Fundação Tide Setubal apoia lançamento do Guia Cidades Sustentáveis

Programas de influência

23 de abril de 2019

O debate em torno da construção de políticas que observem a sustentabilidade das cidades tem se tornado cada vez mais presente na opinião pública, no dia a dia dos gestores de governo e na proposição de ações das  organizações da sociedade civil. Para inspirar ações e apresentar ferramentas contribuindo para o debate, o GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas lançou no último dia 26 de março o guia “O que o investimento social privado pode fazer por Cidades Sustentáveis?”

A Fundação Tide Setubal é uma das promotoras da publicação e marcou presença no evento de lançamento na Unibes, em São Paulo. Neca Setubal, presidente da Fundação, compôs a mesa de apresentação com Cristina Orpheu, diretora executiva do Fundo Socioambiental Casa e Jorge Abrahão, coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis, da Rede Nossa São Paulo.

Na mesa, Jorge ressaltou a necessidade de se antever aos problemas: “Temos o hábito de correr atrás depois que o problema acontece. É importante planejarmos e pensarmos antes. As cidades podem ser sustentáveis se forem planejadas para tal. Depende de decisões políticas”.

O tema das Cidades Sustentáveis emerge da constatação de que, no Brasil, 85% da população já vive em áreas urbanas, em regiões nem sempre pensadas para atender as necessidades da vida no território como, por exemplo, as periferias.

Para Neca Setubal, é possível atuar na perspectiva de contribuir para cidades sustentáveis a partir de vários recortes e, no guia lançado neste evento, estes estão palpáveis e claros para atuação do investimento social privado. “No caso da Fundação Tide Setubal, quando articulamos o plano de bairro do jardim Lapenna  com a comunidade atuando em todo o processo, temos uma inovação na participação social, colocando o cidadão como protagonista na formulação de políticas públicas para o bairro e, consequentemente, para a melhoria da cidade”, afirma.

Conheça o Guia

O guia Cidades Sustentáveis faz parte de uma série intitulada “O que o Investimento Social Privado pode fazer por…?”, com o objetivo de diversificar e expandir a atuação do investimento social privado brasileiro, de forma a incentivá-lo a refletir sobre possíveis contribuições para o enfrentamento dos desafios da atualidade fazendo  um levantamento sobre conceitos e informações do tema, além de mostrar tendências e formas de enfrentar os desafios nas cidades. Além do Guia Cidades Sustentáveis, a série trabalhará ainda com os temas de equidade racial, água, mudanças climáticas, direitos das mulheres, migrações e refugiados, segurança pública e gestão pública.

Quer saber como nasceu o guia? Clique aqui e leia : GIFE lança o guia O que o investimento social privado pode fazer por Cidades Sustentáveis?

Todo o material produzido para a série também é reunido na plataforma online http://isppor.gife.org.br . Acompanhe!