‘Orí Semente’ mostra o papel da fé e da religiosidade no desenvolvimento de crianças e adolescentes
Produzido pela coletiva Ficcionalizinho (PE), o curta-metragem ‘Orí Semente’ abre a temporada 5 da websérie Ancestrais do Futuro
Como a fé e a espiritualidade podem ser fios condutores para o desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes? As reflexões sobre esse tema conduzem a narrativa do curta-metragem Orí Semente, que abre a quinta temporada da websérie Ancestrais do Futuro.
Produzido pela coletiva Ficcionalizinho, o curta-metragem reflete o objetivo do grupo. Trata-se de, por meio de abordagem ligada à educomunicação, estimular a criatividade de crianças e adolescentes a partir do audiovisual.
Ao acompanhar os passos e a evolução de crianças através dos becos de Ouro Preto, na periferia de Olinda (PE), a narrativa de Orí Semente recorre à mescla entre ficção e linguagem documental os passos que elas dão – literal e metaforicamente – por meio da fé.
Esses mesmos passos as conduzem ao terreiro Ilê Oyá Axé Felayn. E, desse modo, o filme mostra a representação delas de fé sob a aura do cuidado, amor e respeito aos orixás e a sua casa. Trata-se, afinal, de uma semeadura.
Rayanna do Nascimento, diretora de Orí Semente, fala sobre a relação entre infância e o filme. Ou melhor: sobre a relação delas com o cinema em âmbito criativo. “Gosto da inocência, da instigação, do sonho, da possibilidade e do criar na imaginação da criança também. Os filmes da Ficcionalizinho são meio espetáculo e meio experimentais também, pois partem das cabeças das crianças. E elas funcionam de forma completamente diferente de nós.”
Finalmente, Rayanna destacou uma peculiaridade na produção da obra: a busca por referências e as diferenças geracionais nesse contexto. “Foi um desafio, pois antes, na minha época, eu tinha referências dos filmes da Disney e afins. Agora [as referências] são o TikTok e o Instagram. Como mostro também outras possibilidades sem matar o sonho daquelas crianças? Isso porque é um lugar bem sensível ao lidar com elas”, completa.
Sobre a temporada
A dinâmica entre juventudes e fé constitui o fio condutor da quinta temporada da websérie Ancestrais do Futuro. Os episódios estão disponíveis no Enfrente, o canal da Fundação Tide Setubal no YouTube.
Nesse sentido, o modo como a fé nos coloca em movimento e nos ajuda a passar pelas encruzilhadas do cotidiano é demonstrado nos cinco episódios que compõem essa temporada. E essa dinâmica torna-se ainda mais evidente na relação que ela tem com as trajetórias das juventudes das periferias de cantos diversos do Brasil.
Esta temporada conta também com outros quatro curtas-metragens produzidos pelos seguintes coletivos:
- Fé que Move Rios (Apoena-PA);
- A Saudade que Habita em Meu Armário (Trivial Filmes-MT);
- Sem Tempo, Irmão (Várias Fita Filmes-SP);
- Boca de Tudo (Ofà Dodún-PR).
Texto: Amauri Eugênio Jr.
