro de 2009

Junte um punhado de alegria, um tanto de aprendizado e uma porção de orgulho por uma nova conquista e você tem os ingredientes principais do encontro de certificação da Oficina Escola de Culinária do jardim Lapenna.

O evento, realizado no último dia 04 de dezembro, reuniu cerca de 50 alunos que participaram das atividades de formação em salgados, doces, comidas regionais, pães, entre outros módulos, que contaram com a supervisão técnica do SESI.

Na abertura do encontro, crianças do Núcleo Socioeducativo e os jovens aprendizes do Núcleo de Formação em Música e Luteria fizeram uma apresentação de percussão. Na sequência alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) leram um texto sobre a importância da leitura e Marlene Cortese, Conselheira da Fundação e responsável pelo ponto de leitura, homenageou o grupo com o poema Receita de Ano Novo, de Carlos Drummond de Andrade.

Lucia Amadeo, coordenadora do Programa Ação Família, no qual a Oficina Escola de Culinária está inserida, destacou a dedicação dos grupos. “Todos vocês reservaram um tempo para aprender coisas novas, para se reunir e isso é muito importante”. Marcia Ameriot, superintendente da Fundação, relembrou quanto o espaço da cozinha em cada casa é um lugar de encontro e de conversas. “E aqui vocês se encontraram para conhecer novas receitas e também para construir cidadania”.

Roberto Taty, representante da Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, organização parceira na gestão do Galpão de Cultura e Cidadania, relembrou que as mães sempre cobravam alguma atividade para os adultos e a oficina se transformou nessa oportunidade.

Oportunidade também foi destaque na fala de Rosinéia Boghetti, do SESI. “Essa parceria nos dá a chance de levar formação voltada para a qualidade de vida e geração de renda para comunidades onde o SESI não tem uma sede. E isso é fundamental para a nossa missão.”

As professoras Claudia Gurgel e Adriana Alves que acompanharam os grupos durante o segundo semestre foram homenageadas e receberam flores de suas alunas.  O presente maior porém vem no depoimento dos alunos que já sonham com novas conquistas. Maria Luzimar Bezerra da Silva, aluna de todos os módulos e filha de uma cozinheira que mora no Maranhão, quer seguir os passos da mãe. “Assim como ela, quero montar meu próprio negócio. Não quero ser só dona de casa. Ainda me falta o dinheiro para fazer isso, mas vou começar fazendo bolos e salgados para festas”.

Já Wilson Fernandes Pinto, aluno do módulo de salgados, buscou a oficina para aprimorar sua habilidade na cozinha. “Sempre gostei de cozinhar, pelo prazer de fazer as refeições para a minha família e o curso me trouxe coisas novas”, contou. No próximo ano, Wilson quer freqüentar os outros módulos para melhorar ainda mais o cardápio.