Confira as organizações selecionadas para a segunda fase do Edital Territórios Clínicos 2023

Programas de influência

16 de outubro de 2023

As 23 organizações e coletivos selecionados para a segunda fase do Edital Territórios Clínicos 2023 já foram definidas. O edital conta com realização da Fundação Tide Setubal em parceria com a Fundação José Luiz Egydio Setúbal

Nesse sentido, o edital tem como objetivo fomentar propostas que produzam circulação e ampliação de práticas no campo da saúde mental, sobretudo psicanalítico, como forma de democratizar e descentralizar a produção de conhecimento e o atendimento psíquico. Especificamente, as organizações selecionadas para a segunda fase do processo seletivo, assim como as dez que serão escolhidas para receber apoio, têm atuação no Estado de São Paulo.

Na segunda fase do Edital Territórios Clínicos 2023, as organizações passarão por entrevistas. Assim sendo, o objetivo dessa etapa consiste em aprofundar o conhecimento sobre o perfil e a trajetória da organização, compreender a proposta apresentada e o alinhamento com os requisitos da chamada.

As dez organizações que serão selecionadas no fim do processo receberão apoio de R$ 150 mil. Desse modo, o valor será ao período de dois anos.

Ou seja, esse recurso visa financiar a implementação de um plano de ação. O recurso visa financiar a implementação de um plano de ação composto por intervenções, atendimentos, articulações e/ou pesquisas no campo da saúde mental, além de ações voltadas ao fortalecimento institucional da própria organização.

As 23 organizações

Sendo assim, confira a seguir as 23 organizações que estarão na segunda fase do Edital Territórios Clínicos 2023.

1. Afetiva Rede de Cuidado
  2. Associação de Apoio ao Projeto Quixote
  3. Associação Paulista de Saúde Pública, em parceria com Grupo de Investigação Território e Subjetividades (APSP & GITS-USP)
  4. Ateliê Psicoterapêutico
  5. Casa Chama – Núcleo de Saúde Mental Chama Psi
  6. CasaDiversa Restaurante e Escola
  7. Centro de Atendimento, Estudo e Pesquisa em Psicanálise e Psicossomática (HABITARE)
  8. Clã da Negritude
  9. Coletivo Café Borromeano
  10. Coletivo Capim
  11. Coletivo Livre Redução de Danos
  12. Coletivo Psicanálise Periférica
  13. Favela de Psicanálise
  14. Grupo de Descolonização da Psicoterapia Corporal (GDPC), do Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo (IABSP)
  15. Grupo de Iniciativa Psi Antirracista (GIPA)
  16. Grupo Escuta Aberta
  17. Instituto Fazendo História – Programa Com Tato
  18. Instituto Mundo Aflora
  19. Núcleo de Educação e Intervenção em Direitos Humanos (NEIDE)
  20. Projeto Flor de Cacto
  21. Projeto Ponte Psi
  22. Psi Cultural Vozes de Carolinas Vivas
  23. Rede de Saúde Mental do MST-SP

O resultado

Após a realização das entrevistas na segunda fase do Edital Territórios Clínicos 2023, o anúncio das dez organizações selecionadas para o apoio ocorrerá, enfim, em 1° de dezembro.

Por fim, confira as etapas seguintes no site e nos perfis da Fundação Tide Setubal em InstagramLinkedIn e Facebook.