Seminário Territórios Clínicos promove diálogos sobre democratização nos cuidados com a saúde mental

Territórios Clínicos

28 de março de 2023

Avançar e aprofundar em temas centrais que colocam para conversar as clínicas públicas com teoria psicanalítica, território e políticas públicas de saúde mental.

Este é o objetivo que norteia a realização do Seminário Territórios Clínicos, evento resultante do trabalho realizado por dois anos da Fundação Tide Setubal com organizações voltadas à democratização da saúde mental em espaços periféricos.

Desse modo, o seminário será realizado em 15 de abril, a partir das 9h, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP Leste).

A organização consiste em uma construção coletiva entre a Fundação e as sete organizações apoiadas por meio do projeto Territórios Clínicos entre 2021 e 2022. Esse grupo é composto pelas seguintes organizações:

1. Casa de Marias
  2. Veredas – Psicanálise e Imigração
  3. AMMA Psique e Negritude
  4. Margens Clínicas
  5. PerifAnálise São Mateus
  6. Roda Terapêutica das Pretas
  7. SUR Psicanálise.

Programação clínica

A recepção ao público em 15 de abril ocorrerá às 9h e a abertura do seminário será às 10h. O andamento das atividades será às 10h, com a apresentação das organizações integrantes do projeto Territórios Clínicos.

Na sequência, às 11h, acontece a primeira mesa de diálogos, cujo tema será Entre as políticas públicas de saúde mental e as clínicas públicas – quais são os limites e possibilidades de articulação?. Participarão da mesa Emiliano David (Instituto AMMA Psique e Negritude), Bianca Spinola (SUR Psicanálise) e Rosimeire Bussola (PerifAnálise São Mateus), que será mediada por Kwame Yonatan (Margens Clínicas).

A segunda mesa de debates ocorrerá às 14h e terá como tópico principal Clínica, militância, formação – são impossíveis da psicanálise? A metapsicologia psicanalítica a partir das discussões de raça, classe e gênero. A atividade, que será mediada por Deisy Pessoa (Casa de Marias), contará com presenças de Miriam Debieux (Grupo Veredas Psicanálise e Imigração), Clélia Prestes (Instituto AMMA Psique e Negritude), Maria Ribeiro (Margens Clínicas).

Já a terceira mesa, cujo mote será Clínica e Território: desafios e potências, contará com participações de Ana Carolina Barros (Casa de Marias), Elisangela Lopes (Roda Terapêutica das Pretas), Veronica Rosa (PerifAnálise São Mateus), assim como mediação de Márcio Farias (Instituto AMMA Psique e Negritude).

Por fim, o encerramento e a confraternização do seminário ocorrerão entre 17h30 e 19h.

Saiba mais

O Seminário Territórios Clínicos acontecerá na EACH-USP Leste (rua Arlindo Béttio, 1000, Ermelino Matarazzo, São Paulo).

Devido à lotação permitida no espaço do evento e ao número de pessoa inscritas até o momento, as inscrições estão encerradas.