Home > Atuação > Programas de Influência >

Planejamento e Orçamento Público

Para combater as desigualdades nas grandes cidades, é preciso priorizar os territórios que mais necessitam de recursos e essa premissa deve estar no centro do planejamento governamental. Para tanto, o Programa Planejamento e Orçamento Público desenvolve metodologias inovadoras que buscam combater desigualdades e direcionar recursos públicos para as regiões mais vulneráveis das grandes cidades.

Nesse sentido, o planejamento público costuma seguir lógica setorial, com recursos do orçamento distribuídos entre as diferentes secretarias e ministérios, que investem com lógicas próprias. Por isso, os territórios e sujeitos periféricos, marcados por formas multideterminadas de vulnerabilidade social, são invisibilizados nesse processo.

A invisibilidade desses atores faz com que as políticas públicas não sejam pensadas de forma intersetorial, para atacar os problemas de maneira integrada e também não haja um planejamento claro sobre a distribuição geográfica do orçamento. Afinal, os recursos públicos chegam aos territórios onde as desigualdades marcam presença?

Para dar maior centralidade às periferias no planejamento e orçamento público, o programa atua por meio da produção e sistematização de conhecimento, da formação e sensibilização de gestores e da participação em redes de trocas de experiências. Assim, visam à disseminação de boas práticas que incorporem a dimensão do combate às desigualdades no planejamento e gestão dos recursos públicos. Uma iniciativa que faz parte do portfólio de iniciativas do Programa Planejamento e Orçamento Público é a série de publicações sobre a regionalização do orçamento público e o projeto (Re)age SP. O projeto propõe um novo marco de planejamento público de longo prazo e territorializado para a cidade.

Demais dimensões

Outro projeto de destaque na atuação do Programa Planejamento e Orçamento Público dizem respeito ao Desafio Gasto Público Tem Endereço, o qual tem duas edições e foi desenvolvido em parceria com órgãos da Prefeitura de São Paulo para incentivar as secretarias a regionalizar o orçamento público e, assim, torná-lo, mais transparente e melhor focalizado.

Ainda, pode-se citar também o Prêmio Orçamento Público, Garantia de Direitos e Combate às Desigualdades. Com três edições, a iniciativa conta com realização em parceria com a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), Associação Brasileira de Pesquisadores e Pesquisadoras Negros e Negras (ABPN) e Rede de Economistas Pretas e Pretos (REPP). O prêmio visa, desse modo, identificar, sistematizar e divulgar formas inovadoras de pensar e fazer o orçamento público, de forma a inspirar acadêmicos e gestores públicos em sua prática.

Ainda no que diz respeito às finanças, O Programa Planejamento e Orçamento Público da Fundação lançou, em parceria com a organização A Tenda das Candidatas, o guia Orçamentos Sensíveis a Gênero e Raça. O objetivo do material consiste em instrumentalizar e sensibilizar gestores públicos estaduais e municipais sobre as desigualdades de gênero e raça.

Finalmente, O Programa Planejamento e Orçamento Público lançou, por meio de parceria com pesquisadoras e pesquisadores da Fundação Getulio Vargas (FGV), o estudo O fenômeno do apagão das canetas – Efeitos da dinâmica do controle para servidores e para políticas públicas de áreas-fim. O estudo tem como objetivo analisar o impacto de profissionais do serviço público temerem responder por decisões em âmbito administrativo e, consequentemente, deixarem de executar projetos previamente planejados.

Saiba também sobre os trabalhos realizados por meio dos seguintes eixos:

Raça e Gênero Cidades e Desenvolvimento Urbano Nova Economia e Desenvolvimento Territorial Democracia e Cidadania Ativa