Seminário da Folha de S.Paulo debate sobre as periferias nas eleições municipais

Programas de influência

20 de setembro de 2024

Seminário Periferias nas eleições municipais, que conta com parceria da Fundação Tide Setubal, acontece em 24 de setembro, às 9h; inscreva-se

O espaço das periferias nas eleições municipais será o tema do debate sobre território e conjuntura política que acontecerá em 24 de setembro, às 9h, no auditório do jornal Folha de S.Paulo.

Por meio de parceria entre a Fundação Tide Setubal e o periódico, o seminário Periferias nas eleições municipais trará à tona uma série de dimensões sobre o tema. Claro, o foco está em apresentar ao público perspectivas plurais quando se fala no espaço das periferias no debate político, em particular durante o processo eleitoral.

Essa dinâmica dialoga, então, com a perspectiva proposta por Uvanderson Vitor da Silva, coordenador do Programa Democracia e Cidadania Ativa da Fundação. O artigo Renovação da participação política e a centralidade dos territórios, de autoria dele, apresenta elementos importantes para o tema – e que norteará o seminário.

Ao apresentar a dimensão segundo a qual a mobilização popular nos territórios periféricos é fundamental para apresentar novos processos de participação política para além do período eleitoral, Uvanderson Vitor da Silva traz, então, elementos que devem ser considerados para além do voto. “As eleições são momentos importantes em que a população avalia as políticas públicas e os políticos eleitos, além de ter a possibilidade de escolher novas lideranças políticas”, pondera.

Nesse sentido, o coordenador do Programa Democracia e Cidadania Ativa da Fundação Tide Setubal reforça no mesmo artigo, então, que o direito à participação cidadã vai muito além das eleições. “Entre um mandato e outro, os políticos tomam muitas decisões importantes que impactam diretamente as condições de vida da população. Por isso mesmo, em uma democracia forte e saudável, existem espaços institucionais que possibilitem a escuta e deliberação dos cidadãos durante o mandato dos governantes.”

Sobre a programação

O seminário Periferias nas eleições municipais contará com duas mesas – e a mediação será do jornalista Vinícius Torres Freire. Desse modo, a primeira mesa, A disputa entre esquerda e direita na periferia, terá participações de:

1. Mariana Almeida, diretora executiva da Fundação Tide Setubal;
  2. Andressa Oliveira, articuladora política do Mulheres Negras Decidem;
  3. Tiarajú Pablo D’Andrea, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade de São Paulo (USP), coordenador do Centro de Estudos Periféricos;
  4. Luciana Chong, diretora do instituto de pesquisas Datafolha.

Já a segunda atividade, As propostas dos candidatos a prefeito de São Paulo para as periferias, contará com as presenças de:

1. Uvanderson Vitor da Silva, coordenador do Programa Democracia e Cidadania Ativa da Fundação Tide Setubal;
  2. Antônio Donato, deputado estadual pelo PT e representante da campanha de Guilherme Boulos (PSOL);
  3. Fernando Chucre, representante do candidato Ricardo Nunes (MDB);
  4. José Aníbal, representante de José Luiz Datena (PSDB) e candidato à vice-prefeitura;
  5. Vivian Satiro, representante da campanha de Tabata Amaral (PSB).

Leia o artigo Renovação da participação política e a centralidade dos territórios

Inscreva-se e salve na agenda

Você poderá inscrever-se no seminário Periferias nas eleições municipais por meio deste link – as vagas são limitadas e a inscrição é gratuita.

A atividade acontecerá em 24 de setembro (terça-feira), às 9h, no auditório da Folha de S.Paulo (alameda Barão de Limeira, 425, 9º andar, Campos Elíseos, São Paulo).

Por fim, o evento terá também transmissão ao vivo no canal da Folha de S.Paulo no YouTube.

Foto: Cristian Silva / Flickr