• Ir para o conteúdo
  • Ir para o menu
  • Acessibilidade
  • Contato
  • EN
Logo da Fundação Tide Setubal. A imagem ilustra a página sobre metodologias da Fundação Tide Setubal.
  • A Fundação
    • Quem somos
    • Quem foi Tide Setubal
    • História
    • Equipe e conselho
    • Transparência
    • Parcerias
  • Atuação
    • Como atuamos
    • Prática de Desenvolvimento Local
      • Desenvolvimento Humano
      • Desenvolvimento Urbano
      • Desenvolvimento Econômico
    • Fomento a Agentes e Causas
      • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
      • Apoio à pesquisa
      • Mobilização de ISP e da sociedade civil
      • Projetos apoiados
    • Programas de Influência
      • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
      • Planejamento e Orçamento Público
      • Cidades e Desenvolvimento Urbano
      • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial
      • Democracia e Cidadania Ativa
    • Comunicação
    • Desenvolvimento Organizacional
  • Iniciativas
  • Galpão ZL
    • Galpão ZL
    • Agenda
  • Editais
    • Editais para as periferias
    • Elas Periféricas
      • Elas Periféricas 1
      • Elas Periféricas 2
      • Elas Periféricas 3
      • Elas Periféricas 4
    • Matchfunding Enfrente
    • Edital Traços
    • Territórios Clínicos
      • Edital Territórios Clínicos 2021/2022
      • Edital Territórios Clínicos 2023
  • Em Rede
  • Notícias
  • Conhecimento
    • Artigos
    • Publicações
    • Materiais de Estudo
    • Glossário
  • Imprensa
    • Contato de Imprensa
    • Releases
    • Na mídia
  • Podcast
    • Podcast Essa Geração
      • Temporada 1
      • Temporada 2
      • Temporada 3
      • Temporada 4
      • Temporada 5
      • Temporada 6
      • Temporada 7
    • Podcast Desiguais
    • Podcast Escute as Mais Velhas
  • Contato
  • Acessibilidade
  • EN
Facebook LinkedIn
Home > Fomento a agentes e causas > Notícias

Elas Periféricas encerra inscrições com panorama diversificado de iniciativas

Por Daniel Cerqueira     Chegou ao fim o período de inscrições para a terceira edição do edital Elas Periféricas. Até 8 de abril, 327 iniciativas com origem e atuação em periferias urbanas brasileiras ou contextos periféricos urbano, com cofundadoras ou lideradas por mulheres negras – pretas ou pardas, assim como cis ou transgêneras – […]

A imagem, que tem fundo verde, contém a identidade visual do 3° Elas Periféricas. O logo do edital está ao centro e contém a foto de uma mulher negra, cuja foto está sobre uma esfera cor-de-rosa, e na qual está o desenho de outra mulher negra - no caso, a silhueta - e a informação "Elas Periféricas 3a Edição". A ilustração contém também detalhes gráficos nas cores azul, rosa e lilás, que formam duas faixas verticais - uma à esquerda e outra à direita. A imagem, que tem fundo verde, contém a identidade visual do 3° Elas Periféricas. O logo do edital está ao centro e contém a foto de uma mulher negra, cuja foto está sobre uma esfera cor-de-rosa, e na qual está o desenho de outra mulher negra - no caso, a silhueta - e a informação "Elas Periféricas 3a Edição". A ilustração contém também detalhes gráficos nas cores azul, rosa e lilás, que formam duas faixas verticais - uma à esquerda e outra à direita.

Por Daniel Cerqueira

Chegou ao fim o período de inscrições para a terceira edição do edital Elas Periféricas. Até 8 de abril, 327 iniciativas com origem e atuação em periferias urbanas brasileiras ou contextos periféricos urbano, com cofundadoras ou lideradas por mulheres negras – pretas ou pardas, assim como cis ou transgêneras – haviam enviado as suas propostas para concorrer ao edital. Esta edição da iniciativa conta com parceria com o TikTok e destinará mais de 1,2 milhão para as selecionadas.

O perfil das inscritas mostra um panorama de multiplicidade de ideias e projetos. Pela primeira vez nomeada no edital, a população não cisgênera inscrita correspondeu a 8,8% do total de participantes – ou seja, 29 iniciativas.

Viviane Soranso, coordenadora do Programa Raça e Gênero da Fundação Tide Setubal, ressalta como foi importante mencionar esse grupo nominalmente. “Percebemos que só o fato de este ano colocarmos no edital que eram aceitas propostas de mulheres cis e trans, isso já incentivou que outros grupos se inscrevessem.”

Em âmbito geográfico, o Brasil está representado de Norte a Sul e de Leste a Oeste. Embora 56% das iniciativas sejam oriundas da região Sudeste, o edital teve inscrições das cinco regiões do país, com o número expressivo de 27% das ações vindas do Nordeste, principalmente dos estados da Bahia e Pernambuco.

Outro destaque diz respeito ao perfil das proponentes, com 61% delas sendo relativas a coletivos. Dentro do total de inscritas, havia iniciativas com atuação no próprio bairro (19%), outras que se expandem para o seu entorno (12%) e um grande número de ações que chegam na maior parte dos municípios onde estão inseridas (32%). Vale ressaltar que 55 destas organizações e coletivos foram constituídas após o início da pandemia de Covid-19, revelando, uma vez mais, a força dos efeitos adversos causados pelo vírus nas populações periféricas.

Este ano, o apoio financeiro concedido deve ser destinado para ações de desenvolvimento institucional. Desse modo, o montante pode ser investido para estruturar a organização ou coletivo e aprimorar as suas estratégias de planejamento, gestão e marketing digital.

A distribuição das ações propostas entre as 327 iniciativas contempla o seguinte quadro:

  1. Implementação de estratégia de comunicação por meio de plataforma digital de vídeos: 79%;
  2. Capacitação e desenvolvimento de competências e habilidades da equipe: 72%;
  3. Criação ou estruturação de um plano de mobilização de recursos: 62%;
  4. Aprimoramento das estruturas administrativas: 54%;
  5. Implementação de ferramenta para gerenciamento de projetos: 45%;
  6. Reorganização do modelo de planejamento e gestão: 40%;
  7. Implementação ou aprimoramento de sistemas de monitoramento e avaliação: 32%.

Viviane Soranso destaca que o fator mais interessante das iniciativas inscritas neste ano, além da quantidade, diz respeito à diversidade. “Ter projetos de todas as regiões do país, com diferentes abrangências e múltiplas ações, torna o trabalho de seleção ainda mais difícil. Teremos de analisar com muito cuidado para poder escolher as 60 contempladas.”

Infográfico no qual há informações sobre o número de inscritas e aspectos específicos relativos a elas.

Infográfico no qual há informações sobre o número de inscritas e aspectos específicos relativos a elas.

Infográfico publicado na página da Fundação Tide Setubal no LinkedIn sobre o perfil das inscrições feitas na terceira edição do Edital Elas Periféricas

Sobre o edital

Em sua terceira edição, o edital Elas Periféricas chegou ampliado e pronto para acolher cerca de 60 iniciativas criadas e/ou lideradas por mulheres negras das periferias. Além da sua experiência adquirida nas versões anteriores, o projeto traz uma nova parceria com a plataforma TikTok.

Esta parceria, que é a novidade desta edição, trouxe novas possibilidades para o projeto. A utilização do marketing digital na plataforma tende a fortalecer as iniciativas, gerando mais conhecimento e engajamento, uma vez que as proponentes também se comprometem a criar uma conta para serem também vozes inspiradoras e criativas de mudança.

A principal intenção desta chamada foi oferecer apoio institucional por meio do repasse financeiro de R$ 20 mil a cada uma das iniciativas. O suporte será somado a um ciclo de formação em temáticas fundamentais para o desenvolvimento das iniciativas que atuam dentro das periferias e nos contextos periféricos.

Acompanhe o nosso site, os nossos canais no Facebook, Instagram e Enfrente, no YouTube, assim como o perfil do Elas Periféricas no TikTok, para conferir as novidades e próximas etapas da terceira edição do edital.

Receba conteúdos novos periodicamente

Conteúdos relevantes no seu e-mail

Palavras Chaves

  • Editais
  • Elas Periféricas
  • Equidade
  • Equidade de gêneros
  • Equidade racial
  • Fomento
  • Potência
  • TikTok

Você também pode gostar

FOMENTO A AGENTES E CAUSAS

Fundação Tide Setubal e Extra, por meio do Instituto GPA, criam iniciativa para apoiar empreendedoras periféricas

De Fundação Setubal 31 de agosto de 2020

Uma mulher aparece falando ao telefone em um escritório, sentada em frente a um notebook sobre uma mesa. Ela sorri e usa o computador. Os cabelos dela são cacheados e estão presos para cima. Ela veste uma camiseta branca e um blazer preto - e está à frente de uma parede branca que tem detalhes em madeira, na tonalidade marfim, no canto esquerdo. Uma mulher aparece falando ao telefone em um escritório, sentada em frente a um notebook sobre uma mesa. Ela sorri e usa o computador. Os cabelos dela são cacheados e estão presos para cima. Ela veste uma camiseta branca e um blazer preto - e está à frente de uma parede branca que tem detalhes em madeira, na tonalidade marfim, no canto esquerdo.
PROGRAMAS DE INFLUêNCIA

Por que é fundamental investir na potência de mulheres negras?

De Fundação Setubal 23 de julho de 2021

FOMENTO A AGENTES E CAUSAS

Viabilizar projetos nas periferias ficou mais fácil com o financiamento coletivo Matchfunding Enfrente

De Fundação Setubal 29 de outubro de 2019

Voltar a pagina inicial Voltar à página inicial Voltar ao topo Voltar ao topo
Fundação Tide Logo Rodapé Mobile Fundação Tide Logo Rodapé desktop
R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar 04536-000 | São Paulo | SP Brasil
Telefone: (11) 3168-3655
  • ícone do facebook rodapé
  • ícone do instagram rodapé
  • ícone do linkedin rodapé
  • ícone do youtube rodapé
Fechar mapa do site

A Fundação

  • Quem somos
  • Quem foi Tide Setubal
  • História
  • Equipe e conselho
  • Transparência
  • Parcerias

Iniciativas

Galpão ZL

  • Galpão ZL
  • Agenda

Editais

  • Editais
  • Elas Periféricas
  • Matchfunding Enfrente
  • Traços

Atuação

  • Como atuamos
  • Prática de Desenvolvimento Local
    • Desenvolvimento Humano
    • Desenvolvimento Urbano
    • Desenvolvimento Econômico
  • Fomento a Agentes e Causas
    • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
    • Apoio à pesquisa
    • Mobilização de ISP e da sociedade civil
    • Projetos apoiados
  • Programas de influência
    • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
    • Planejamento e Orçamento público
    • Cidades e desenvolvimento urbano
    • Nova economia e desenvolvimento territorial
    • Democracia e cidadania ativa

Fundação em rede

Notícias

Conhecimento

  • Publicações
  • Artigos
  • Materiais de estudo

Imprensa

  • Contato de Imprensa
  • Releases
  • Na mídia

Contato

  • Ícone Facebook Rodapé
  • Ícone instagram Rodapé
  • Ícone linkedin Rodapé
  • Ícone youtube Rodapé
© Copyright 2025. Fundação Tide Setubal. Política de privacidade.
Desenvolvido por Espiral Interativa Link Externo

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceito o uso de cookies