• Ir para o conteúdo
  • Ir para o menu
  • Acessibilidade
  • Contato
  • EN
Logo da Fundação Tide Setubal. A imagem ilustra a página sobre metodologias da Fundação Tide Setubal.
  • A Fundação
    • Quem somos
    • Quem foi Tide Setubal
    • História
    • Equipe e conselho
    • Transparência
    • Parcerias
  • Atuação
    • Como atuamos
    • Prática de Desenvolvimento Local
      • Desenvolvimento Humano
      • Desenvolvimento Urbano
      • Desenvolvimento Econômico
    • Fomento a Agentes e Causas
      • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
      • Apoio à pesquisa
      • Mobilização de ISP e da sociedade civil
      • Projetos apoiados
    • Programas de Influência
      • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
      • Planejamento e Orçamento Público
      • Cidades e Desenvolvimento Urbano
      • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial
      • Democracia e Cidadania Ativa
    • Comunicação
    • Desenvolvimento Organizacional
  • Iniciativas
  • Galpão ZL
    • Galpão ZL
    • Agenda
  • Editais
    • Editais para as periferias
    • Elas Periféricas
      • Elas Periféricas 1
      • Elas Periféricas 2
      • Elas Periféricas 3
      • Elas Periféricas 4
    • Matchfunding Enfrente
    • Edital Traços
    • Territórios Clínicos
      • Edital Territórios Clínicos 2021/2022
      • Edital Territórios Clínicos 2023
  • Em Rede
  • Notícias
  • Conhecimento
    • Artigos
    • Publicações
    • Materiais de Estudo
    • Glossário
  • Imprensa
    • Contato de Imprensa
    • Releases
    • Na mídia
  • Podcast
    • Podcast Essa Geração
      • Temporada 1
      • Temporada 2
      • Temporada 3
      • Temporada 4
      • Temporada 5
      • Temporada 6
      • Temporada 7
    • Podcast Desiguais
    • Podcast Escute as Mais Velhas
  • Contato
  • Acessibilidade
  • EN
Facebook LinkedIn
Home > Comunicação > Notícias

Por que precisamos falar sobre regulação das big techs?

A regulação das big techs tem papel central no debate sobre combate à disseminação de conteúdos falsos e à desordem informacional.

A imagem mostra, por cima, uma pessoa sentada à frente de uma mesa usando um celular - a tela mostra ícones de redes sociais. A fotografia ilustra o texto sobre regulação das big techs. A imagem mostra, por cima, uma pessoa sentada à frente de uma mesa usando um celular - a tela mostra ícones de redes sociais. A fotografia ilustra o texto sobre regulação das big techs.
A imagem mostra, por cima, uma pessoa sentada à frente de uma mesa usando um celular - a tela mostra ícones de redes sociais. A fotografia ilustra o texto sobre regulação das big techs.

A regulação das big techs é um tema recorrente quando se fala sobre o combate à desinformação e à normalização de discursos de ódio ao redor do mundo. Para além de evidentes sinais relacionados à captura das redes sociais por parte da extrema-direita para fins antidemocráticos e de denúncias infindáveis sobre ações insuficientes para o combate à desinformação nessas mesmas plataformas – isso sem contar denúncias sobre a obtenção de lucros com conteúdo inautêntico e de teor antidemocrático -, o alcance de peças com mentiras mostra a urgência do debate sobre o assunto.

De acordo com pesquisa publicada recentemente no Journal of Quantitative Description: Digital Media, esse cenário requer atenção máxima de todos os segmentos sociais. O estudo contou com análises sobre 4 milhões de publicações de 945 figuras políticas brasileiras entre 2018 e 2020. O levantamento identificou que posts com conteúdo mentiroso receberam, em média, mais engajamento dez vezes maior em comparação com materiais sem desinformação – ou seja, corretos.

Ainda que o debate sobre desinformação apresente muito mais nuances e pontos de atenção, o ambiente de caos informacional mostra a relevância sobre a regulação do trabalho das big techs. No Brasil, por exemplo, o PL 2630, cuja tramitação deverá pouco ou nada avançar em 2024, foi alvo de sistemáticos ataques por parte da extrema-direita e das próprias big techs.

Sobre regulação das big techs e acesso à informação

Quando se fala na regulação das big techs, os algoritmos têm papel de destaque. Isso diz respeito a quais tipos de conteúdos são priorizados pelas redes sociais. “A regulação pode obrigar as empresas a ter transparência em relação a quais conteúdos impulsionados e geram engajamento maior. Idem no que diz respeito a um cuidado maior no modo como a plataforma lida com dados e o que oferecerá em termos de conteúdo para que casos de desinformação em massa não acabem gerando distúrbios sociais muito grandes”, destaca Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta.

No entanto, engana-se quem considera que a regulação das big techs possa ser uma bala de prata no combate à desinformação. Isso porque a solução nesse caso deve contemplar diversos fatores. “Acredito que somente a regulação não funcionará. Ou tratamos esse tema – desordem informacional, desinformação, combate ao discurso de ódio e à intolerância política, religiosa, de gênero e a polarização política de forma multidisciplinar e por meio da qual haja educação, punição, regramento, ou não avançaremos”, reforça Patrícia.

João Archegas, pesquisador sênior de Direito e Tecnologia no Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), considera que o papel das big techs na gestão de espaços públicos apresenta complexidades extremas nesse sentido. Isso porque discussões sobre política e temas que pautam o debate público ocorrem, justamente, em espaços controlados por entes privados – ou seja, as big techs.

“O grande desafio é como conciliar, alinhar e equilibrar interesses privados e comerciais de empresas e tecnologia com os interesses públicos. Isso é necessário para proteção do Estado democrático de direito, promoção de valores e princípios constitucionais. Precisamos estabelecer uma relação de corregulação entre essas diferentes esferas. A esfera normativa já se desprendeu da órbita gravitacional do Estado-nação e operam em espaço transnacional”, completa.

Saiba mais

+ Leia a entrevista de Patrícia Blanco

+ Confira o diálogo com João Archegas

+ Acesse o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais

Texto: Amauri Eugênio Jr. / Foto: Cottonbro Studio / Pexels

Receba conteúdos novos periodicamente

Conteúdos relevantes no seu e-mail

Você também pode gostar

Duas jovens - uma de ascendência asiática e outra negra, respectivamente - aparecem sentadas em frente a um notebook. Há, na mesma mesa, cadernos e livros. A foto ilustra a nota sobre educação midiática. Duas jovens - uma de ascendência asiática e outra negra, respectivamente - aparecem sentadas em frente a um notebook. Há, na mesma mesa, cadernos e livros. A foto ilustra a nota sobre educação midiática.
COMUNICAçãO

Como a educação midiática pode ser uma ferramenta em favor da democracia?

De Fundação Setubal 16 de fevereiro de 2024

Imagem de Kiusam de Oliveira. Ela está à frente de um fundo branco, tem cabelo crespo e usa uma blusa na cor branca. Kiusam aparece sorrindo - sem mostrar os dentes - e está com a mão esquerda sob o queixo. Imagem de Kiusam de Oliveira. Ela está à frente de um fundo branco, tem cabelo crespo e usa uma blusa na cor branca. Kiusam aparece sorrindo - sem mostrar os dentes - e está com a mão esquerda sob o queixo.
COMUNICAçãO

A criança precisa poder qualificar o que ela ouve, diz, repete e vive – Entrevista com Kiusam de Oliveira

De Fundação Setubal 17 de abril de 2023

A imagem mostra um protesto na COP28 contra a perspectiva e o protagonismo do Norte Global no debate sobre mudanças climáticas. A imagem mostra um protesto na COP28 contra a perspectiva e o protagonismo do Norte Global no debate sobre mudanças climáticas.
COMUNICAçãO

Como os debates sobre racismo ambiental vão para além da COP28?

De Fundação Setubal 14 de dezembro de 2023

Voltar a pagina inicial Voltar à página inicial Voltar ao topo Voltar ao topo
Fundação Tide Logo Rodapé Mobile Fundação Tide Logo Rodapé desktop
R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar 04536-000 | São Paulo | SP Brasil
Telefone: (11) 3168-3655
  • ícone do facebook rodapé
  • ícone do instagram rodapé
  • ícone do linkedin rodapé
  • ícone do youtube rodapé
Fechar mapa do site

A Fundação

  • Quem somos
  • Quem foi Tide Setubal
  • História
  • Equipe e conselho
  • Transparência
  • Parcerias

Iniciativas

Galpão ZL

  • Galpão ZL
  • Agenda

Editais

  • Editais
  • Elas Periféricas
  • Matchfunding Enfrente
  • Traços

Atuação

  • Como atuamos
  • Prática de Desenvolvimento Local
    • Desenvolvimento Humano
    • Desenvolvimento Urbano
    • Desenvolvimento Econômico
  • Fomento a Agentes e Causas
    • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
    • Apoio à pesquisa
    • Mobilização de ISP e da sociedade civil
    • Projetos apoiados
  • Programas de influência
    • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
    • Planejamento e Orçamento público
    • Cidades e desenvolvimento urbano
    • Nova economia e desenvolvimento territorial
    • Democracia e cidadania ativa

Fundação em rede

Notícias

Conhecimento

  • Publicações
  • Artigos
  • Materiais de estudo

Imprensa

  • Contato de Imprensa
  • Releases
  • Na mídia

Contato

  • Ícone Facebook Rodapé
  • Ícone instagram Rodapé
  • Ícone linkedin Rodapé
  • Ícone youtube Rodapé
© Copyright 2025. Fundação Tide Setubal. Política de privacidade.
Desenvolvido por Espiral Interativa Link Externo

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceito o uso de cookies